como escolher uma objectiva

Como criar um blog de fotografia

Criar um blog de fotografia sobre o seu trabalho poderá ser uma mais-valia fundamental para angariar clientes ou, simplesmente, expor o seu trabalho pessoal.

Por isso, deixamos-lhe aqui algumas dicas para criar o seu blog de fotografia:

 

  1. Use um tema/design adequado para fotografia

Poderá começar o seu blog de fotografia com um serviço gratuito, mas verá que o uso de um tema/design mais profissional e adequado trará uma mais-valia fundamental, com o consequente reflexo na sua imagem enquanto profissional da fotografia. E a verdade é que o investimento é relativamente baixo.

Também é aconselhável usar um domínio próprio ou, no caso de já ter site próprio, incorporar o seu blog no mesmo.

 

  1. Utilize imagens em baixa resolução no seu blog de fotografia

Faça upload de imagens apenas em baixa resolução, pois sendo mais leves tornam o seu blog de fotografia substancialmente mais rápido a carregar. Por seu turno, também dissuadirá algumas pessoas menos bem-intencionadas a usarem as suas imagens para fins de impressão, etc. Desta forma, embora não totalmente, limitará bastante o uso eventual não autorizado das suas fotografias por terceiros.

 

  1. Proteja o seu trabalho

Para proteger o seu trabalho de uso não autorizado, poderá ponderar a utilização de marcas de água nas imagens expostas no seu blog fotográfico, embora nem sempre esta opção seja consensual.

De facto, a verdade é que uma marca de água demasiado marcada e visível poderá interferir com a experiência de quem está a visualizar a foto. No entanto, ao contrário, uma marca de água demasiado sumida tornará mais fácil a sua remoção para quem pretenda utilizar as suas imagens sem autorização. Por isso, há mesmo quem defenda que mais vale não usar marcas de água de todo.

Assim, caso opte por esta solução para o seu blog fotográfico, faça-o moderadamente.

 

  1. Mantenha o seu blog fotográfico actualizado

Actualize frequentemente o seu blog fotográfico e crie conteúdos alternativos relacionados com o seu tipo de fotografia, já que, de forma geral, as actualizações regulares nos blogs são um factor chave para manter os leitores interessados.

De qualquer forma, tenha em atenção que é importante manter um nível médio de qualidade dos conteúdos, tanto escritos como visual, ao nível das imagens. Por isso, procure encontrar um equilíbrio que lhe permita actualizar o seu blog o mais regularmente possível mas sempre com conteúdos de qualidade.

 

  1. Seja profissional tanto ao nível da linguagem como do conteúdo

Tenha atenção que ser profissional na escrita não implica ser impessoal ou demasiado formal. Pelo contrário, escrever de forma pessoal ajudará a criar um elo mais forte com os seus leitores e potenciais contactos. Não descure, porém, princípios gramaticais do uso da língua, nem seja demasiado derivativo nos conteúdos.

Entretanto, se divulgar imagens de clientes para promoção, peça-lhes sempre autorização antecipadamente para evitar dissabores futuros.

 

  1. Use as redes sociais para divulgar o seu blog fotográfico

Interaja com os seus visitantes, mostre o seu trabalho, personalidade e os seus pontos de vista relacionados com o tipo de fotografia presente no seu blog fotográfico. Nunca se sabe quando poderá aparecer um contacto relevante, quer seja uma oportunidade de parceria, quer seja um potencial cliente.

 

Resumindo, o potencial de um blog de fotografia para promoção do seu trabalho fotográfico é enorme, por isso não deixe de usar esta ferramenta de divulgação praticamente indispensável nos dias de hoje para qualquer fotógrafo ou aspirante.

Se precisar de ajuda já sabe que pode contar com a Zaask, através da qual encontra profissionais de confiança e avaliados para o(a) ajudar a concretizar o seu blog fotográfico.