Trabalho remoto: 5 opções na área digital
Apesar do trabalho remoto não ser uma novidade, a nova realidade que estamos a viver deu espaço a uma mudança no mundo do trabalho.
O teletrabalho apareceu como uma opção viável mesmo para quem sempre trabalhou de forma presencial e acreditava que esta seria a única forma de executar as suas funções e ter produtividade.
A área digital é uma das mais propícias ao trabalho remoto
O digital surge, então, como uma das áreas com mais saídas profissionais, pois adapta-se facilmente ao trabalho à distância e responde às necessidades criadas pelo novo mercado que está a surgir.
Se pretende especializar-se numa função que lhe permite maior flexibilidade – quer seja para aliar à sua carreira actual ou para investir numa nova área – esta lista é para si.
Apresentamos, assim, 5 áreas dentro do Marketing Digital nas quais pode fazer crescer as suas competências e desfrutar das vantagens do trabalho remoto.
Trabalho remoto em gestão de Google Ads
A partir do Google Ads, a marca consegue apresentar os seus produtos ou serviços para utilizadores e utilizadoras que procuram activamente pelo que ela está a oferecer.
Isto é, a plataforma optimiza o seu budget de marketing para comunicar com o público num estágio do processo de compra o que aumenta as possibilidades de conversão.
O gestor ou a gestora de campanhas pode trabalhar dentro de uma só empresa (isto é, ser contratado da empresa) ou como freelancer para vários projectos, remotamente ou não.
Ao trabalhar de forma independente, o gestor ou a gestora de Google Ads pode aplicar os seus conhecimentos para diferentes áreas e desenvolver estratégias compatíveis com cada segmento e mercado.
Se trabalha com produtos, o Google Shopping e o Merchant Center também são ferramentas indispensáveis!
Gestão de Facebook Ads e Instagram Ads
O alcance orgânico nas redes sociais é cada vez menor. Por esse motivo, as campanhas de Ads, tanto no Facebook como no Instagram são indispensáveis para o crescimento de um negócio.
Estas estratégias de publicidade permitem não só fazer crescer o alcance dos conteúdos como também os segmenta de forma a aumentar a conversão. No fim de contas, está a apresentar o seu produto a utilizadores com interesses relacionados com a sua marca.
A partir destas campanhas pode trabalhar a notoriedade, conversar com o seu público ao direccionar as e os utilizadores para o Messenger, fazer crescer a lista de contactos com a subscrição de formulários e mais.
Outra ferramenta, o Facebook Pixel, também lhe permitirá:
- Optimizar as suas campanhas ao medir resultados;
- Fazer o tracking das conversões;
- Criar audiências de remarketing com base nas visitas do teu website e mais.
Gestão de Redes Sociais
As redes sociais podem ser, junto com o website, o primeiro ponto de contacto entre marcas e utilizadores/as. Ou seja, é de uma importância extrema que o conteúdo partilhado nas plataformas seja a “cara” da marca ou da organização, pois é a partir daí que a sua reputação e notoriedade se desenvolve.
Uma boa gestora ou um bom gestor de redes sociais deve transformar seguidores em clientes e clientes em embaixadores da marca. Criatividade, organização e monitorização são palavras-chave para estes profissionais.
A capacidade analítica para gerir campanhas e medir resultados também se apresenta como essencial para definir e optimizar estratégias que fazem crescer marcas e projectos.
Trabalho remoto de especialista de SEO
Já verificou qual é a posição (ou o ranking) do seu website nos motores de busca?
Estar nas primeiras posições de forma orgânica significa não só um aumento do tráfego mas também um aumento de notoriedade e destaque em relação à sua concorrência.
O SEO é uma estratégia a longo prazo, ao contrário de campanhas pagas, como o Google ou o Facebook Ads, que podem trazer benefícios numa questão de dias. No entanto, o SEO quando constantemente trabalhado, fortalece a presença digital da empresa, apresenta a marca a possíveis clientes e pode trazer uma grande poupança em publicidade a longo prazo.
Ser especialista em SEO significa dominar a utilização de palavras-chave, as técnicas de escrita e a criação de conteúdo optimizado.
O objectivo é que motores de busca consigam ler, indexar e apresentar a marca nas primeiras posições. Entretanto, é preciso ter em mente que o conteúdo destina-se a pessoas. Como tal, deve ser relevante e de fácil leitura, sempre com o foco na experiência de utilizador.
Se, por outro lado, está à procura de profissionais de Marketing Digital que possam alavancar o seu negócio quer na área do SEO, Google Ads, Facebook Ads ou Gestão de redes sociais, pode encontrá-los pressionando o botão abaixo:
Copywriting
Conhece a sensação de ver uma publicação ou página e sentir que está mesmo a falar consigo? Isto é tudo pensado a partir da cabeça de um/a copywriting,
O conteúdo relevante é um dos principais motivos para que o público acompanhe e interaja com a marca. O ou a copywriter tem, assim, a função de criar valor à marca e apresentar de forma envolvente as soluções para os problemas dos clientes.
Ter uma excelente capacidade de escrita e poder de síntese são algumas das competências de profissionais deste sector. Para além disso, deve também conhecer as peculiaridades das diferentes plataformas nas quais os conteúdos serão partilhados.
Como não poderia deixar de ser, conhecimentos de SEO e domínio de mais de um idioma são sempre uma mais-valia.
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Texto original do nosso parceiro Factory Braga: O Digital é um universo em constante expansão, bem como as suas diferentes áreas. Por isso, ter curiosidade e aceitar o desafio com a certeza de que todos os dias há algo novo a aprender são características essenciais para quem quer ingressar no sector. Seja como trabalho remoto ou não! Faça crescer as suas competências e partilhe experiências e dúvidas com profissionais que trabalham diariamente nas diferentes áreas com os cursos do Factory. Siga-nos nas redes sociais e conheça a nossa agenda!