Evitar Burlas - 5 dicas essenciais

5 Dicas essenciais para evitar burlas na contratação de serviços

A contratação de serviços online é, cada vez mais, uma ferramenta útil e recorrente, fruto de uma aceleração digital notável, e que viu o e-commerce e os marketplaces de serviços florescer. Todavia, é imperativo ter atenção na hora da escolha, de forma a evitar burlas que se encontram pela internet fora. 

De acordo com uma reportagem recente, da autoria do canal de televisão SIC, a contratação de serviços de reparação ao domicílio continua a acarretar um forte risco de burla e de cobranças de valores astronómicos por serviços simples e de rápida resolução. Na hora de contratar ajuda profissional à distância, estas práticas desonestas geram desconfiança e preocupação junto de potenciais clientes. 

Tais relatos recorrentes são também nocivos para a própria imagem de muitos/as profissionais que primam pela transparência, profissionalismo e qualidade do trabalho. Há uma década, a Zaask chegou ao mercado dos marketplaces de serviços, tornando a contratação de profissionais à distância mais simples e segura. Numa plataforma como a Zaask, é possível consultar a informação verificada, portfólio, e críticas ao trabalho prévio de especialistas com perfil registado. 

E embora o risco esteja sempre presente, pelo menos em certa medida, caso precise de contratar um serviço, sugerimos que siga estas 5 medidas essenciais para evitar burlas na contratação de serviços online

1- Compare várias propostas antes de contratar um/a profissional

Categoria por categoria e serviço a serviço, a Zaask permite que contacte com inúmeros/as profissionais, especialistas nas mais variadas áreas. Basta realizar um pedido de serviço para receber até 5 propostas de empresas e profissionais. Não escolha logo o/a primeiro/a especialista que envie o seu orçamento, comparando antes várias propostas até encontrar a mais adequada e fiável. 

E caso considere que um/a profissional não apresenta dados suficientes na plataforma, de forma a garantir a transparência do serviço, poderá sempre requisitá-los diretamente antes de contratar o serviço.

2 – Analise, de antemão, o perfil de cada profissional 

Informação é poder e, por isso mesmo, aconselhamos uma análise meticulosa dos perfis profissionais, a qual inclua uma supervisão das avaliações verificadas, previamente atribuídas na plataforma, e ainda uma validação dos documentos oficiais/credenciais disponibilizados. 

Poderá também pesquisar os nomes destas empresas em sítios eletrónicos como o Portal da Queixa, de forma a compreender se existe um antecedente de queixas por parte de clientes. 

3 – Contratualize trabalhos com maior orçamento

Naturalmente, um serviço simples, como a instalação de uma nova tomada, não irá necessitar de um contrato que o suporte. Por outro lado, quando falamos de serviços com valor mais elevado, como construção ou remodelação, é altamente recomendável que solicite um contrato, assinado por ambas as partes. Neste sentido, a Zaask disponibiliza uma minuta de contrato de obra que pode usar! Desta forma, a hipótese de “surpresas” na altura de fazer contas vê-se minimizada. 

Além disso, é aconselhável gerir as suas contratações com a legalidade do seu lado – e tal envolve pedir sempre fatura aos/às profissionais!

4 – Realize o pagamento através da plataforma Zaask

Um marketplace como a Zaask permite maior projeção para profissionais e segurança para clientes, de forma a evitar burlas. Realize sempre que possível o pagamento do seu serviço através da plataforma. Aqui, o valor ficará cativo numa conta depósito e só será debitado depois de finalizado o serviço. 

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5 – Conte com a nossa mediação 

Para garantir uma segurança elevada no mercado, caso exista algum problema com profissionais contratados/as através da plataforma da Zaask, disponibilizamos um protocolo de processo de mediação que irá ajudá-lo/a em tudo o que precisar. 

Caso se sinta descontente com o serviço prestado, e caso reporte à Zaask tal ocorrência, daremos origem a um caso de mediação interno, apurando também a gravidade do incidente. 

Posteriormente, iremos contactar o/a profissional ou empresa para que transmita as suas impressões acerca do ocorrido. Caso os prazos de resposta não sejam cumpridos ou caso um acordo seja impossível de alcançar, a conta será bloqueada na plataforma.

A Zaask facilita a contratação de serviços, adicionando segurança ao mercado dos serviços ao compilar e verificar a informação completa acerca dos/as profissionais. 

 

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