Vantagens de ter aulas de viola

Se quer começar a aprender a tocar um instrumento de cordas, pense no seu preferido. Mas, entretanto, saiba aqui as vantagens de ter aulas de viola, um dos instrumentos que pode eleger para começar.

Vantagens de ter aulas de viola

  1. Na verdade, muitas pessoas sonham em saber tocar guitarra, mas não sabem qual o estilo musical que querem aprender. Nestes casos, começar com aulas de viola é uma boa escolha para, depois disso, poder “saltar” para outro tipo de guitarras. As aulas de viola dão a base necessária para alguém se tornar um guitarrista. Se ainda não se decidiu sobre o género musical que prefere, algumas aulas de viola vão dar-lhe a oportunidade de ter o ponto de vista de um músico e depois escolher se prefere a viola clássica, jazz ou blues, por exemplo.
  1. Outra das vantagens de ter aulas de viola é que elas dão logo uma introdução aos conceitos básicos. Sem demoras, pode começar a aprender os acordes básicos e a produzir as suas músicas preferidas. Para além disso, há também, desde o início, a facilidade de poder ir praticando o que sabe em qualquer local, sem perturbar amigos, colegas ou familiares, uma vez que este é um instrumento portátil e moderadamente calmo para poder ser tocado em qualquer lugar.
  1. Dentro do leque das vantagens de ter aulas de viola é o facto de estas ensinarem os acordes básicos e a forma de usar a palheta. O aluno fica, desde logo, com uma visão sobre o que é tocar viola antes de começar a gastar dinheiro em amplificadores, efeitos e aulas especializadas.
  1. Nas aulas de viola presenciais o instrutor é capaz de identificar problemas com o aluno e com a guitarra, corrigindo-os de imediato. Ele é capaz de ver o que está mal e trabalhar com alguns problemas específicos. Esta é, assim, uma das mais importantes vantagens de ter aulas de viola.
  1. As aulas formais permitem corrigir a técnica de tocar guitarra. Aqui, trabalham-se aspectos como a velocidade, ritmo, acordes e escalas, e, naturalmente, a capacidade de tocar o instrumento. Trabalhar com um bom instrutor de viola permite desenvolver e aperfeiçoar diferentes habilidades e técnicas. Além disso, o aluno aprende mais rapidamente e de forma eficiente.

Aspectos a ter em conta

  • Se está à procura de ter aulas de viola pouco dispendiosas, encontre um local que tenha aulas de grupo, onde os professores treinam várias pessoas ao mesmo tempo. Cada membro do grupo aprende à sua própria velocidade. Mas tenha atenção, porque isto pode significar que aqueles que são mais lentos na aprendizagem, provavelmente não recebem a atenção suficiente por parte do professor.
  • Se descobriu aulas de viola gratuitas na internet, isso pode ser bom, mas não deve ficar por aí. As vantagens de ter aula de viola permite-lhe ganhar a técnica e o conhecimento musical que os vídeos não lhe dão. Mesmo que as aulas de vídeo que encontrou na internet sejam de alta qualidade e apresentem os melhores professores de guitarra do mundo, o aluno ainda está em perigo de adquirir e manter maus hábitos. Por exemplo, sem o saber, pode começar a segurar a viola fazendo muita pressão sobre os ombros, pescoço e costas. Isso pode ser prejudicial para a saúde. Além disso, saiba que outra das vantagens de ter aulas de viola presenciais é que o aluno vai ser capaz de aprender numa semana aquilo que levaria a aprender num mês, mas de modo online.
  • Pode não ser uma boa ideia organizar o seu próprio horário para praticar viola. Um professor dá conselhos sobre qual a melhor rotina de treino, tendo em conta cada caso e características do aluno.

Custo de uma viola

  • Sabe que não é preciso comprar logo um instrumento caro? Uma viola barata não é necessariamente uma má viola e, se for bem escolhida, pode durar alguns anos. O ideal é ir a uma loja de música e experimentar algumas guitarras de acordo com o orçamento disponível. Se puder levar um guitarrista consigo até à loja, melhor ainda, pois ele pode aconselhá-lo e ser uma boa ajuda.

Se tem a oportunidade de aprender a tocar viola com um instrutor qualificado e capaz, então não hesite e usufrua destas vantagens de ter aulas de viola. Caso não saiba onde encontrar um profissional qualificado para esta função, saiba que, na Zaask, temos os professores mais indicados para si.