Dicas de segurança: contrate o profissional certo para o seu projecto pessoal
A missão da Zaask é facilitar a contratação de serviços locais com um simples clique, mas quando chega a hora de escolher o profissional certo, há sempre que ter em conta diversos factores para que não sejam defraudadas as suas expectativas e para que não se sinta, de todo, enganado.
A Zaask dá-lhe, neste sentido, algumas dicas de segurança que deverá ter em conta na hora de contratar o profissional quando realizar o seu projecto pessoal:
Verifique que o profissional é autêntico
Tente sempre saber se o profissional é especializado no tipo de serviço que procura ver realizado. Muitas vezes, poderá encontrar profissionais que façam determinados serviços nos seus tempos livres e que poderão não ter as qualificações necessárias ou poderão mesmo prestar um serviço de menor qualidade. Para evitar estas situações, o melhor é pesquisar o máximo possível sobre o profissional e exigir a verificação de todos os dados (tais como licenças, por exemplo) para comprovar a sua experiência profissional.
Analise sempre todas as opções
Contratar serviços, através da Zaask, poupar-lhe-á muito tempo, mas é fundamental que, na hora de eleger o profissional, tenha sempre conhecimentos dos valores praticados no mercado (para não pagar mais que o normal e para saber se o profissional é mesmo o mais adequado para a realização do serviço). Se, mesmo após o contacto de várias empresas, não se sentir seguro, pode sempre pedir mais orçamentos. Não se deve precipitar a tomar uma decisão e deve sempre analisar todas as opções, para fazer a escolha mais acertada e segura.
A qualidade é mais importante que o preço num projecto pessoal
Um orçamento demasiado baixo pode não ser bom. Se os valores praticados no mercado forem sempre mais elevados que o que lhe foi apresentado, pode ser que esteja a ser defraudado. É sempre melhor opção seleccionar o profissional, baseando-se na qualidade do serviço que presta, tanto pelas referências de antigos clientes, como pela segurança que este lhe transmite.
Projecto pessoal: não pague adiantado
Se determinado profissional lhe exigir algum pagamento antes de começar a fazer o trabalho, poderá estar, de alguma forma, a ser enganado. É normal que, em alguns tipos de trabalhos, nomeadamente na área dos Eventos ou do Design e Tecnologia, seja pedido ao cliente algum valor monetário adiantado, mas isso é feito para garantir a adjudicação do serviço e o material utilizado.
Em trabalhos maiores também poderá ser exigido algum pagamento inicial para a compra do material. Contudo, deverá sempre exigir que tudo fique registado, aquando a elaboração do orçamento, e tudo deverá ser aprovado por si. Nunca adiante todo o valor acordado antes de o trabalho ou projecto pessoal estar realizado.
Ajude futuros clientes fazendo avaliações
Sempre que adjudicar um trabalho a um profissional, deverá, assim que o trabalho estiver concluído, deixar uma avaliação no seu perfil. Assim, futuros clientes terão em conta a sua opinião, que poderá determinar a contratação, ou não, de um profissional.
Finalmente, se foi vítima de fraude, poderá sempre apresentar queixa na Polícia, pois tem equipas especializadas neste tipo de crimes.