Entrevista Profissional de Excelência: “boas reviews geram mais trabalho e mais exposição”
Sofia Pereira é designer e foi considerada Profissional de Excelência 2016. Inscrita na Zaask desde 2013, profissionalismo e avaliações de cinco estrelas são o feedback dado pelos clientes que conheceram o seu talento para a ilustração e design gráfico. O que a distingue dos outros profissionais? A sua capacidade de perceber as necessidades dos clientes, a sua rapidez de resposta, simpatia e, claro… as reviews! Leia a entrevista e fique a conhecer este jovem talento.
Como é que começou a utilizar a Zaask?
Comecei a utilizar a Zaask pouco tempo depois do seu início, e depois de já ter tido contacto com plataformas semelhantes na internet, trabalhando com clientes no estrangeiro. Quando soube que um site semelhante tinha surgido em Portugal, resolvi criar uma conta para experimentar e depois de algumas tentativas resultou positivamente.
Como é que a Zaask a ajudou a fazer crescer o seu negócio?
Servindo como ponte entre mim e potenciais clientes, com os quais não me iria cruzar de outra maneira. Acrescendo ao facto de alguns se tornarem clientes recorrentes, vem também o passa palavra, e boas reviews geram mais trabalho e mais exposição. É um efeito bola de neve.
Que sugestões dá a profissionais que comecem a utilizar a Zaask?
Não desistam às primeiras portas fechadas – de início pode ser difícil ganhar projectos mas continuem a tentar até conseguirem obter um resultado positivo. O que custa é mesmo começar, mas com trabalho e dedicação começamos mais tarde ou mais cedo a ver resultados.
Tem algum conselho ou truque para pedir avaliações?
Na realidade não, aquando da finalização dos projectos na Zaask, os clientes regra geral costumam deixar um comentário com uma avaliação, muitas vezes por iniciativa própria, deixando a sua apreciação da experiência – que uma vez que o trabalho foi concluído com sucesso, será em princípio positiva.
Tem algum conselho para os profissionais comprarem e gerirem os créditos?
Não gastem os créditos imprudentemente – geralmente analiso bem o pedido antes de me atirar de cabeça para o projecto, a não ser que seja muito promissor. Se tem pouca informação, a contrapartida não é boa, ou é dirigido a uma actividade com a qual não me sinto tão à vontade e confiante para trabalhar, geralmente guardo os créditos para uma proposta mais adequada no futuro. Temos de ter em conta o facto de haver sempre novos trabalhos a surgir no site, não devemos gastar os créditos todos de uma vez porque mais tarde ou mais cedo pode surgir uma proposta de trabalho melhor – e é aí que dá jeito ter aqueles créditos guardados.
Qual o segredo para enviar a mensagem perfeita aos clientes?
Enviar uma mensagem sucinta, ir directo ao assunto, ser acessível e ter referências/exemplos para mostrar. O cliente quer saber o que fazemos, o que fizemos, e para isso nada como mostrarmos o que sabemos fazer através de exemplos concretos. É isso, a par do orçamento, que vai pesar na decisão do cliente na escolha do profissional. Ter boas reviews também ajuda bastante.
Qual é a chave para ser um Profissional de Excelência na Zaask?
Não tenho nenhuma fórmula, penso que foi apenas trabalho e muita persistência que me trouxeram até onde estou neste momento. Estou a trabalhar através deste site praticamente desde o início, o que significa que já tive muitas oportunidades, já levei muitos “nãos”, mas também já tive muito feedback positivo, e isso deu-me margem para evoluir e chegar a um patamar mais confortável e sentir-me mais confiante. Ter boas reviews também ajuda bastante!
Tem alguma história favorita na Zaask?
Para mim todas as histórias são boas quando terminam bem, e quando estabelecemos uma relação de confiança com o cliente. Quando há um retorno, e nos voltam a contactar meses mais tarde para mais um trabalho. Da Zaask em si tenho memória da entrevista que me fizeram no vídeo promocional (já há uns anos atrás) que foi uma experiência muito engraçada, e os meus amigos volta e meia lá iam descobrindo e vinham-me dizer que me tinham visto num vídeo na internet – que eu fiz questão de não enviar a ninguém!
Que conselho dá a clientes que vêm à nossa plataforma para encontrar os melhores profissionais?
Quanto a isso só posso dizer que vêm ao sítio certo!
Que conselho dá a outros profissionais para que consigam ter maior sucesso?
Acima de tudo tenham um portefólio preparado para mostrar quando enviam o orçamento, é a melhor maneira de convencer o cliente do vosso valor – e que o orçamento seja um reflexo da qualidade vosso trabalho, não tenham medo de o propor. Por vezes desprestigiamo-nos com receio que o cliente não aceite as nossas condições, mas se não estivermos confiantes o cliente dificilmente também demonstrará confiança no nosso trabalho. Mostrem porque é que vos deviam escolher a vocês, fazendo sobressair as vossas melhores qualidades, e sejam capazes de negociar (sem nunca se desvalorizarem). Por último, e não menos importante, sejam fiéis a vocês próprios.
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