Casamentos DIY: uma nova tendência
A tendência de casamentos DIY (“Do It Yourself” – “Faça Você Mesmo”) está a conquistar cada vez mais noivos um pouco por todo o mundo, quer pela vontade de ter um casamento personalizado, como pela necessidade de poupar algum dinheiro.
Claro que é preciso ter noção de que os casamentos DIY nem sempre o são na totalidade, isto é, poderá sempre haver a necessidade de contratar alguns profissionais. Na realidade, tudo depende da disponibilidade dos noivos e, eventualmente, amigos e familiares que possam também colaborar, bem como da habilidade e talento de cada um para os diferentes aspectos que envolvem a organização de um casamento.
A Zaask deixa-lhe aqui dois exemplos de casamentos DIY onde os noivos optaram por seguir esta tendência, quer ao nível da decoração, como dos elementos visuais, vestuário, etc. Esperemos que, de alguma forma, lhe sirva de inspiração para o seu casamento.
Casamentos DIY: ao ar livre
Vamos começar por lhe deixar aqui algumas imagens de um casamento, cuja motivação para seguir esta tendência de casamentos DIY foi, sobretudo, o facto dos noivos terem um orçamento apertado. Mas o que começou por uma necessidade, acabou por se tornar na concretização do sonho de uma celebração muito especial.
Os noivos optaram por fazer um casamento com o tema “café da tarde” ao ar livre. Casaram num altar emoldurado por uma cortina de fitas e árvores enormes, e sentaram os convidados em bancos de feno. Distribuíram bolas de sabão pelos convidados, soltaram balões com bonitas mensagens para os noivos, foram originais no lançamento do bouquet e foram abençoados pela chuva!
O “factor antecedência” é essencial, se decidir optar por seguir esta tendência de casamentos DIY, para que tenha prazer e alegria ao fazer os detalhes do casamento e não se sentir desesperado por achar que não vai conseguir terminar tudo a tempo!
O que fizeram estes noivos? Compraram alguns elementos de decoração, elaboraram parte dos arranjos, pintaram os sousplats, o porta guardanapos, fizeram as lembranças para os convidados, as caixas e os convites para os padrinhos, os convites e os suportes para arranjos da entrada, entre outras coisas.
O que tiveram de contratar: o serviço de catering para casamentos, os serviços de fotógrafos para casamentos e de vídeo de casamento, uma cerimonial, os arranjos florais e os músicos para a animação da festa.
Casamentos DIY: estilo vintage
Este é um casamento baseado no tema “música”. Para poderem casar, estes noivos contaram com a colaboração de elementos da família, como aliás acontece em muitos casamentos DIY.
A tendência começou pelo vestido de noiva, que foi feito pela sua mãe. A escolha foi um vestido de noiva curto com birdcage.
Caso não tenha nenhuma mãe ou familiar com talento para a costura, pode sempre deixar a parte do vestido de noiva nas mãos de profissionais. Através da Zaask encontra modistas de confiança, avaliadas por trabalhos realizados anteriormente, a quem pode transmitir as suas ideias para que tenha um vestido de noiva único, apostando na personalização.
No que diz respeito à cerimónia, os noivos optaram por fazer algo não tradicional, incluindo a escolha das alianças: a aliança da noiva foi a que a mãe usou no casamento com o pai (falecido antes da noiva nascer) e a do noivo era do avô paterno dele.
Para o transporte da noiva até ao local da cerimónia, os pais deram como presente o aluguer de uma picape dos anos 50, cuja caixa encheram de flores.
Se quiser também alugar uma viatura para o seu casamento, pode fazê-lo através da Zaask, onde encontra profissionais de confiança e avaliados.
Para a decoração do casamento, os noivos “puseram as mãos na massa” com a ajuda de alguns familiares: o noivo ficou a cargo de toda a identidade visual da festa – convites, detalhes das caixas dos padrinhos, rótulos de cerveja, placas para identificar a comida nas mesas, menu de mesa, etc. – e a mãe da noiva fez os noivos do topo do bolo de casamento..
Neste caso, o noivo era designer e, pelos vistos, a mãe da noiva muito talentosa. Mas, no caso de não ter jeito para as artes, pode encontrar através da Zaask designers profissionais de confiança para fazer os seus convites de casamento e os restantes elementos visuais.
Gostou das ideias? A Zaask espera que tenha conseguido inspirá-la(o) para que tenha o casamento com que sempre sonhou!