5 estilos de copo-d’água para o casamento
O copo-d’água de um casamento não tem de ser necessariamente gigantesco, incluindo aperitivo/cocktail, refeição com vários pratos, ceias e buffets, baile até altas horas de madrugada e mais de 300 convidados, etc.
Existem inúmeras razões que podem levar os noivos a pensar em estilos de copo-d’água alternativos, quer seja por uma questão de personalidade ou porque têm um orçamento mais limitado, entre outras.
A Zaask sugere-lhe 5 estilos de copo-d’água para o casamento par ajudár na escolha mais adequada para si.
1. Copo-d’água de mini-casamento
Com o máximo de 50 convidados, o conceito de “mini-wedding” tem cada vez mais adeptos em Portugal, embora tenha nascido nos EUA como tendência para os noivos que querem gastar menos e/ou valorizam os ambientes intimistas.
Com efeito, estes “mini-casamentos” são geralmente mais económicos, já que os menus são cobrados por pessoa, embora por vezes os casais queiram apenas ter um casamento mais luxuoso, que não poderiam ter caso fizessem uma festa grande.
Este tipo de copo-d’água mais restrito permite que os noivos desfrutem melhor da companhia de cada um dos seus convidados, vivenciando e partilhando a emoção do momento com as pessoas mais próximas e que realmente importam, e não com os convidados “conhecidos” dos pais.
Os mini-casamentos facilitam também a personalização dos detalhes, incluindo o próprio local, pois é mais fácil acomodar poucos convidados em locais inusitados, como museus, bibliotecas, jardins, etc. Veja na Zaask 5 locais únicos para casamentos.
2. Copo-d’água em formato brunch
Um brunch pode ser uma excelente opção para casamentos mais pequenos realizados pela manhã e para quem procura um copo-d’água mais económico, descontraído e informal.
Geralmente mais curto e servido em buffet , o copo-d’água estilo brunch realiza-se entre as 11h e as 13h, podendo ocorrer tanto ao ar livre, como em restaurantes, hotéis, quintas ou até mesmo em casa própria. Através da Zaask encontra diferentes quintas para casamento de confiança onde poderá realizar o seu copo-d’água estilo brunch.
Relativamente ao que servir, sendo “brunch” a palavra inglesa que resulta da conjugação entre breakfast (pequeno-almoço) e lunch (almoço), neste tipo de copo-d’água servem-se alimentos associados ao pequeno-almoço e a pratos leves do almoço. A ideia é oferecer um “pequeno-almoço” mais robusto.
Assim, pode optar por pães variados, leite, café, bolos, biscoitos, geleias, mini-sandes, frutas frescas, saladas, patés, queijos, salgadinhos, canapés, etc. Esmere-se na apresentação e crie uma mesa bonita e apetitosa.
Relativamente às bebidas, como se trata de um evento matinal, não há necessidade de servir alcóol, mas quem quiser pode servir vinho e champagne.
3. Copo-d’água em formato chá da tarde
Os noivos que queiram encontrar alternativas aos tradicionais casamentos podem também optar por um chá da tarde.
Este tipo de copo-d’água pode revelar-se extremamente charmoso e elegante para receber os convidados após a cerimónia, podendo ocorrer num jardim durante o Verão ou ser servido num espaço fechado com lareira, no Inverno.
Este formato permite um serviço versátil, desde o buffet para uma maior quantidade de convidados, ao serviço fomal de chá para uma recepção com entes mais próximos.
Relativamente aos pratos, servem-se os alimentos de “lanche”, que inclui as mini-sanduiches, canapés, sconnes, pastelaria, etc. , a um preço relativamente reduzido. Aliás, para este tipo de copo-d’água os noivos podem contratar uma empresa de catering, mas é também possível prepara a comida em casa.
Estes chás podem ser servidos por volta das 15h ou por volta das 17h30 ou 18h00, implicando neste caso já o serviço de uma pequena refeição.
4. Copo-d’água em formato cocktail
Uma festa cocktail é uma forma elegante e glamorosa de receber os seus convidados depois de uma pequena cerimónia, quer seja civil ou religiosa. Convide os seus amigos e familiares para um cocktail às 18 horas, e receba-os com bandejas de diferentes cocktails, disponibilizando também vinho, bebidas simples, água, champanhe e sumos.
Este formato de copo-d’água não requere muito espaço, pois só será necessário distribuir pontos de comida devidamente preparados com talheres guardanapos, pequenos pratos e bebidas, para que os convidados se possam servir.
Para som de fundo do seu copo-d’água em formato cocktail, a música jazz é perfeitamente adequada.
5. Copo-d’água em formato de pequeno-almoço
Um copo-d’água em formato de pequeno-almoço é ideal para os noivos que querem algo elegante e discreto, logo após uma cerimónia realizada pela manhã bem cedo.
Pode ser feito em qualquer espaço, seja em casa própria, numa sala privada, numa pousada, etc., funcionando muito bem durante as estações do ano mais quentes, pois será muito agradável ser servido no exterior de um belo jardim.
Se achar a ideia interessante, marque a cerimónia para as 9h30 de um fim-de-semana, que pode ou não ser no mesmo local do copo-d’água.
Para o mesmo, opte por um menu colorido e agradável, que inclua compotas, tostas, saladas queijo, etc.
Termine com um bolo de casamento de frutas e não esqueça do café!