O balanço de brancos e a temperatura de cor

Um dos ajustes de mais difícil compreensão para os iniciantes em fotografia é o do balanço de brancos. Apesar de basilar na técnica fotográfica, este conceito gera frequentemente muita confusão por isso neste artigo esclareceremos o que são Balanço de Brancos e a Temperatura de cor.

Para compreendermos o balanço de brancos (white balance) em fotografia primeiro há que entender o conceito de temperatura de cor, já que os dois estão directamente relacionados.

De forma simplificada, a temperatura de cor é escala que mede a aparência de cor da luz emitida por uma determinada fonte (medida em graus kelvin (k)) em que a luz branca se situa nos 5500k, sendo que quanto maior for o valor K, mais azulada será a luz, ao passo que quando mais baixa for a temperatura de cor, mais amarelada será.

Para que a câmara possa reproduzir cores neutras e fieis àvisão do olho humano, precisa de adaptar a sua “visão” de forma a compensar essas diferenças na temperatura do espectro de luz que possam existir, é aí que entra o balanço de brancos. Na prática, trata-se de “informar” a câmara sobre a temperatura de luz a que estamos a fotografar para que ela possa adaptar-se ao tom da mesma, de forma a reproduzir uma imagem em que o branco seja branco, isto é, sem qualquer temperatura de cor dominante.

O balanço de brancos pode ser definido manualmente (em graus kelvin) nas máquinas mais avançadas, ou, nas menos avançadas, através de um conjunto de pré-definições de acordo com o tipo de luz da cena a fotografar.

As temperaturas de cor das fontes de luz mais comuns geralmente situam-se nos seguintes valores:

• Lâmpadas de Tungstênio: 2500 K a 3500 K
• Lâmpadas Fluorescentes: 4000 K a 4500 K
• Flash : 5000 K a 5500 K
• Luz do dia com sol: 5000 K e 6500 K
• Luz do dia com céu nublado: 6500K a 8000 K
• Luz do dia á sombra: 7500 K a 10000 K
• Nascer ou pôr-do-sol: entre 2500 K a 4000 K

Caso a leitura do balanço de brancos seja incorrecta, o resultado serão fotos com tons excessivamente azulados ou amarelados. Se a temperatura de cor interpretada for abaixo da temperatura de cor real da cena fotografada, a câmara tenderá a azular o resultado para a compensar. Ao contrário, se a temperatura de cor interpretada for acima da temperatura de cor real da cena, a câmara produzira resultados mais amarelados.

No exemplo abaixo, podemos ver como o tom das cores da imagem varia consoante o parâmetro de balanço de brancos utilizado:
balanco_de_brancos1
Balanço de brancos definido para cerca de 3000K, o resultado são tons excessivamente azulados.

balanco_de_brancos3
Balanço de brancos definido para cerca de 7000K, o resultado são tons excessivamente amarelados/alaranjados.

balanco_de_brancos2
Finalmente com o balanço de brancos correctamente definido para a cena em questão, 5000K, os tons são naturais e fieis à visão humana.

Esperamos que esta explicação prática do que é a temperatura de cor e o balanço dos brancos tenha sido elucidativa, não perca os próximos posts de fotografia no blog da zaask para mais questões de técnica fotográfica descomplicadas.

Procura fotógrafos profissionais? Contrate-os na Zaask.