Staff necessário para organizar um buffet

Eventos com um serviço de buffet podem acontecer em diferentes ocasiões e em ambientes com maior ou menor dimensão.

Por isso, dependendo do tipo de evento, o staff necessário também irá variar. O importante é garantir que se reúnem os profissionais suficientes e mais adequados para que tudo corra na perfeição. Qual é, então, o staff necessário para organizar um buffet?

Organizador(a) de eventos

Tal como em qualquer outra ocasião, para que um evento com buffet corra da melhor forma, o papel de um(a) organizador(a) de eventos é muito importante, pois será ele/ela o(a) responsável pela determinação da agenda que envolve toda a organização do evento.

buffet
Foto Tuckertainment

Com efeito, este(a) profissional irá discutir as despesas com o cliente, estabelecer prazos de acordo com as necessidades específicas da festa ou evento, contratar e negociar com os melhores fornecedores, angariar patrocinadores, etc. Por seu turno, no próprio dia poderá também actuar como anfitrião, ao mesmo tempo que garante que tudo corre de acordo com planeado.

O(a) organizador(a) de eventos poderá também supervisionar decorações, embora, para isso, possa contratar um profissional de decoraçãoque ficará responsável por tornar o ambiente da festa o mais especial possível, de acordo com o que o cliente pretende e com o orçamento disponível.

Finalmente, cabe também ao/à organizador(a) de eventos garantir que o espaço da festa seja amplo e permita que os convidados se movam  com comodidade, sem terem de se afastar de inúmeros obstáculos enquanto levam os seus pratos na mão até à mesa ou cadeira onde se vão sentar.

Por vezes o(a) organizador(a) de eventos tem de planear tudo com um espaço já pré-definido ou então é ele próprio que faz a escolha, com a concordância do cliente. Através da Zaask encontra inúmeros espaços para eventos de confiança.

Empresas de catering

O serviço de catering e o respectivo chef será o responsável por todas as questões relacionadas com a alimentação do evento buffet. Podem trabalhar directamente com o cliente e/ou com o(a) organizador(a) de eventos para que todos possam decidir o melhor menu para o tipo de serviço necessário, nomeadamente aperitivos, saladas, sopas, pratos principais, sobremesas, etc.

buffet
Foto Kanela Breakfast Club

No caso particular do buffet, que é ideal para servir uma grande variedade de alimentos para um grande número de convidados, ajudam também a decidir as quantidades de comida, bem como a localização das mesas e utensílios para que os convidados se possam servir com toda a comodidade.

Neste tipo de eventos buffet é importante que a comida tenha uma boa apresentação. Pode escolher um prato principal, evitando servir tudo o que sejam pratos com sementes, ossos ou espinhas que sejam mais complicados de comer. O ideal é escolher pratos que se possam comer com um só talher, sobretudo se no buffet a ideia é que alguns convidados comam em pé.

Algumas empresas de catering fazem também bolos, no caso de casamentos ou aniversários, etc. No entanto, pode sempre optar por contratar uma empresa especializada em bolos e doces para bolos mais elaborados e deliciosos.

Empregados de mesa e bartenders

buffet
Foto Hcareers

Os empregados de mesa e os bartenders são essenciais em todos os serviços de buffets, pois, apesar de tratar-se de eventos em que são os próprios convidados a ir buscar a comida, é sempre necessário servir as bebidas – nomeadamente à chegada – e repor os alimentos sempre que necessário, bem como assegurar de que não faltam utensílios lavados ou acompanhamentos, e que as  mesas estão limpas e arrumadas.