Ana Albergaria

Entrevista PRO de Excelência: “Tenho uma maior probabilidade de angariar sempre mais clientes”

pro de excelencia

Ana Albergaria, designer, copywriter e tradutora, foi eleita Profissional de Excelência na categoria de Design. Registada há três anos na Zaask e com Aveiro como área de actuação, Ana prima pela sua abordagem ao cliente, simpatia, profissionalismo e, claro, versatilidade (não é qualquer profissional que demonstra conhecimento em tantas áreas!). Numa área em que a componente visual é crucial e onde, cada vez mais, é importante existir um factor diferenciador, Ana é capaz de enaltecer o amor entre os clientes e as suas marcas, agregando-lhes valor e personificando qualquer ideia através dos seus trabalhos. Fique a conhecê-la um pouco melhor com esta entrevista.

Como é que começou a utilizar a Zaask?

Um dia, quando estava a registar a minha empresa para divulgação dos meus serviços em diversos diretórios na internet, surgiu entre eles a plataforma Zaask, que inicialmente utilizei somente na versão gratuita mantendo somente um perfil de profissional preenchido. Entretanto recebi um email a informar-me de como funcionava a plataforma e poderia melhorar o negócio, ou seja, adquirindo packs de créditos que dariam acesso a pedidos de orçamento para trabalhos nas áreas de interesse por parte de clientes e resolvi experimentar.

Como é que a Zaask a ajudou a fazer crescer o seu negócio?

Ao ter acesso a vários pedidos de orçamento nas minhas áreas de actuação, dos quais posso ainda fazer uma triagem dos que me interessam ou não, tenho uma maior probabilidade de angariar sempre mais clientes até porque muitos deles acabam por fidelizar-se posteriormente, o que acaba por ser sempre um bom investimento. Há ainda a mais-valia de, ao invés de sermos nós (profissionais) a procurar e divulgar os serviços para angariar trabalhos, termos já uma vasta oferta de pedidos de trabalho com uma boa probabilidade de serem adjudicados visto existir uma limitação no envio/recepção de propostas ao cliente.    

Ana Albergaria, que sugestões dá a profissionais que comecem a utilizar a Zaask?

Que criem um perfil o mais completo possível pois assim que enviarem um orçamento, provavelmente a primeira coisa que o cliente fará será visitar o seu perfil, logo, a sua imagem e conteúdo deverá estar apresentada da melhor forma possível. A informação sobre o profissional deve estar completa também para que o cliente sinta que está a negociar com alguém com total transparência sobre a sua identidade.

Além do perfil, é essencial começar por adquirir pelo menos um pack básico de créditos, já que de outra forma não conseguirão começar a apresentar propostas e a começar a sentir o retorno desse investimento. É fulcral não desanimar também, pois se por cada trabalho apenas 1 em cada 5 profissionais o terá ganho, é óbvio que nunca conseguirão ganhar todos os trabalhos. Mas é perfeitamente normal.

Ainda assim, a plataforma é rentável, e é possível ganharem todos os trabalhos ou quase todos mas terão de ser infalíveis nos vossos métodos de abordagem ao cliente e ainda no principal: relação qualidade-preço.

Ana Albergaria, tem algum conselho ou truque para pedir avaliações?

Sinceramente não. Muitos clientes fazem-no por livre e espontânea vontade com o entusiasmo de terem recebido um trabalho que os deixou satisfeitos. Outras vezes sou eu que solicito as avaliações apenas com uma simples mensagem via facebook ou email no momento do término do trabalho e  estes disponibilizam-se de imediato com toda a amabilidade para o fazer. Confesso que tenho tido uma excelente experiência com todos os meus clientes e com muitos deles chega mesmo até a quebrarem-se as formalidades e instala-se além de uma relação profissional e de respeito mútuo uma certa “amizade” que julgo ser o que acaba por gerar esse fidelidade do cliente posteriormente.  

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Ana Albergaria, tem algum conselho para os profissionais comprarem e gerirem os créditos?

No que concerne à aquisição de créditos, a melhor forma de aquisição é sempre pelos pacotes maiores pois o valor por crédito diminui consideravelmente. No entanto, nem sempre é fácil investir de uma só vez um valor tão alto, portanto neste caso diria que fica mais ao critério das possibilidades de investimento de cada profissional.

Mas no caso dos profissionais que têm possibilidade de investir mais, creio que é indubitável que a melhor aposta são os packs com mais créditos pois compensam bastante.

Em termos de gestão no momento da aquisição de um pedido de orçamento creio que é necessário ter em conta vários fatores sendo eles: o custo de aquisição do trabalho compensa relativamente ao lucro que esse trabalho vai dar (porque não é uma aquisição direta, é a aquisição de uma probabilidade de se ganhar um trabalho); o título do pedido do orçamento é aquilo que fazemos, mas na descrição depois de explícito, o trabalho vai mesmo de facto ao encontro daquilo que fazemos (muitas vezes os clientes escolhem títulos que não têm nada a ver com aquilo que na realidade pretendem que se execute e depois chegamos à conclusão que desperdiçamos créditos em algo que jamais poderíamos executar); o cliente que está a fazer o pedido tem real intenção de executar o trabalho ou está apenas a fazer uma sondagem de preços (eu não desperdiço créditos em sondagens ainda que no futuro o cliente até possa querer avançar, é muito incerto para investir num pedido que nem o próprio cliente sabe se quer); a localização geográfica é a sua (por vezes ignoramos esse factor porque julgamos que podemos trabalhar remotamente sem problemas, mas se o cliente diz especificamente que o profissional tem de ser do distrito X e que isso não é “indiferente” a probabilidade de ganhar esse trabalho reduz significativamente”, logo se comprar esse orçamento estará a arriscar a perdê-los mais do que noutros pedidos – existem clientes que fazem questão de se encontrar pessoalmente com os profissionais e sendo assim isso reduz a possibilidade de ganhar esses trabalhos quando se é de longe); e tal como estes existem muitos outros fatores que os próprios profissionais com o tempo acabarão por se ir apercebendo por experiência própria tal como eu aprendi.  

Ana Albergaria, qual o segredo para enviar a mensagem perfeita aos clientes?

Não há propriamente um segredo até porque todos os clientes são diferentes e esta é uma questão muito complicada e só saberemos como lidar realmente com eles depois da primeira abordagem. Para começar, se a descrição de um pedido está em português, inglês ou francês, deve responder-se ao cliente no mesmo idioma que consta no pedido do orçamento, pois se o cliente falasse português teria redigido o pedido nesse idioma.

Em segundo lugar, é fulcral ter uma mensagem-tipo sempre preparada que se envia para todos os clientes num primeiro contacto mas que vai sofrer ligeiras alterações consoante o tipo de pedido de orçamento. Mas a estrutura principal de apresentação de empresa e contactos terá de estar lá. Há clientes que fazem também questão de serem tratados pelo seu título, mas lá está, são questões que só se detectam assim que nos respondem e vemos na assinatura de email (Francisco Almeida (Dr.) ou Jorge Costa (Engº)) e a partir daí dirigimo-nos ao cliente pelo seu título.

Outros preferem tratamento informal e isso nota-se pela forma até como escrevem pois ao invés de um “Exma. Sra.” surpreendem-nos com um agradável “Olá Ana!” e logo vemos que podemos tratar o cliente somente pelo nome mas na 3ª pessoa claro mas embora mais informal, sempre com uma certa barreira ou seja, sempre com muito respeito e profissionalismo. Mas cada caso é um caso e creio que aqui há que ter uma certa sensibilidade para ver que tipo de tratamento em termos de comunicação deveremos ter para com o possível cliente.

Da parte do profissional, deve ser mostrar-se amável, super prestável, disponível e mesmo que leve um frio “Contratei outro profissional”, deve enviar na mesma um email a lamentar não ter tido aquela oportunidade mas a que continua ao dispor para futuras oportunidades.  

Ana Albergaria, qual é a chave para ser um Profissional de Excelência na Zaask?

Sinceramente não sei, até porque fiquei surpreendida com o destaque. Mas o que eu considero importante para se ser um excelente profissional na Zaask é tudo o que referi acima até agora. E além do que referi há 3 coisas importantíssimas: rapidez no envio de orçamentos; cumprimentos dos prazos de entregas (isto é fulcral – nada satisfaz mais um cliente do que um trabalho feito dentro do prazo estipulado) e como não poderia deixar de ser, um trabalho bem feito, ou seja, trabalhos sem erros, sem falhas, e no caso de trabalhos criativos, nunca dar um trabalho por terminado enquanto o cliente não estiver fascinado por ele por muito que isso nos custe a dedicar tempo extra que nos sai do orçamento previsto.

Porque um cliente insatisfeito não voltará e um cliente satisfeito além de voltar trará outros com ele, dará excelentes referências sobre o nosso trabalho. Logo esse tempo que julgamos ser um prejuízo, é na realidade um investimento.

Ana Albergaria, tem alguma história favorita na Zaask?

Só me recordo de uma. Um cliente ficou tão contente com o orçamento que lhe dei, que me deu logo 5 estrelas e eu ainda nem lhe tinha feito o trabalho! =D

Que conselho dá a clientes que vêm à nossa plataforma para encontrar os melhores profissionais?

Se precisarem de serviços de design, tradução e marketing pesquisem diretamente “Ana Albergaria Design, Marketing e Tradução”. (É óbvio que eu tinha que dar este conselho, não é?). Se precisarem de serviços de outras setores de atividade ao preencheram o vosso pedido de orçamento tentem fazê-lo da forma mais completa possível e depois de receberam todas as propostas, verifiquem os perfis de todos os profissionais que as enviaram para que possam conhecer o percurso deles, ou seja, lerem as críticas de antigos clientes, verificarem se são profissionais de bronze, prata, ouro ou de excelência e obterem todas a informações que necessitam sobre os mesmos.

Que conselho dá a outros profissionais para que consigam ter maior sucesso?

De certa forma que sigam mais ou menos as dicas que fui dando nas questões anteriores. Creio que já é uma forma de aumentar a probabilidade de obter sucesso nos negócios na Zaask gerindo os créditos e situações com algumas das dicas que referi. Tirar ainda de vez em quando alguns períodos para reflexão. Se algo não está a correr bem, anotar o quê e tentar descobrir o porquê e procurar soluções ainda que por tentativas para esses problemas. Porque não ganho clientes? O que estarei a fazer de errado? Terei preços demasiado elevados, demasiado baixos? O cliente gostou do meu trabalho? Fazer avaliação junto dos clientes sobre o trabalho mas também uma auto-avaliação.  
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