Como trocar tomadas sem curto-circuito

O nosso corpo é uma máquina delicada. Certos choques elétricos, mesmo em tensões relativamente baixas, podem ser mortais. A simples troca de uma tomada deve ser feita cuidadosamente. Além da sua saúde estar em causa, está também a sua casa, pois há sempre o risco de incêndio. Para que não corra mais riscos, a Zaask elaborou um guia completo sobre como trocar tomadas em segurança.

1. Desligue a energia

Inicie o trabalho de trocar tomadas em segurança. Coloque umas luvas e desligue no quadro eléctrico a alimentação de energia da divisão em que vai trocar tomadas. Não assuma logo que já não há corrente elétrica. É que se a tomada tiver várias entradas (parte superior e parte inferior) podem até ter circuitos separados. Seja prudente, use um medidor de circuito para se certificar que a electricidade está desligada, inserindo uma das suas sondas em cada uma das aberturas. Pode também recorrer a um candeeiro.

Notas:

– Não faça este tipo de trabalhos com as mãos húmidas. A resistência do seu corpo está na pele. Se a pele estiver molhada, a resistência é reduzida e a probabilidade de ser atingido por um choque elétrico ao trocar tomadas é elevada;

– Se por algum motivo tiver que deixar o trabalho a meio coloque um pedaço de fita adesiva sobre a tomada a dizer: “Não tocar!”, especialmente se tem crianças em casa;

– Faça por realizar este tipo de trabalhos de dia. Se for uma urgência durante a noite recorra a um cabo de extensão para se poder conectar a uma lâmpada.

2. Remova o “quadro” da tomada

Com muito cuidado retire a parte exterior da tomada, desapertando os parafusos com a ajuda de uma chave de fenda própria para o efeito (use a ferramenta adequada, com isolamento para não apanhar choques elétricos). Inspeccione o estado dos fios. Teste novamente a tomada para ter a certeza que não há qualquer vestígio de eletcricidade.

Nota: Alguns modelos estão apenas encaixados, nestas situações basta inserir a ponta da chave de fenda entre o mesmo e a parede e levantá-lo com cuidado para não estragar a pintura da parede.

3. A cor dos fios 

Observe o modo como os fios estão conectados à tomada velha, isso vai dar-lhe jeito para trocar tomadas por uma nova. Se for necessário transcreva para um papel a que orifício corresponde cada fio. Normalmente há um fio azul e outro preto, ou vermelho. Se existir aterramento, haverá um terceiro – verde. Não se preocupe se não existir nenhum com esta cor. O que estiver conectado ao furo do meio da tomada é sempre o fio-terra, sempre! Para o orientar melhor marque-o com um pedaço de fita-cola para o diferenciar dos restantes.

Nota: Ao olhar para a parte de trás da sua nova tomada vai verificar que existe um orifício de bronze, outro de prata e um terceiro verde. Não é por acaso. O bronze corresponde ao fio preto, o de prata ao azul e finalmente o verde pertence à linha de terra. Há inclusivamente um ditado popular entre os electricistas: “preto para o bronze e verde para o solo”.

4. As ligações

Para trocar tomadas, desconecte os fios da antiga tomada, retirando os seus parafusos. Corte com um alicate a parte que está sem revestimento, pois já está bastante danificada. Seguidamente retire o revestimento, deixando uma ponta de aproximadamente um centímetro (de preferência em forma de gancho) e observe se os fios não estão a fazer contacto entre si. Feito isto, é só conectar cada um deles, à nova tomada, apertando sempre muito bem os parafusos.

Nota:

– Se não existir fio-terra, o orifício do meio fica vazio;

– Lembre-se que é muito importante conectar os fios na nova tomada conforme estavam na outra;

– Aproveite a oportunidade para limpar a caixa interior da tomada e verificar o quanto estão desgastados os fios. Para salvaguardar a sua durabilidade revista-os com fita isolante. Caso necessite de os substituir contrate um electricista profissional. Não tente arranjar sozinho, serviços que são para profissionais.  

5. A instalação

Por fim, sempre com muito cuidado dobre os fios na caixa de saída, empurre o quadro da tomada e aperte os parafusos nos seus devidos lugares. Ligue a electricidade e teste o seu trabalho ligando um rádio à tomada.

Nota: Se a tomada não encaixar, puxe-a para fora e volte a reorganizar os fios até que estejam dobrados ordenadamente e tente novamente.

Uma pequena falha pode significar uma queimadura para a vida, por isso, nem toda a gente se sente à vontade para realizar este tipo de trabalhos. Se é uma dessas pessoas, sempre pode contratar os serviços de um electricista profissional na Zaask.