Dicas para fazer compras de Natal

O ideal é fazer as compras de Natal sem pressas e com a devida antecedência, para ter mais tempo, flexibilidade e criatividade para encontrar os presentes certos.

No entanto, se ainda não fez as suas compras de Natal, nada a temer porque a Zaask deixa aqui algumas dicas que vão ajudá-lo com toda a logística. Nesta altura é muito importante planear e organizar-se para rentabilizar o seu tempo e a sua carteira, evitando as compras por impulso.

  1. Faça uma lista com o nome de todas as pessoas que vai presentear e aponte ideias de presentes que tenham a ver com cada uma delas. Procure fazer compras de Natal úteis e adequadas ao seu destinatário. Porque não oferecer cartões de compra de bens essenciais? Ou uma peça de roupa a uma criança em vez de um brinquedo? Etc. Veja na Zaask ideias para presentes de Natal.
  2. Defina um orçamento e estipule um limite para gastar com as compras de Natal. Calcule também mais ou menos quanto quer gastar com cada uma das pessoas da sua lista e um valor máximo para cada presente, respeitando a sua realidade financeira. Lembre-se que a ideia é nunca ultrapassar o orçamento.
  3. Procure boas oportunidades de compras. Mesmo com falta de tempo, tenha paciência e não faça as compras de Natal na primeira loja que entrar. Compare preços, vai ver que compensa. Aproveite promoções e escolha, por exemplo, os outlets para conseguir preços mais baixos ou lojas de artigos em segunda-mão.
  4. Faça compras de Natal na Internet. Utilize a Internet como aliada nas compras de Natal, pois muitos produtos podem ser encontrados online a melhores preços. Mas não se esqueça de verificar o prazo de entrega e dar uma margem de segurança para os imprevistos, para que os presentes não cheguem atrasados.
  5. Crie um plano de compras com os lugares que pretende visitar. Este plano irá permitir rentabilizar o seu tempo.
  6. Aproveite as vendas especiais de Natal onde pode conseguir lembranças simbólicas e ajudar também quem precisa.
  7. Troque os presentes de Natal por lembranças. Não precisa de fazer compras de Natal colossais, pois o que conta é a intenção. Só o facto de estar a presentear alguém com um mimo já demonstra atenção e carinho. Através da Zaask encontra profissionais de confiança que fazem brindes. Não perca tempo e contacte-os já.
  8. Crie os seus próprios presentes. Use a sua criatividade para fazer presentes DIY. Pode fazer compotas, bolachas de Natal, bordados, entre tantas outras possibilidades. Pode criar um cartão personalizado e fazer um embrulho original com materiais que tiver em casa.
  9. Espere pelos saldos. Se sabe que não vai ver uma determinada pessoa no Natal, espere para comprar a prenda na altura dos saldos, pois assim terá oportunidade para comprar uma prenda melhor, por menos dinheiro.
  10. Anote tudo. À medida que for fazendo as compras de Natal anote tudo o que já gastou para ter um controle dos gastos e não arraste os pagamentos das compras de Natal para os meses seguintes. Seja realista em relação às prendas que pode oferecer.