Como Pintar Vidro (para decoração)

Pintar vidro é uma maneira divertida e original de criar alguns presentes relativamente baratos para amigos e familiares, ou mesmo para utilizá-los na sua própria casa.

Seja qual for a sua intenção, a Zaask dá-lhe, de seguida, as indicações para começar a pintar vidro:

– Preparação:

Em primeiro lugar, antes de pintar vidro, examine as diferentes características das tintas. Confirme a sua transparência, variedade de cores, durabilidade e facilidade de aplicação.

– Transparência:

Existem tintas para vidro de cores transparentes e opacas. A tinta acrílica normalmente é usada para cores opacas, enquanto a tinta resinada normalmente é utilizada para cores transparentes, que podem ser brilhantes ou foscas.

– Variedade de cores:

Procure uma paleta de cores que mostre realmente como as mesmas vão ficar quando aplicadas no vidro. Por vezes as cores ficam diferentes no vidro, em comparação com aquelas que estão na paleta de amostras.

– Durabilidade:

A permanência e durabilidade da tinta são muito importantes para os objectos, como por exemplo, as garrafas de vidro. As tintas que são secas através de exposição ao calor, normalmente duram mais do que as que são secas à temperatura ambiente.

– Facilidade de aplicação:

Confirme se a tinta é de fácil aplicação, bem como a área a ser pintada.

Passos para pintar vidro (para decoração):

  1. Agora comece então por escolher o seu tipo de tinta. Para pinturas decorativas existem três categorias básicas:
  • Tinta acrílica esmaltada, ou simplesmente esmalte.
  • Tinta acrílica comum que se torna tinta para vidro quando a superfície estiver preparada com verniz vitral.
  • Tintas à base de solventes especiais para vidro.
  1. Arranje um pincel. Não é necessário um pincel específico para pintar vidro. Os seus pincéis podem ser normais (redondos, lisos ou chatos) com pêlos sintéticos misturados. Use pincéis de pêlos sintéticos ou naturais. Ambos podem ser usados para pintar vidro, e cada um tem uma vantagem diferente. Os sintéticos deixam marcas mais visíveis, enquanto os naturais permitem uma cobertura mais suave.
  2. Limpe o vidro com água e sabão. Confirme se a superfície do vidro que vai pintar está devidamente limpa antes de começar. Pode também utilizar álcool para o limpar.
  3. Leia e siga todas as instruções para cada tipo de tinta. Algumas tintas precisam de uma base antes da pintura e de uma cobertura no fim; pintar sem ler as instruções pode ter um mau resultado final.
  4. Desenhe o contorno com chumbo. Para isso compre o chumbo na variedade de fita ou de tubo, dependendo do seu objetivo. Use o seu stencil ou transfer, ou desenhe à mão. Uma alternativa para este método é o uso de canetas permanentes para fazer o contorno.
  5. Use um conta-gotas para aplicar a tinta em cada secção do seu desenho. Existem duas maneiras de fazê-lo: aplicar a tinta gotejando-a, enquanto move o conta-gotas pela superfície desejada ou usar um palito para espalhar a tinta se já tiver tinta suficiente na superfície e mesmo assim ainda há espaços a ser preenchidos. Isso também irá ajudar a livrar-se de bolhas de ar que fiquem presas na tinta, quando pintar vidro.
  6. Preencha o desenho com a tinta. O chumbo já aplicado vai impedir que a tinta escorra para fora da área desejada. Ao comprar a tinta para pintar vidro, ela pode trazer stencils ou transfers. Caso contrário, ou se preferir, pode optar por fazer os seus. Use stencils adesivos. O adesivo colado do outro lado do vidro servirá como guia para a sua pintura.
  7. Pode usar uma esponja. Ela possibilitará a criação de uma cobertura uniforme e nivelada, e é a melhor ferramenta se pintar uma peça inteira de uma mesma cor.
  8. Pondere cozer o objecto para fixar a pintura. As pinturas aquecidas duram mais tempo do que as pinturas que secam à temperatura ambiente. As tintas feitas à base de resina são removíveis até ao momento do aquecimento. Se houver algum erro durante a pintura com tinta à base de resina, é simples recomeçar a pintura. A tinta só se vai tornar permanente depois de o objecto de vidro ser cozido.
  9. Siga as instruções sobre como cozer o seu objecto de vidro na embalagem da tinta. Cada tipo de tinta precisa de um procedimento específico e possui instruções diferentes sobre o aquecimento. À partida, o vidro deverá ficar no forno cerca de 30 minutos, a 150º C para que a tinta fixe corretamente. Deixe depois o vidro arrefecer totalmente antes de voltar a tocar-lhe.

Estas são as dicas da Zaask para que comece a pintar vidro, para efeitos decorativos. De qualquer forma, caso necessite do trabalho de pintores de vidro, a Zaask dá-lhe uma ajuda a encontrá-lo.