Como cuidar da pele no Inverno

O Inverno é pouco amigo da sua pele. O frio, o vento e a chuva podem secar e até mesmo fazê-la gretar, especialmente nas mãos e rosto. Se já tiver a pele oleosa ou dermatite seborreica, esses sintomas tenderão a agravar-se. É, por isso, imprescindível cuidar da pele no Inverno. E, mesmo os dias solarengos de Inverno não são inofensivos. A verdade é que a sua pele exige cuidados e proteção 365 dias por ano.

Para o/a ajudar a Zaask vai dar-lhe dicas sobre como cuidar da pele no Inverno.

Evitar banhos muito quentes

Um banho quente é uma ideia tentadora para espantar o frio. No entanto, saiba que se quer cuidar da pele no Inverno esse é o primeiro hábito que deve corrigir: resista à tentação e não tome banho com água muito quente. É a primeira agressão que fará à sua pele no Inverno, pois a água muito quente elimina a proteção natural ou a oleosidade da sua pele.

O frio, o vento e a baixa humidade do ar podem ser ameaças à hidratação da sua pele, já que as células que produzem a gordura da pele também diminuem a sua actividade durante o Inverno. A água quente retira o manto hidrolipídico da pele. O efeito pode ser devastador: pele ressequida e desidratada, mais frágil e sujeita a irritações. Para cuidar da pele no Inverno prefira banhos mornos e rápidos.

Pele ressequida e a escamar

No caso de ter pele seca a escamar não deve tomar banhos muito quentes, para não perder a oleosidade natural da sua pele. Compre sabonete ou gel de banho hidratante adequado ao seu tipo de pele. Se quer cuidar da pele no Inverno prefira, por exemplo, produtos com ceramida, glicerina ou manteiga de karité. Evite produtos desengordurantes que contenham álcool, ácido salicílico ou ácido glicólico na sua composição pois podem secar ainda mais a sua pele. Também não use esponjas. A fricção só agravará a desidratação. Use apenas as mãos em massagens suaves e regulares.

Logo após o banho, com a pele ainda húmida, ponha hidratante. Mais uma vez, prefira os produtos “oil free” que não provocam acne. Beba bastante água, cerca de dois litros por dia, e coma frutas e legumes para ajudar a cuida da pele no Inverno.

Rosto hidratado e protegido

Se a pele do seu rosto for oleosa, evite usar hidratante e lavar a cara com água quente (neste caso vai estimular a produção de mais oleosidade). Para cuida da pele no Inverno, em vez de máscaras ou toners à base de álcool, prefira loções com vaselina ou glicerina ou, se tiver a pele muito seca, leites de limpeza suaves à base de argila. Evite também alimentos gordurosos, beba bastante água, coma frutas e legumes.

Se quer cuidar da pele no Inverno não se deixe enganar com os dias de sol. Apesar de uma menor incidência dos raios ultravioleta, a radiação UVA continua forte. Use protetor o ano inteiro. Será o método mais fácil de evitar o envelhecimento precoce da sua pele ou o aparecimento de manchas e rugas. Opte por protetores solares livres de óleo. De preferência, além da proteção solar devem também ser hidratantes e antioxidantes.

Mãos cuidadas e suaves

A pele das suas mãos é mais fina e tem menos glândulas sebáceas – isto é, significa que vai ter maior dificuldade em manter a pele das suas mãos hidratada no tempo frio e seco. Comichão, irritações e feridas podem facilmente aparecer. Use luvas para manter as suas mãos quentes, se as de lã lhe causarem irritações opte por umas de algodão. Acima de tudo, evite tanto luvas como meias húmidas. Não só lhe pode agravar irritações como até causar um eczema. Naturalmente, proteja a sua pele com um hidratante.

Estas são apenas algumas das dicas para cuidar da pele no Inverno. Pode também optar por deixar a sua pele nas mãos de profissionais de estética, que tratem dela não só para o Inverno, mas para todo o ano.