Dicas para criar um portfólio fotográfico profissional
Um portfólio fotográfico é hoje em dia o principal instrumento de apresentação do trabalho de um fotógrafo. Aliás, acaba por ser bem mais importante do que qualquer curriculum na altura de angariar clientes, pois é revelador da capacidade técnica e inclinação estética do profissional.
Contudo, elaborar um portfólio fotográfico pode não ser tarefa fácil, sobretudo na fase inicial. Por isso, a Zaask deixa-lhe aqui alguns pontos-chave para ter em conta quando começar a criar ou renovar o seu.
1. Elabore um portfólio fotográfico pequeno e objectivo
A regra número 1 na criação de qualquer portfólio fotográfico é simples: escolha apenas as suas melhores fotos e seja muitíssimo exigente nessa selecção. Se tem dúvidas na inclusão de uma determinada foto, é bastante provável que a melhor opção seja deixá-la de fora, pois de nada serve incluir fotos medianas que só farão cair a percepção do valor médio do seu trabalho. Além do mais, ter um portfólio fotográfico curto garante que a sua visualização não se transforma num processo aborrecido para quem o vê e analisa.
2. Seja objectivo e saiba adequar-se ao público-alvo que pretende atingir
Se pretende e tem capacidade para actuar em áreas de fotografia bastante distintas crie vários portfólios. Desta forma, poderá escolher e mostrar o portfólio fotográfico mais adequado para o cliente ou pessoa em questão que o vai analisar. Por exemplo, de nada serve mostrar as suas melhores fotos de produtos em estúdio a um cliente que pretende contratá-lo para fotografar um casamento.
3. Tenha sempre um portfólio fotográfico online
Um portfólio online traz sempre muito mais exposição, sendo nos dias de hoje imprescindível, mesmo que a princípio seja num serviço gratuito como o flickr. O facto de ser online também tem a vantagem de poder obter feedback de forma mais contínua e consistente ao longo do tempo sobre as alterações que faz.
4. Tenha um especial cuidado na apresentação das suas imagens
Tenha em atenção à qualidade do papel, da impressão e do álbum que usará para o seu portfólio fotográfico impresso, assim como ao design e navegabilidade do seu portfólio online. As suas imagens podem ser espantosas, mas se forem mal impressas e mal apresentadas ou se a navegação do seu site não for fluida e consistente, estará a dificultar o seu reconhecimento para quem as vê. Não se esqueça: o cuidado geral na apresentação das suas imagens é quase tão importante como as imagens propriamente ditas.
5. Mantenha o seu portfólio fotográfico simples e minimalista
Ao mesmo tempo que deve dar destaque à qualidade e apresentação do seu portfólio fotográfico, seja online ou impresso, deverá também mantê-lo simples e minimalista, evitando ao máximo tirar o foco das suas fotografias. Nestes trabalhos, salvo raras excepções, o exagero de artifícios, um design alternativo ou demasiado colorido tiram protagonismo e foco à fotografia propriamente dita.
6. Dê atenção ao feedback sobre o seu trabalho
Oiça e consulte a opinião das pessoas sobre o seu portfólio fotográfico, de forma a poder melhorá-lo. O feedback é fundamental, embora deva apenas ter em conta as opiniões das pessoas que pretende que sejam o seu público-alvo ou que sejam especialistas na sua área da fotografia.
Agora que tem as bases para começar a criar o seu portfólio fotográfico, não se esqueça que ele não é definitivo, pois exige bastante dedicação e esforço constante. Actualizá-lo periodicamente com os seus novos trabalhos criará uma dinâmica de aperfeiçoamento contínua, mostrando o melhor do seu trabalho e garantindo também que as imagens que mostra não têm uma estética desactualizada.