Melhores dicas para pendurar quadros

Embora possa parecer fácil, pendurar quadros corretamente envolve muito mais técnica do que possa parecer. Assim, aqui estão algumas dicas para saber como pendurar quadros da melhor forma. Siga estes truques e poderá poupar os seus dedos e alguma dor física, ou afastar a frustração de fazer furos no local errado.

Decidir onde vai pendurar quadros

  • Um truque para não fazer furos no sítio errado é o de utilizar um pouco de pasta de dentes. Sim, isso! Coloque um pouco de pasta de dentes na parte de trás do quadro, nos sítios onde vão ficar os pregos. Depois, encoste o quadro à parede, onde pretende pendurá-lo. Onde ficar a marca da pasta de dentes é o local onde vai ter que fazer o furo.
  • Outra ideia é simplesmente fotocopiar o quadro que quer pendurar. Depois, cole na parede o papel fotocopiado com fita-cola e faça os furos onde pretende. Retire a folha de papel e coloque lá o quadro no seu lugar.
  • Outra opção para pendurar quadros: cole fita adesiva entre os dois furos do quadro a pendurar. Retire a fita e cole-a na parede, onde quer pendurar o quadro. Agora, é só fazer os furos nos locais marcados na fita, retirá-la da parede e substituí-la pelo quadro pretendido.
  • Se vai pendurar vários quadros na mesma parede, convém fazer uma espécie de maquete antes de começar o seu trabalho. Use papel de jornal ou papel de embrulho para criar modelos com o mesmo tamanho dos seus quadros e, em seguida, use fita adesiva para os colar na parede e experimentar as melhores opções e posicionamento dos quadros que pretende pendurar.
  • Use a matemática para pendurar quadros! Se não consegue ter a certeza de que os seus quadros estão direitos na parede, um pouco de matemática vai ajudá-lo. Tire medidas, se achar necessário.

Pendurar quadros sem acidentes indesejados

  • Se tiver que subir a uma escada/escadote para pendurar quadros, coloque um íman num bolso da sua própria roupa. Assim, tem os parafusos prontos a utilizar, sem ter que colocá-los na boca, o que dá pouco jeito e é desagradável. Também pode colar o íman diretamente no martelo.
  • Para não martelar e magoar os seus dedos, utilize uma mola da roupa. Prenda o prego na mola e junte-a à parede. Agora, é só martelar em cima do prego e segurar na ponta da mola até aquele estar fixo!
  • Se o seu martelo é metálico, tenha cuidado para não estragar a parede. Se colocar um bocado de borracha na cabeça do martelo, irá, desta forma, proteger as paredes de marteladas fora do sítio. Mas, se puder, opte mesmo por um martelo de borracha.
  • Não poupe nos pregos quando for pendurar quadros. É natural que não queira fazer muitos buracos nas paredes e que, muitas vezes, pendure um quadro com apenas um prego no meio. Mas a verdade é que são estas as imagens mais propensas a cair da parede ou a exigir que esteja sempre a endireitá-las. Um único prego não é estável o suficiente para suportar muito peso, por isso, invista nos materiais certos. Lembre-se que o peso do quadro vai determinar o tamanho do gancho ou do prego a usar. Para um quadro muito grande, use dois ganchos ou pregos. Caso pretenda, também pode optar por colocar apenas um prego na parede, pendurar o quadro no meio e utilizar fios de aço ou cabides de arame em forma de gancho presos nos cantos do quadro, para que este fique direito.
  • Use um post-it para apanhar a poeira.Ao martelar os pregos na parede, esta vai largar pó que vai cair para o chão, móveis ou carpetes. Para evitar que isto aconteça, coloque um simples post-it dobrado debaixo do prego que está a martelar. Assim, este pequeno papel vai recolher os resíduos que caírem da parede.

Notas

  • Não coloque um quadro pequeno numa grande parede quando quiser pendurar quadros.Não vai ficar bem. Se não tem quadros suficientes para encher o espaço, coloque alguns espelhos e faça um bom enquadramento.
  • Por outro lado, não sobrecarregue uma parede pequena com uma imagem grande. O efeito também não será bom.
  • Antes de pendurar quadros, analise também os muitos parafusos decorativos que existem no mercado para este efeito.

Estas são formas fáceis de facilitar o seu trabalho quando decidir pendurar quadros nas paredes da sua casa. De qualquer forma, se necessitar de ajuda, a Zaask tem profissionais qualificados que fazem todo este trabalho por si.