Como construir uma estante de madeira para livros

Construir uma estante de madeira para arrumar os seus livros é algo que lhe está a fazer falta?

Se os seus livros e fotografias ainda andam espalhados, ou estão dispostos como se fossem pilhas de tijolos, aqui está um trabalho que lhe pode interessar.

Saiba então como construir uma estante para os seus livros:

 Passo 1 – Determinar as dimensões

Primeiro, escolha um local para colocar a sua estante de livros e determine o tamanho que melhor se adapta às suas necessidades. Faça um esquema simples da estante que vai fazer para o ajudar no projecto.

Também deve decidir se a sua estante vai ter a parte de trás aberta ou fechada. Tenha em conta que, se a mantiver aberta, os seus livros podem cair ou tocar na parede atrás da estante. Este painel vai dar à estante um aspecto acabado e proteger a tinta da parede.

 Passo 2Escolher a madeira

O tipo de madeira escolhida para construir uma estante vai fazer toda a diferença, não só no seu aspecto visual, como também no custo e na sua durabilidade.

As placas de madeira maciça são mais caras. Se não quer gastar muito dinheiro, pode optar por peças de contraplacado, embora estas não sejam tão resistentes. Tenha isso em conta.

 Passo 3Escolher a serra adequada 

Use uma serra de mesa ou uma serra circular para cortar as bordas.

Ao usar uma serra circular, certifique-se de que o lado bom da peça está virado para baixo; se utilizar a serra de mesa, deve fazer o contrário e virar o lado bom para cima.

 Passo 4 – Marcar os espaços para as prateleiras

Encaixar as prateleiras na armação irá tornar a estrutura mais forte e permitir que suporte mais peso. Prefira esta opção à de fixá-las apenas com parafusos ou pregos.

Assim, uma boa dica para construir uma estante é cortar as prateleiras interiores de forma a que encaixem nos dois painéis laterais da estrutura. Faça cortes nas laterais (por dentro) utilizando uma tupia, uma ferramenta muito importante para este tipo de trabalhos em madeira. As prateleiras vão encaixar nesses cortes que acabou de fazer. O normal é deixar cerca de 40 a 50 cm de espaço entre as prateleiras.

Passo 5Medir e cortar a madeira

Use uma serra de esquadria para cortar o topo, os painéis laterais e as prateleiras interiores, de modo a que fiquem com o comprimento adequado. Quando for cortar as tábuas, será bom pedir ajuda a um amigo para segurar nas peças. Construir uma estante pode ser um trabalho complicado para uma pessoa só.

 Passo 6 – Montar a estrutura

  • Comece por fixar a parte de cima (o topo) nos dois painéis laterais usando cola de madeira e pregos de acabamento.
  • Quando a parte de cima da estante estiver segura, faça a parte de baixo. Aplique cola de madeira para segurar a parte de baixo e coloque a estante na posição pretendida.
  • Se decidiu fechar a parte de trás da estante, tire as medidas, corte e fixe o painel traseiro. Comece numa ponta e use pregos para fixar o painel no devido lugar.
  • De seguida, instale as prateleiras, colocando cola nas juntas e deslizando-as para encaixar nos espaços criados nas laterais. Pode adicionar pregos na parte externa da estrutura para as segurar melhor.
  • Se pretende encaixar a estrutura numa parede, cole e pregue uma tira de madeira na parte de trás das laterais.

 Passo 7 – Lixar a estante

Mais um passo importante para construir uma estante é lixá-la por inteiro. Não se limite a lixar apenas as partes que lhe parecem irregulares. Depois use uma flanela para limpar todos os detritos.

 Passo 8 – Adicionar os retoques finais

Espere 24 horas para que a cola de madeira seque completamente. Depois pinte ou aplique uma camada protectora ao seu móvel.

Existe uma grande variedade de opções para acabamentos. Tintas de diversos tipos e cores, vernizes e óleos são algumas delas. Uma tinta que realce o tom natural da madeira é geralmente uma boa opção, mas tudo depende da sua ideia e com certeza que qualquer alternativa vai funcionar.

Construir uma estante é um projecto um pouco complexo, que requer algumas ferramentas e paciência para ser executado, mas, no final, esta será uma peça com muita funcionalidade na sua casa e ainda um novo elemento decorativo. No entanto, se prefere a ajuda de um profissional avaliado, pela Zaask encontre os carpinteiros mais adequados para fazer este trabalho por si, com toda a eficiência e dedicação.