frigoríficos

Frigoríficos: quanto tempo duram?

Alguns eletrodomésticos estão ligados o ano todo, 24h por dia e são fundamentais no nosso dia a dia. Já ninguém sabe viver sem um frigorífico e quando vamos comprar um queremos ter a certeza de que será um investimento a longo prazo. Os frigoríficos poderão durar vários anos, entre 10 e 20 anos, dependendo da qualidade e se tiverem uma boa manutenção. O que é que faz com que os frigoríficos durem mais tempo?

frigoríficos

Qualidade dos frigoríficos

A qualidade do frigorífico irá influenciar a durabilidade do mesmo, infelizmente apostar numa marca conhecida por si só não é garantia de nada. Fale com os funcionários da loja onde irá adquirir o frigorífico e leia alguns artigos da especialidade online.

Local 

Poderá não parecer importante o local onde são colocados os frigoríficos mas é muito importante que fiquem longes de fontes de calor e da exposição solar. Além disso é importante garantir que existe algum espaço entre o frigorífico e a parede atrás.

Manutenção

Um uso correto do frigorífico irá implicar também que seja despendido algum tempo na sua manutenção. Obviamente o mais básico passo é garantir uma correta limpeza do frigorífico, incluindo afastá-lo e aspirar a parte de trás. Para além de ir limpando o frigorífico também é necessário tratar de descongelar o congelador ocasionalmente e proceder a uma boa limpeza. Caso não o faça o mais provável é mais cedo ou mais tarde ter de chamar um técnico para desentupir a drenagem do frigorífico. O mesmo acontece com a parte frigorífica, não se esqueça de limpar o frigorífico com frequência, impedindo a drenagem de entupir. Garantir que as portas são bem fechadas e que não se abrem constantemente as portas. No caso de tirar e voltar a colocar algo rapidamente no frigorífico, poucos minutos, o ideal é mesmo deixar as portas abertas.

frigoríficos

Reparações

Ao longo da vida do frigorífico pode ser necessário proceder a pequenas reparações, a partir dos 10 anos de idade peça um orçamento antes, confirme que lhe vai compensar o arranjo. Ainda assim é possível reparar a maioria dos problemas comuns como problemas com os termostatos, ventoinhas ou mesmo circuitos elétricos, procedendo à substituição de peças. Alguns serviços especializam-se em marcas outros trabalham com todas as marcas, mas normalmente os técnicos especializados são mais caros.

Trocar de frigoríficos

Então afinal qual será a altura mais provável para trocar de frigorífico? Se o seu frigorífico tem mais de 13 anos, tem dado problemas com avarias sucessivas o mais provável é que já esteja em fim de vida. Outra forma de descobrir é a seguinte, o orçamento de reparação corresponde a metade do valor de um novo? Se tiver disponibilidade, mais vale investir já num novo. Numa situação ideal, a partir dos anos começaria já a poupar para a inevitável aquisição de um novo frigorífico.

Se o seu frigorífico tem algum problema e ainda não chegou aos dez anos, e se decidiu procurar técnicos e serviços de reparação pode fazê-lo através da Zaask, onde irá receber até 5 orçamentos distintos de profissionais localizados perto da sua área de residência (ou do espaço comercial). Além disso poderá ver os comentários dos clientes anteriores e confirmar a satisfação com o serviço de reparação.