Como utilizar as redes sociais na promoção de eventos
A sociedade actual, disposta a partilhar informações e a criar relacionamentos, veio a facilitar a divulgação e promoção de eventos, nomeadamente através de redes sociais como o Facebook, Twitter, etc.
Com efeito, estas plataformas permitem chegar facilmente a um grande número de pessoas, gerando troca de conteúdos com rapidez e eficácia e possibilitando uma promoção de eventos a baixo custo.
Assim, quer seja para um pequeno ou grande evento, as redes sociais podem ser uma ferramenta de marketing poderosa: a diferença está na forma como utilizamos cada uma delas na promoção de eventos, respeitando as suas características.
Veja na Zaask algumas dicas de gestão de redes sociais.
Que plataformas utilizar na promoção de eventos?
A rede social mais popular nos dias de hoje não pode faltar na sua estratégia de promoção de eventos.
O Facebook permite-lhe publicar fotos, textos e inclusivamente vídeos sobre qualquer tema.
Aproveite também algumas características desta rede social para criar maior visibilidade, tais como a possibilidade de colocar “Gosto” e de “Partilhar” um conteúdo, o que permite aos utilizadores demonstrar a sua aprovação e favorece a troca de informações entre diferentes contactos, respectivamente.
- Blogues
Os blogues são uma excelente opção para a promoção de eventos, nomeadamente para partilhar conteúdos relacionados com os mesmos.
Para criar um blogue pode escolher plataformas que lhe ofereçam um serviço gratuito ou aquelas que permitem um alojamento e domínios próprios.
Entre os muitos serviços gratuitos para criar um blogue destacam-se pela sua notoriedade as plataformas WordPress, Blogger ou Tumblr, entre outras.
A Zaask dá-lhe algumas dicas sobre como criar um blogue.
- Youtube
O Youtube é um excelente meio para a promoção de eventos.
Crie um canal na rede para divulgar o seu evento e utilize a sua criatividade, tendo em conta as características do público que pretende atingir.
Pode utilizar conteúdo diversificado: teasers, vídeos editados com imagens de eventos anteriores ou com entrevistas aos participantes, etc.
Aposte na qualidade dos vídeos, pois é a credibilidade do seu evento que está em causa.
Veja na Zaask como fazer um vídeo no YouTube
O Twitter aparece logo a seguir ao Facebook na escala de popularidade das redes sociais, sendo outra grande plataforma para a promoção de eventos.
A grande vantagem do Twitter é permitir um relacionamento directo com o público-alvo, o que gera confiança e credibilidade e permite o aumento considerável da adesão ao evento, tanto virtual como presencial.
Para além disso, a divulgação de um evento no Twitter pode conseguir atrair novos interessados.
- Instagram, Flickr e Pinterest
Os novos consumidores importam-se cada vez mais com o que os seus amigos e conhecidos pensam e recomendam. É por isso que a promoção de eventos deve passar cada vez mais pelas redes sociais. E como uma imagem vale mais do que mil palavras, as redes sociais ou as aplicações que permitem partilhar imagens estão a conquistar cada vez mais utilizadores.
Para a promoção de eventos tem apenas de criar uma conta a partir da qual poderá editar e publicar as suas fotografias, preocupando-se em divulgar conteúdo criativo e informativo,
As imagens permitem criar um vínculo emocional mais forte com o seu público-alvo do que aquele que se obtém apenas com texto.
Entre as principais aplicações que existem para partilhar fotos nas redes sociais estão o Instagram, Flickr e Pinterest.
Que conteúdo partilhar na promoção de eventos?
Ao nível do conteúdo, deixamos-lhe também algumas dicas para a promoção de eventos em redes sociais:
- Sempre que possível, adicione uma imagem a um texto, para captar mais a atenção das pessoas e tornar a leitura mais interessante. Na promoção de eventos, é importante publicar fotografias atractivas e simultaneamente elucidativas sobre o evento que está a organizar.
- Apele à sua criatividade, utilizando frases na promoção de eventos que provoquem impacto e de preferência originais. Também em vez de publicar apenas afirmações, faça perguntas para gerar uma maior proximidade com os utilizadores e aumentar o número de visualizações.
- Crie palavras-chave (hastags) adequadas para o seu evento.
- Na promoção de eventos, não faça publicações com demasiada frequência, para não se tornar maçador. Restrinja-se apenas a posts interessantes e vá alternando imagem com texto.
- Para um maior retorno em promoção de eventos, utilize links externos, juntamente com texto e imagem.
- Nas fotografias que coloca no Facebook procure não identificar alguém que não tenha nada a ver com o evento ou festa que está a divulgar. Para além de ser uma estratégia ineficaz, pode ser particularmente desagradável para a pessoa em causa.
- Recorra aos seus amigos para o ajudarem na divulgação do seu evento.
Se estiver a pensar em contratar um profissional para gerir a divulgação do seu evento, encontre através da Zaask os melhores profissionais de gestão de redes sociais para promoção de eventos.