poses de yoga

3 poses de yoga para um dia perfeito

Está familiarizada com o facto de não ter tempo para fazer algo que faça com que fique menos stressada? Como ir a uma aula de yoga uma hora antes do trabalho?

Bom, pode começar por fazer algumas poses de yoga ao longo do dia.

Pode usar a respiração em várias fases do dia para se concentrar e encontrar força e energia. Não se sinta intimidada pelas poses de yoga. Em vez disso, pense nisso como um tempo para estar consigo mesma e sentir o poder dessa conexão.

Neste artigo desvendamos algumas dicas sobre três poses simples para acordar forte, aproveitar a energia da tarde e relaxar à noite.

Poder das poses de yoga pela manhã: downward dog

O nosso corpo ainda fica a dormir durante um bocado depois de acordarmos. Comece o dia a remexer gentilmente os joelhos, pulsos, tornozelos e ombros. Segure os braços acima da cabeça e faça punhos com as mãos, fazendo depois círculos simples com os pulsos e os braços, balançando levemente estes para fora. Antes de ficar de pé, circule os tornozelos, e siga caminho!

Após o aquecimento, o yoga clássico apresenta o downward dog para começar o dia. Esta posição é especial para o seu corpo. Se os seus joelhos estão dobrados e os calcanhares estão fora do chão, isso é óptimo! Faça de forma lenta e fácil.

  1. Comece na pose de prancha. É como o início de uma flexão e será a sua base de pé e mão
  2. Mantenha as mãos e os pés na mesma posição e empurre os quadris para trás e para cima
  3. Fique com a cabeça virada para baixo ou para trás enquanto se estende para cima e para trás. Certifique-se de que o pescoço está estendido, pois não quer olhar para a frente entre as mãos
  4. Pense na sua anca a ir em direcção ao tecto e os seus quadris a subir em vez de voltar
  5. Se a posição for desafiadora, tente dobrar os joelhos e focar na extensão das costas
  6. Lembre-se que há uma diferença entre dor boa e má. Se sentir dor nos ombros como uma lesão, recue.
  7. Lembre-se de respirar. Faça cinco respirações lentas e profundas, depois saia da pose.

Mais importante, não compare a sua posição com o que vê os outros fazerem no Instagram ou onde for. Deixe o seu corpo fazer o que é certo para si.

Energia da tarde: triangle pose

Esta é uma das poses de yoga que trabalha todo o corpo, pelo que é uma óptima posição de pick-me-up no meio do dia. Esta posição baseia-se em alongar e fortalecer ao mesmo tempo. Procure ter uma sensação de leveza no seu corpo enquanto se expande em todas as direcções.

Recomenda-se um bloco de yoga para esta posição. Se não tem um, coloque alguns livros a cerca de seis centímetros de altura.

  1. Faça uma curva para a frente com as pernas juntas
  2. Coloque a perna direita de volta à posição de corrida
  3. Baixe o calcanhar direito de modo a que a planta do pé faça um ângulo de 45º com o chão
  4. Coloque o bloco de yoga (ou livros) ao lado do pé esquerdo e, de seguida, coloque a mão esquerda no topo do bloco
  5. Meta a mão direita no quadril direito
  6. Uma vez que está estável, incline o corpo para o lado da sua mão direita
  7. Imagine-se a descascar o peito e anca para a direita
  8. Endireite-te levemente através da perna esquerda, enquanto simultaneamente se afasta com o braço esquerdo (está a fazer bem se a perna esquerda não ficar completamente direita)
  9. Estenda o braço direito até ao tecto e coloque-o em linha com o braço esquerdo para baixo. Imagine alguém a puxá-la através do seu braço superior enquanto planta os pés para baixo
  10. Faça cinco respirações lentas e profundas
  11. Solte e faça o outro lado

Relaxamento nocturno: seated breathing

É muito importante dar ao corpo um momento para sair do stress do dia antes de tentar dormir. Este exercício de respiração é uma transição simples e rápida que a ajudará a relaxar.

poses de yoga

  1. Desligue o telemóvel
  2. Coloque uma almofada ou manta dobrada se os seus quadris estiverem apertados
  3. Sente-se de pernas cruzadas. Também pode deitar-se com o tronco no chão e as pernas na parede para que esteja numa posição em forma de “L”
  4. Começando com uma sequência de três contagens:
    • Inspirar por três segundos
    • Segure a respiração por três segundos
    • Expire durante três segundos
    • Mantenha os pulmões vazios durante três segundos

Repita toda a sequência cinco vezes. Assim, sentirá que a sua mente começa a diminuir a velocidade e seu corpo solta a tensão no peito, nas pernas e nos ombros. Se quiser, pode aumentar a contagem de respiração para quatro ou cinco segundos, desde que cada parte do exercício tenha o mesmo comprimento.