Ideias para o Dia do Pai: álbum de memórias
Entre inúmeras ideias para o Dia do Pai de presentes DIY, deixamos-lhe aqui a sugestão de criar um álbum de memórias para o seu pai ou para o pai dos seus filhos.
Trata-se de oferecer algo especial, que decerto será muito mais valorizado do que qualquer outra prenda impessoal.
Para além disso, é uma das ideias para o Dia do Pai que acaba por ser muito divertida para fazer com as crianças, sendo igualmente emotiva para fazer sozinha(o), caso ainda esteja solteira(o) ou não tenha filhos.
O que vai precisar para fazer um álbum de memórias:
- Um álbum de fotografias para juntar todas as ideias para o Dia do Pai ou materiais para fazer um;
- Fotografias e outras lembranças que tenha guardado e que possa juntar ao seu álbum de memórias;
- Cola para colar todos os itens.
Indicações:
- Que memórias vai utilizar? Para quaisquer ideias para o Dia do Pai, é necessário pensar exactamente no que se quer fazer. Neste caso, considere que tipo de álbum de memórias é que pretende: o recordar dos melhores momentos entre si e o seu pai (ou entre os seus filhos e o pai deles) ou uma cronologia da vida do pai?
- Que tipo de álbum vai fazer? Pense no formato que vai querer para o álbum de memórias. Pode fazer um estilo diário, com apenas uma ou duas fotografias e uma narração a descrever as mesmas, ou uma montagem de muitas fotografias em cada página com nenhum ou pouco texto.
- Que fotografias e materiais vai utilizar? Vasculhe gavetas, folheie álbuns antigos e caixas com fotografias. Junte o que encontrar com maior significado e que faça sentido para o álbum de memórias que está a montar. Pode também juntar recortes de jornais – imagine a notícia de um concerto importante que o pai assistiu quando era novo, por exemplo – “obras de arte” feitas por si quando era pequena(o) ou pelos seus filhos, etc. Veja o que pode ser interessante para colocar no seu álbum de memórias, que recorde os bons tempos juntos ou que seja importante na cronologia de vida do pai.
- Compre um álbum ou faça um. Em todas as ideias para o Dia do Pai em “formato DIY” pode dedicar-se a 100% aos trabalhos manuais ou optar por um “atalho”. Por isso, se quiser algo realmente personalizado, pode fazer um álbum juntando as várias páginas com argolas, com cola ou cozendo-as com linha. Se quiser saltar esta parte, simplesmente compre um álbum.
- Ensaie a disposição. Antes de colar, de forma definitiva, todas as fotografias e outros itens que quiser adicionar ao seu álbum de memórias, exponha tudo junto e decida a ordem e configuração.
- Deixe as crianças participarem. Se o álbum de memórias é para o pai dos seus filhos, deixe que eles “metam a mão na massa”. Mesmo que não fique perfeito e que gere uma confusão bem maior do que se fizesse tudo sozinha, o orgulho que os seus filhos irão sentir por dar um presente ao pai que foram eles a fazer compensará tudo. E nada como ver um pai babado a receber um presente feito pelos filhos.
- Escolha o momento certo para dar o álbum de memórias. Dê o álbum de memórias ao seu pai no momento em que seja possível sentarem-se os dois a vê-lo juntos. Caso seja um presente dos seus filhos, faça o mesmo: proporcione uma ocasião em que possam sentar-se e apreciar cada uma das páginas em conjunto. E como toque final, porque não tirar uma fotografia deste momento para a última página do álbum?