Recomendações de amigos ou familiares ou de um sistema de avaliações?
Cada vez mais os consumidores e as consumidoras, antes de tomar uma decisão sobre se avançam para a compra de determinado produto ou serviço, pesquisam e procuram saber o que clientes com experiências anteriores semelhantes pensam sobre esses mesmos produtos ou serviços.
Quem é que, quando está a procurar um hotel antes de ir de férias, não pesquisa no Booking, Trivago ou TripAdvisor os melhores sítios para ficar? Ou, por outro lado, quando está a escolher um restaurante para jantar no fim-de-semana, instantaneamente utiliza o Yelp, Zomato ou The Fork?
E no caso dos serviços locais, porque não utilizar o mesmo processo de selecção quando precisa de contratar um?
Recomendações de amigos ou familiares ou de um sistema de avaliações?
Agora imagine o seguinte cenário: a Laura precisa de mudar os canos lá de casa, construir um novo website para a sua empresa e ainda contratar um ou uma personal trainer individual para melhorar a sua condição física.
Se fosse a Laura, o que faria: confiaria mais facilmente nas recomendações de um amigo ou amiga ou estaria mais atenta a avaliações dadas por antigos clientes? A ponderação sobre a fonte de recomendações é igual para cada tipo de serviço acima mencionado? Façamos uma pequena lista de prós e contras:
Profissionais recomendados e recomendadas por amigos/familiares | Profissionais por sistema de recomendações | |||
Prós | Contras | Prós | Contras | |
Orçamento | Potencialmente económico | Não existem outras referências para comparar orçamentos | Até 5 orçamentos diferentes | Pode não ser 100% exacto |
Qualidade do serviço | Potencialmente boa | Testado uma vez | Pode ver opiniões de clientes anteriores e o perfil do ou da profissional | |
Facilidade na procura | Pode ter o contacto directo rapidamente | Perder tempo a perguntar a amigos e amigas; bastante limitado; profissional pode não estar disponível | A procura é autónoma e pode fazê-la em qualquer parte; pode comparar diferentes profissionais com disponibilidade | Profissionais que entram em contacto podem não ir ao encontro das expectativas |
E agora, já formulou a sua opinião? Para ajudar, apresentamos a evolução das avaliações na nossa plataforma ao longo dos últimos anos:
Vantagens do sistema de avaliações da Zaask
Uma das grandes mais-valias da Zaask é o nosso sistema de avaliações, onde clientes podem avaliar profissionais numa escala de um a cinco. Eis algumas curiosidades:
-Profissionais com uma avaliação no perfil têm quase mais 100% de probabilidade de serem contratados do que profissionais sem avaliações.
-Ter mais de cinco avaliações no perfil aumenta 4 vezes a probabilidade de clientes contrataram esses ou essas profissionais.
-O número de propostas que é preciso enviar para conquistar clientes vai diminuindo à medida que o ou a profissional vai construindo a sua reputação dentro da Zaask.
-Uma das principais preocupações de clientes é a obtenção de referências de profissionais que não têm avaliações no seu perfil.
Não se preocupe com avaliações que não são 100% positivas. De facto, os nossos dados confirmam que este tipo de avaliações são mais credíveis e dão mais credibilidade ao resto das avaliações do perfil dos e das profissionais.
Faça um pedido na Zaask e comprove que o sistema de avaliações e outras informações presentes nos perfis dos e das profissionais da Zaask é melhor do que recomendações de familiares e amigos!