Como fotografar silhuetas – truques e dicas essenciais!
As fotografias com silhuetas são geralmente muito impactantes visualmente, a sua simplicidade e tom misterioso geralmente conferem-lhe um atrativo especial.
A força visual dos contornos dos objectos a negro contra a luz é uma visão alternativa e diferente do que os nossos olhos permitem ver, criando uma aura dramática e intensa, mais subjectiva do que objectiva.
Hoje veremos os aspectos essenciais a ter em conta quando pretende fotografar silhuetas e quer usar a melhor técnica nas suas imagens:
– Escolha um assunto forte e posicione-o correctamente
Escolha cuidadosamente o objecto da fotografia, quando fotografar silhuetas, o essencial está na forma e no contorno, escolha um objecto com formas bem definidas e um contorno bem marcado e identificável. Não se esqueça que nem tudo dará uma boa imagem quando fotografado como silhueta. Tente selecionar os seus motivos pelos contornos externos e não pelos seus pormenores internos. Dê especial atenção também ao posicionamento dos objectos, já que este alterará completamente a forma do mesmo na maioria dos casos.
– Ajuste e escolha a luz apropriada
Elimine sempre o flash, este iluminará o objecto de frente, impossibilitando a criação do efeito de silhueta. Ao fotografar silhuetas, o objectivo é ter o máximo de luz por detrás do objecto e o mínimo a iluminá-lo de frente. Procure situações em que o fundo tenha uma luz substancialmente mais forte do que o objecto fotografado. Geralmente a luz forte duma janela ou a luz do pôr ou nascer do sol criam situações bastante propicias à criação de silhuetas.
– Tecnicamente em Modo Manual ou Modo Automático
Em Modo Automático, a câmara tenderá a iluminar o objecto correctamente, ou seja, não criando silhuetas. De forma a contornar esta questão, faça com que a sua câmara faça a medição da luz (quando carrega até meio do botão de disparo e foca) numa zona com mais luz no fundo e não no objecto que vai ficar em silhueta. Quando mede a luz no fundo com mais luz, a câmara tenderá a baixar a exposição da fotografia automaticamente de forma a expor corretamente o fundo, como consequência, terá o objecto central da imagem sob-exposto, o que, contra um fundo claro, criará o efeito de silhueta.
Em Modo Manual, procure sob-expor a imagem através dos ajustes da velocidade e abertura, tenha em atenção que a leitura do fotômetro da câmara tenderá a indicar um valor que exporá correctamente o objecto e não criará a silhueta. Ao diminuir a quantidade de luz em 1 ou 2 stops garantirá que o objecto ficará sob-exposto criando o efeito de silhueta. Se não entendeu bem os conceitos de exposição e sob-exposiçao não deixe de ler o nosso anterior artigo sobre o tema.
Estes são os factores essenciais para conseguir fotografar silhuetas correctamente, não deixe de ter em conta que o factor primordial, como em todo a fotografia: é a luz, no caso da fotografia de silhuetas, sempre mais forte no fundo e mais fraca no objecto.
Ficou com o bichinho da fotografia só de ler este artigo? Aproveite para ler outros igualmente úteis e captivantes no blog da zaask!
Para uma sessão memorável ao pôr-do-sol, marque com um dos fotógrafos profissionais que encontrará na Zaask!