Karaoke na sua empresa: um incentivo diferente

O karaoke é uma das actividades mais populares no âmbito da animação e do entretenimento, podendo ser uma excelente alternativa para realizar dinâmicas de teambuilding num ambiente descontraído e casual.

Com efeito, para além de ser uma excelente ideia para eventos corporativos como um aniversário ou uma festa de Natal da empresa, etc., o karaoke é também uma actividade perfeita para desenvolver o espírito de grupo e fortalecer as relações entre colegas, convidando à inter-relação e permitindo soltar o lado mais extrovertido de cada um.

Uma sessão de karaoke na empresa pode ser uma forma de libertar tensões, descontrair e “desconectar” o tempo suficiente para depois regressar ao trabalho com mais energia e boa disposição.

Como organizar um evento de karaoke?

A ideia, neste caso, é realizar o evento nas instalações da empresa, dispensando o aluguer de um espaço exterior. Contudo, caso queira fazer uma actividade de teambuilding de maior abrangência e precisar de um espaço maior, poderá alugar um espaço próprio devidamente equipado. Através da Zaask encontra salas de formação perfeitamente adequadas e outros espaços para eventos de maiores dimensões

Em termos de logística, o mais fácil será alugar um equipamento completo de karaoke contactando uma empresa especializada. Através da Zaask encontra empresas de som e acessórios em quem pode confiar, com avaliações atribuídas por trabalhos realizados anteriormente para poder fazer as melhores escolhas. Normalmente estas empresas têm técnicos que se deslocam ao local para fazer a montagem dos aparelhos, pelo que a sua tarefa fica mais facilitada.

De qualquer forma, existem softwares de karaoke. Assim, poderá ligar o seu computador a um videoprojector e fazer uma projecção numa parede.

 

karoke
Foto Singing Machine

 

 

Relativamente à dinâmica da sessão de karaoke, aqui a ideia é fazer equipas, embora possa pensar numa estratégia de incentivo que permita a participação individual.

Cada equipa tem de fazer o máximo de pontuação, pelo que terá de avaliar as capacidades de cada um dos elementos e gerir da melhor forma as suas participações, sendo que todos têm de obrigatoriamente participar. Poderão fazer disputas de concorrentes lado a lado, quer individualmente quer em duo ou em trio.

Pode também estabelecer prémios, que não precisam necessariamente de ser valiosos. Pode ser algo tão simples como um lanche no bar do edifício, uma hora de almoço mais alargada ou sair um dia mais cedo da empresa, entre diferentes opções.

Por seu turno, filme todo o evento, não só as “actuações” como as diversas conversas entre equipas. Através da Zaask encontra profissionais de vídeo de confiança a quem poderá delegar este trabalho. Estas filmagens irão servir para que no final do evento ou mais tarde numa sessão de conclusão se possa rever tudo, não só para proporcionar outro momento divertido a todos os seus funcionários, como também para ajudar a rever procedimentos, apontar erros e elogiar comportamentos, de modo a melhorar desempenhos e capacidade de organização futuros.

 

O que achou da ideia de utilizar o karaoke como incentivo?

Lembre-se que cada vez mais as empresas devem apostar na motivação e no bem-estar dos seus funcionários para que, no final, sejam recompensados com maior produtividade e, consequentemente, sucesso comercial. A organização de eventos de teambuilding é determinante para esta conquista.