O que ter em conta para o IRS de 2015?

2015 é um ano cheio de novidades no que toca ao IRS. Sabemos que as autoridades financeiras dão cada vez mais importância ao pedido de facturas com o número de contribuinte e têm implementado iniciativas de incentivo a isso mesmo, como a famosa Factura da Sorte. Agora, ao olharmos para as despesas dedutíveis no IRS, verificamos que foi dado mais um passo nesse sentido. O que devemos então ter em conta para o IRS de 2015?

SaúdeComecemos por velhos conhecidos. Para o IRS de 2015 continuará a ser obviamente possível declarar despesas médicas, mas existe uma particularidade que devemos ter, e muito, em conta: todas as facturas devem ser pedidas com número de contribuinte, caso contrário, não são consideradas. Deixa de ser possível a inclusão do número à mão.

EscolaEm relação ao IRS de 2015, quem tem filhos ou se encontra a estudar, sabe a enormidade de despesas ao longo do ano. Para o IRS tudo conta: desde as propinas aos manuais escolares, passando pelo material de escrita e desenho. Mais uma vez, o fundamental é que solicitemos ao comerciante que emita factura com o nosso número de contribuinte.

Renda da casa Este ano, as Finanças querem que nos apercebamos da quantia considerável de dinheiro que podemos estar a perder, se as facturas de pagamento da renda não forem emitidas com o nosso número fiscal. Quem tem casa própria e paga o empréstimo ao banco, não terá que se preocupar, visto que o processo é automático, mas aos que têm um imóvel arrendado fica o alerta: têm um bom dinheiro a ganhar no IRS de 2015, se solicitar ao seu senhorio que passe factura com o NIF.

IVA Aqui está uma das grandes novidades já muito falada na comunicação social. É actualmente possível recuperar o valor de imposto em despesas com oficinas automóveis, restaurantes, hóteis e… cabeleireiros. A percentagem é de 15% até um total de 250 euros! Parece que conta quase tudo, certo? Errado: como vai descobrir no próximo parágrafo, não conta literalmente tudo.

Despesas Gerais Existe um novo campo na declaração de IRS de 2015. A cada contribuinte será possível apresentar todas e quaisquer facturas, desde que com o devido número de contribuinte, incluindo despesas de supermercado a combustível e até as compras nas “lojas do chinês”. É isso mesmo, fica sublinhada a vontade do Governo em que tenhamos cada vez mais o hábito de pedir factura com o número de identificação fiscal. As vantagens estão à vista.

Existem outros pormenores a ter em conta para o IRS de 2015 e que reforçam a tentativa de criação de uma nova mentalidade e responsabilidade a nível fiscal. As facturas que peçamos com o nosso NIF serão automaticamente registadas na nossa página pessoal das Finanças, para que possamos acompanhar mensalmente a evolução das nossas despesas e respectivas percentagens dedutíveis. Poderemos também ir calculando quanto teremos que receber ou pagar de IRS, bem como imprimir um cartão com um código de barras que podemos entregar na hora do pagamento, para facilitar o processo de inclusão do número de contribuinte em todas as nossas facturas.

O que devemos ter em conta para o IRS de 2015? Tudo, portanto. E o que mais conta realmente é implementarmos no nosso dia-a-dia o hábito de pedir factura, até na hora de tomar café, para proveito próprio e como contributo para melhoria de uma economia que não vive dias fáceis. Se precisar de ajuda para preencher o seu IRS de 2015 ou com a sua contabilidade em geral, saiba que pode sempre contar com os contabilistas registados na Zaask para lhe dar uma ajuda.