Como tornar um quarto de criança mais seguro
Todos os anos milhares de crianças de todo o mundo vão parar às emergências dos hospitais devido a acidentes domésticos. Os maiores perigos, muitas vezes, vivem dentro de quatro paredes. Não se assuste. Basta tomar as devidas precauções para evitar males maiores. Em baixo, a Zaask explica-lhe como tornar um quarto de criança mais seguro.
Berço seguro
Mais importante do que escolher um berço bonito é certificar-se que será um quarto de criança mais seguro. As ripas não devem ter uma distância entre si superior a oito centímetros, para que não corra o risco de o bebé entalar a cabeça. Confira também se as colunas localizadas nos cantos não contêm elementos decorativos capazes de prender as roupas do bebé e provocar lesões graves e até mesmo estrangulamento.
O seu objectivo é criar um quarto de criança mais seguro, por isso veja também regularmente o estado dos parafusos e restantes suportes para que tenha a certeza que nada de mal poderá acontecer aos mais novos.
Guardar brinquedos com inteligência
Para um quarto de criança mais seguro é recomendável guardar os brinquedos em caixas sem tampas. Se mesmo assim continuar a preferir guardar os brinquedos em caixas com tampas, estas devem, obrigatoriamente, possuir um braço mecânico com mola que impeçam a tampa de cair no chão e magoar uma criança.
Atenção:
Muito cuidado com os baús de brinquedos à moda antiga que não possuem dobradiças de mola. A qualquer momento podem-se fechar, esmagando a mão, ou a cabeça do seu filho. Pior – a criança ficar presa e morrer asfixiada! Para criar um quarto de criança mais seguro considere substituí-lo ou retirar a tampa.
Poucos adereços
Muitos pais gostam que os berços e as camas dos seus filhos estejam repletas de almofadas e peluches. Esquecendo-se que uma quantidade absurda de adereços pode provocar asfixia às crianças, especialmente com menos de um ano. Os mais pequenos adoram colocar tudo que lhes apareça à frente na boca!
Tomadas protegidas
Nas tomadas eléctricas do quarto coloque protectores de plástico sobre as mesmas. Só assim terá a certeza que a criança não vai enfiar os dedos nos orifícios e nos fios das tomadas. Um choque eléctrico pode ser fatal.
Cosméticos escondidos
Pó de talco, cremes e tudo o tipo de cosméticos devem ser mantidos num local seguro no quarto da criança, caso seja essa a divisão que prefira guardá-los. São mais perigosos do que imagina. Vários estudos indicam que a ingestão de este tipo de produtos é a causa nº1 de intoxicação em crianças, com menos de 6 anos de idade.
Uma decoração sem perigos
– Evite espelhos ou molduras pesadas, pois podem ferir gravemente uma criança.
– Fitas das persianas e de cortinas não devem estar ao alcance dos mais novos, pois implicam risco de estrangulamento.
– Por mais tentador que seja, não decore um quarto de criança com candeeiros de mesas e outros artigos decorativos pesados, dê preferência a enfeites moles e leves. Basta um puxão para tudo vir para baixo.
– Cuidado com os tapetes demasiado soltos. Facilmente uma criança tropeça e magoa-se.
– Relativamente aos móveis, para criar um quarto de criança mais seguro, garanta que estes estão sempre bem cuidados, sem risco de tombarem e esmagaram os mais pequenos.
– Tenha um especial cuidado ao que coloca em cima de uma cómoda, uma televisão, por exemplo, só aumenta o perigo.
– Para evitar eventuais ferimentos durante uma queda instale protecções em todos os cantos dos móveis do quarto.
– As crianças são por natureza muito irrequietas, a pensar nisso instale travas de segurança nas gavetas mais baixas para que o seu filho não as consiga abrir e usá-las como “escadas”.
– Tenha especial atenção à porta do quarto. Coloque um fecho específico para dificultar a sua abertura, bem como um imobilizador de portas, muito útil para prevenir dedos entalados. Faça o mesmo com as janelas.
Arquitectar um quarto de criança mais seguro não é algo que acarrete muitos custos, como pode verificar. Bastam algumas pequenas mudanças. Para obter a ajuda de um profissional de remodelações contacte ainda hoje a Zaask.
O mais importante é que os seus rebentos estejam seguros dentro da sua própria casa.