Os exercícios de yoga essenciais para principiantes
É o caminho para a paz interior, dizem os mestres! A palavra yoga provém do sânscrito e significa unir ou comungar. A sua prática surgiu há milhares de anos na Índia e hoje existem mais de dez métodos ou escolas diferentes.
Tem múltiplos benefícios. Por exemplo, alivia o stresse, melhora a concentração e capacidade de memória, alivia dores respiratórias ou nas costas, ajuda na perda de peso, melhora o sistema cardiovascular e o funcionamento das glândulas endócrinas. Qualquer um pode praticar e pode começar por o fazer em sua casa. Vai precisar de um tapete ou esteira, um lugar calmo e roupa leve e prática para facilitar a mobilidade. A Zaask dá-lhe aqui dicas sobre alguns dos exercícios de yoga essenciais para principiantes.
Tipos de exercícios de yoga essenciais para principiantes: Postura de Lótus
Fácil de fazer. É uma postura que promove o equilíbrio físico e mental. É excelente para estimular a energia. Sente-se no chão, dobre as pernas com os pés por cima das coxas. Coluna bem esticada, respire lentamente e relaxe.
A Kundalini Lótus ajuda a activar a energia do Segundo Chakra (criatividade/sexualidade). Ao pressionar o dedo grande do pé vai estimular a glândula pituitária, direcionando a energia sexual de baixo para cima, através da espinha dorsal.
Tipos de exercícios de yoga essenciais para principiantes: Postura de árvore
É uma das posições mais conhecidas do yoga. Em pé, equilibre-se sobre uma perna, dobre a outra com o pé acima do joelho oposto. Estique os braços para cima e una as mãos. A melhoria do equilíbrio físico e mental, que favorecerão a capacidade de concentração e confiança são os principais benefícios apontados a este exercício.
Tipos de exercícios de yoga essenciais para principiantes: Postura de Triângulo
Vai parecer um cão a esticar-se, quando se levanta. Está a visualizar? A postura de Triângulo é um bom exercício de fortalecimento, alonga e revigora o seu corpo. Quando metade do corpo fica invertido, sangue e nutrientes vitais vão para o seu cérebro.
De pé, mantenha as pernas esticadas e afastadas. Incline o tronco para um dos lados e a mão que desce vai tocar no tornozelo, enquanto o outro braço se eleva em direcção ao tecto.
A postura do triângulo activa o meridiano da bexiga, que tem 67 pontos de acupuntura, começa no canto interno dos olhos, sobe a testa e sobre a cabeça, continua por toda a coluna, pela parte de trás das pernas até aos dedos. Por ser o mais longo do corpo é a primeira linha de defesa e por isso, a postura do triângulo fortalece o sistema imunitário.
Tipos de exercícios de yoga essenciais para principiantes: Postura da cobra
É outra posição básica entre os exercícios de yoga. É uma flexão para trás que permite fortalecer os músculos que controlam os discos intervertebrais e que, em geral, causam dores nas costas. Neste caso, os principiantes devem ter cuidado. Faça esta postura lentamente e esteja atento aos seus limites físicos. Ponha-se de bruços, estique as pernas, pés juntos e contra o chão; mãos no chão, alinhadas com os ombros, braços esticados; corpo esticado, com o pescoço inclinado para trás.
É um excelente exercício para pessoas com dores na região lombar, porque esta postura alivia a rigidez na parte baixa da coluna, expande o peito e fortalece os ombros e braços.
Tipos de exercícios de yoga essenciais para principiantes: Postura dos ombros
Ter uma coluna flexível é um princípio básico para alcançar um corpo são. Esta é uma posição que alinha a coluna. É recomendada para activar a glândula tiroideia e para problemas do útero.
Deite-se de costas, com os braços ao longo do corpo. Dobre os joelhos e aproxime os pés da anca. Segure os tornozelos com as mãos. Inspire devagar e levante o tronco, levando o peito próximo do queixo. Repita várias vezes até aguentar na posição poucos minutos mas respeitando o seu limite. Certifique-se que a cabeça, pescoço, ombros, braços e pés estão alinhados e enquanto estiver na postura mantenha o peso distribuído.
Este é um dos exercícios de yoga essenciais para principiantes que, para além de activar a circulação do fluído da espinha desde a coluna lombar até o pescoço, também melhora a digestão, os rins e o trato urinário.
Sabemos que muitas destas posições podem parecer complexas. Se não se sentir à vontade, pode sempre optar por contratar um mestre de yoga que lhe dê aulas privadas.