Escolher música jazz para eventos

Se ainda não pensou que música escolher para o seu casamento ou para qualquer outro tipo de festa ou de evento, já considerou escolher música jazz para eventos?

Ao escolher música jazz para eventos irá proporcionar aos seus convidados o prazer das sonoridades calmas e agradáveis, que criam um ambiente suave e descontraído, ideal para diferentes momentos dos mais variados tipos de eventos, desde casamentos, inaugurações, banquetes, festas de aniversário, eventos empresariais, etc.

A Zaask dá-lhe algumas dicas para o ajudar a tomar as melhores decisões na escolha de música jazz para eventos.

Formação de jazz para eventos

jazz para eventos
Foto Paris Lounge Jazz

 

Uma banda de jazz pode ser um duo, um trio, um quarteto ou um quinteto, incluindo instrumentos como saxofone, piano, baixo e/ou bateria. Por sua vez, cada uma das formações pode ser só instrumental ou com voz.

A escolha da formação de jazz mais adequada para o seu evento irá depender não só do orçamento disponível como também do estilo e do tipo do mesmo.

Atenção que o jazz tem uma forma de tocar e cantar muito particular, por isso será necessário contratar músicos com experiência e que tenham conhecimentos específicos sobre este estilo. Se não tem referências por parte de colegas, amigos e/ou conhecidos e não conhece nenhuma banda de jazz, através da Zaask encontra bandas de música avaliadas por trabalhos realizados anteriormente.

Se optar pela solução de jazz para eventos, pode também contratar apenas um saxofonista a solo para actuar ao vivo, quer para um registo mais suave de chillout, jazz ou smooth jazz ou até mesmo em fusão com DJs, para momentos de música house, electrónica ou bossa nova. Encontre saxofonistas de avaliados através da Zaask.

Repertório de música jazz para eventos

jazz para eventos
Foto Paris Jazz Lounge

 

Para a escolha de um repertório adequado, é necessário avaliar o local, horário e o estilo do evento.

O repertório de um grupo de jazz profissional pode ser composto por jazz tradicional ou moderno, bem como bossa nova, música latina, blues, etc., sendo marcado pela riqueza harmónica e pelas improvisações. Na maioria das vezes, é também possível solicitar e propor músicas às bandas de jazz para eventos.

Fique a conhecer algumas músicas de jazz famosas:

Música jazz em casamentos

jazz em eventos
Foto Paris Jazz Lounge

 

No caso particular dos casamentos, a contratação da animação musical de jazz para eventos decorre geralmente para o cocktail de recepção aos convidados e por vezes também durante a refeição. O estilo é indicado para noivos que procuram criar um clima suave e descontraído, que também tenha em conta o requinte.

Há ainda noivos modernos e apreciadores do estilo que escolhem a música jazz para a cerimónia, como uma forma de romper o paradigma da música clássica e marcar este acontecimento com muita originalidade, surpreendendo os convidados.

Neste caso, para a escolha do repertório, é preciso ter em conta o local, horário e o estilo da cerimónia. No caso dos casamentos em igrejas, é imperativo saber antecipadamente quais os estilos de música que podem ser executadas.

Se a música jazz lhe agrada, fique com uma ideia dos temas mais pedidos para a entrada da noiva:

Para outras alturas da festa de casamento, nomeadamente na entrada dos noivos na sala do copo-d’água ou no corte do bolo, etc., usam-se temas mais variados, mas que geralmente têm o amor como tema. Fique com alguns exemplos, entre muitos outros: