arquitetura paisagista

Que aspetos se devem ter em conta para contratar uma arquiteta ou arquiteto paisagista? 

Criar um bom jardim, espaços exteriores ou criar soluções de urbanismo não é fácil. Algumas empresas de arquitetura oferecem também serviços de arquitetura paisagista. No entanto, pode contratar uma arquiteta ou arquiteto paisagista com especialização neste serviço. Vamos dar-lhe alguns conselhos para diagnosticar as suas necessidades e fazer a escolha certa na contratação.

Tipo de serviço consoante o espaço

A primeira coisa a fazer é definir o tipo de serviços de que necessita, de forma a garantir que vai encontrar uma empresa ou profissional que tenha experiência na área que procura. 

Uma arquiteta ou um arquiteto paisagista poderá intervir em todos os planos do exterior, sejam espaços privados, espaços públicos – incluindo jardins, parques infantis e parques – ou espaços comerciais.

Área a trabalhar

Também é importante definir a superfície a trabalhar visto que será um dos fatores mais importantes para calcular o custo final do serviço. A partir da área poderão calcular-se os materiais, plantas e mão-de-obra necessários.

arquitetura

Definir o orçamento disponível para criação da paisagem

O orçamento disponível e a área a trabalhar irão ser em conjunto o que vai ditar as restrições do projeto. 

Para este género de serviços é importante definir um orçamento disponível pois o custo final do projeto pode variar muito. Não se esqueça de reservar uma margem para derrapagens e imprevistos como a necessidade de substituir uma ou outra planta.

Definir o orçamento e tempo disponível para a manutenção

Na arquitetura paisagista é muito importante definir-se a utilização esperada do espaço para calcular os custos de manutenção. Por exemplo, no caso dos parques infantis criar um relvado na área de brincadeira seria um desperdício de dinheiro pois o relvado não iria durar nada. 

Da mesma forma, também é necessário explicar se se quer um espaço de fácil manutenção e se irá existir uma equipa a trabalhar na manutenção do espaço. É importante indicar igualmente o valor disponível para a conversação do espaço por ano, mês ou outra medida de tempo.

Verifique o portfólio da arquiteta ou arquiteto paisagista

Outra questão pertinente é pedir para ver o portfólio e verificar os projetos anteriores. Desta forma, garante que o ou a profissional tem experiência na área, que já executou projetos de dimensões semelhantes e que aprecia o resultado criado.

arquiteto paisagista

Serviços prestados pela  arquiteta ou arquiteto paisagista

O serviço de arquitetura paisagista pode limitar-se à execução do projeto e acompanhamento da obra. No entanto, também poderá pedir aos responsáveis pelo serviço que tratem também de fazer a ponte para os devidos fornecedores

Apesar do valor do orçamento do serviço poder aumentar, a maioria das vezes consegue melhores preços de aquisição de serviços necessários (como jardinagem, instalação de sistemas de regas) e de material (material de construção, plantas, etc.) o que poderá compensar.

Época do ano em que contrata a arquiteta ou arquiteto paisagista

Tenha em atenção que a criação de espaços exteriores implica que as condições climatéricas sejam favoráveis à execução de trabalhos. No entanto, no caso de jardins, não é nada aconselhável fazê-lo no verão, devido à escassez de água e à necessidade de intensificar a regra.

Verificar a reputação da empresa ou profissional 

Escolher o serviço certo exige algum tempo e disponibilidade para verificar a reputação e experiência da empresa ou profissional. Se está a planear recorrer a um serviço de arquitetura paisagista pode fazê-lo através da Zaask. N aplataforma poderá ter acesso até 5 orçamentos diferentes, de empresas ou profissionais que lhe irão facultar o seu portfólio. Também terá a oportunidade de ver os comentários dos clientes anteriores o que lhe poupará tempo e futuros dissabores.