IRS 2017

5 alterações no IRS de 2017

Em consonância com a proposta de Orçamento de Estado 2017, a entrega do IRS sofrerá algumas mudanças. Neste artigo, mostramos-lhe cinco das principais mudanças deste ano.

  1. Preenchimento automático

Esta é a grande mudança na entrega do IRS em 2017. A população inserida na categoria A e H, trabalhadores dependentes e pensionistas, respectivamente, terão a declaração preenchida de uma forma totalmente automática. Para tal, a Autoridade Tributária e Aduaneira irá basear-se na informação fornecida pelo contribuinte no Portal das Finanças e disponível no Portal e-fatura. Assim sendo, é crucial verificar os seus dados até ao dia 15 de Fevereiro com o intuito de aferir se as informações indicadas estão correctamente preenchidas.

  1. Prazo único

Neste ano, não existirão diferentes fases de entrega, pelo que os contribuintes terão apenas uma fase, entre o dia 1 de Abril e 31 de Maio, para entregar as declarações correspondentes ao ano de 2016.

  1. Tributação conjunta ou separada alargada

A opção entre a tributação conjunta ou separada alargada, até então, era reservada aos casados e unidos de facto que entregassem o IRS fora da data indicada, sendo obrigatória a entrega da declaração separadamente. No entanto, em 2017, independentemente de existir atraso ou não, os casais poderão entregar o IRS em conjunto.

  1.  Submissão de despesas com animais domésticos

Neste ano, torna-se possível a dedução das despesas veterinárias no IRS. Em 2017, poderá apresentar despesas até ao limite máximo de 250€, juntamente com as despesas inerentes a alimentação, hotelaria, mecânicos e cabeleireiros.

  1. Aumento da tributação no alojamento local

Os contribuintes que possuam um estabelecimento de alojamento local terão que pagar mais 20% de imposto, comparativamente com os anos anteriores, passando de uma taxa de 15% para 35% de tributação dos rendimentos.

No caso de precisar que um contabilista verifique todas as suas contas, saiba que na Zaask encontra os mais qualificados. Se, por outro lado, precisa de um ROC (Revisor Oficial de Contas), também encontrará.