Resoluções Fotográficas para o Ano Novo
O início de um novo ano é sempre uma boa altura para começar ou recomeçar alguns projectos que colocámos de lado indefinidamente, quer por falta de energia e motivação ou apenas por falta de tempo. Sendo a altura ideal para planear novos projectos ou recuperar antigos, hoje deixamos-lhe algumas ideias para o ajudar a conceber as suas resoluções fotográficas para o Ano Novo.
-
Aprenda uma Técnica Nova
Aprender uma técnica nova é uma das melhores resoluções fotográficas para o Ano Novo e uma forma de crescer fotograficamente, quer seja uma questão técnica simples – como uma longa exposição ou experiências com o balanço de brancos, etc. – quer sejam técnicas mais complexas de iluminação, como fotografar com múltiplas cabeças de flash, por exemplo.
Procure algo que se adeque ao seu nível técnico e cujo resultado final seja apelativo para si e comprometa-se com o processo de aprendizagem e prática do mesmo a longo prazo, aprendendo com os erros cometidos.
Ainda que a experimentação no geral seja fundamental, focar-se numa técnica específica de cada vez é frequentemente mais proveitoso do que apenas divagar por outras tantas.
Se acha que o melhor é mesmo contratar fotógrafos profissionais para aquele evento mais importante, encontre a pessoa ideal na Zaask.
-
Tire menos fotografias e tire mais fotografias!
Dependendo do tipo de fotografia que faz e da forma como a faz, uma boa ideia para acrescentar às suas resoluções fotográficas para o Ano Novo passa por calibrar a frequência com que fotografa.
Com efeito, começar a andar mais frequentemente com a câmara preparada poderá ser uma óptima decisão, de forma a criar mais situações para fotografar e garantir que está pronto quando o momento certo aparecer.
Por outro lado, outro dos pontos a considerar nas suas resoluções fotográficas para o Ano Novo é disciplinar a moderação na quantidade de disparos quando fotografa. Com efeito, pensar mais no momento em que fotografa em vez de simplesmente disparar várias vezes de todos os ângulos e formas para “ver o que sai”, é uma das principais evoluções que se pode trazer à forma como fotografa. Que o digam os fotógrafos anteriores à era digital ou que, por algum motivo, fotografam em filme nos dias de hoje!
-
Experimente um novo tipo de equipamento
Por vezes investir num novo tipo de equipamento poderá ser a faísca que precisa para tentar uma nova técnica ou um novo tipo de fotografia. Até pequenos acessórios ou gadgets poderão proporcionar-lhe a utilização de técnicas novas, capazes de elevar imenso as suas potencialidades fotográficas.
Junte às suas resoluções fotográficas para o Ano Novo a aquisição de um set de filtros para fotografia de paisagem, um cabo disparador que lhe permita disparar a câmara à distância ou um tubo extensor para fazer macro fotografia, etc. Todos são bons exemplos de pequenos equipamentos que lhe abrirão enormes e novas possibilidades.
-
Mostre o seu trabalho
Aproveitar o Ano Novo para reunir e mostrar um novo projecto ou corpo de trabalho é também uma excelente opção e mais uma das resoluções fotográficas para o Ano Novo a considerar.
Em alternativa, poderá também reformular a forma como apresenta o seu trabalho ou parte dele, refazer o seu website, etc.
Outra excelente opção será organizar uma exposição ou propor algum projecto fotográfico ou conjunto de imagens para uma publicação.
-
Estude os fotógrafos que tem como referência
Um dos exercícios mais importantes que um fotógrafo pode fazer é estudar a fundo o trabalho dos fotógrafos que tem como referência.
Por isso, entre as suas resoluções fotográficas para o Ano Novo escolha 2 ou 3 fotógrafos cujo trabalho admira e aprofunde os seus conhecimentos acerca do trabalho dos mesmos.
Pesquise online, bem como em livros e exposições, procurando aprofundar o seu conhecimento sobre a obra que está a analisar, desconstruindo-a tanto do ponto de vista técnico como do ponto do vista estético.