Quais os princípios básicos do padel

Desporto em grande expansão em Portugal, o padel desperta cada vez mais a curiosidade de muitos. Como queremos que esteja a par de todas as inovações a nível de desporto, hoje deixamos-lhe uma introdução aos princípios básicos do padel.

O padel

O padel é um desporto jogado a pares com raquetes e bolas específicas, de grande divulgação, sobretudo em Espanha e na América Latina. É praticado num campo fechado, geralmente por vidro ou alvenaria com cerca de 20 x 10 metros de tamanho. No padel, a interação criada durante o jogo com as paredes constitui o principal factor de diferenciação para os outros desportos de raquete, sobretudo devido ao dinamismo que tal factor produz na partida. A superfície do campo poderá variar, podendo ir desde a mais aconselhada relva sintética até superfícies alcatifadas ou mesmo cimento poroso.

Quais as regras principais

  1. O serviço no padel é feito sempre abaixo do nível da cintura. A bola deve bater no chão atrás da linha de fundo, cruzar o campo e ir de encontro à zona de recepção adversária.
  2. A pontuação é contabilizada à semelhança do ténis.
  3. Não é permitido ao jogador que responde ao serviço fazê-lo directamente em vólei.
  4. É permitido aos jogadores sair do campo e devolver a bola até ocorrer o segundo ressalto da bola.

Começar a Jogar Padel

Para começar a praticar padel, necessita de raquete e bolas específicas,  assim como um companheiro para a sua equipa e dois oponentes para formar o par adversário. Precisará também de alugar um campo apropriado para a prática do Padel.

Algumas dicas básicas para começar a jogar padel

1.Não se precipitar a finalizar o ponto, esperar o momento adequado para finalizar ou esperar o erro do adversário é uma característica dos bons jogadores de padel.

2.Use as paredes convenientemente. É fundamental não ficar demasiado preso à parede de fundo, pois tal dificulta o apanhar dos ressaltos. A ocupação e domínio do espaço é fundamental no padel e, quanto mais rápido o jogador conquistar a rede, mais depressa conseguirá finalizar o ponto.

  1. Não tente ganhar o ponto com o serviço, ao contrário do que muitas vezes acontece no ténis, por exemplo. No padel o serviço não é decisivo para finalizar o ponto, mas sim para ganhar tempo de subir à rede para finalizar.

Agora que já sabe os princípios básicos do padel, já pode começar a praticar. Se precisar de algumas aulas para melhorar o seu nível no padel só tem de contratar um dos professores registados na Zaask.