Como restaurar uma mesa

Já pensou em restaurar uma mesa velha, descoberta no lixo ou esquecida na arrecadação da sua casa? Esta pode ser uma boa opção para salvar uma mesa inutilizada ou em mau estado. O processo de restaurar uma mesa pode demorar um pouco, mas o resultado final vai surpreendê-lo e vai acabar por poupar dinheiro.

Saiba então como restaurar uma mesa, com a ajuda da Zaask:

  1. Mova a mesa para uma área bem ventilada. Pode restaurar uma mesa numa oficina, garagem ou fora de casa, se o tempo e as condições o permitirem. Se a mesa é grande demais para se mover, abra todas as janelas ao seu redor e ventile bastante a área. De seguida, proteja o espaço onde vai trabalhar. Coloque folhas de jornais e de plástico no chão, ao redor da sua área de trabalho, para protecção de manchas ou danos durante o processo de restaurar uma mesa.
  2. Aplique um decapante. Com um pincel, aplique uma camada o mais uniformemente possível à superfície. Aguarde 15 a 20 minutos. Mas deve supervisionar, porque se o material ficar muito seco, vai ser difícil de remover. Os decapantes podem ser líquidos, ou feitos em fórmulas mais espessas, como géis, semi-pastas ou pastas. Os decapantes líquidos são bons apenas para restaurar uma mesa de superfície horizontal. Para superfícies verticais, os decapantes mais espessos são capazes de agarrar melhor. É importante usar uma ventilação adequada, luvas de borracha e protecção para os olhos ao usar estas substâncias. Siga sempre as recomendações de segurança da embalagem.
  3. Retire o decapante com uma espátula de plástico. Uma espátula de metal pode danificar a sua mesa. Se não sair tudo, use um pouco mais de decapante e repita o processo várias vezes.
  4. Remova o máximo de tinta e verniz com uma faca ou espátula de vidraceiro. Para restaurar uma mesa arredonde as bordas da sua ferramenta para evitar que arranque a madeira. Passe lã de aço de grau médio. Imergir a lã de aço no decapante pode ajudar a remover as manchas difíceis. Alguns acabamentos, principalmente esmaltes, exigem múltiplas aplicações de decapante para continuar o trabalho.
  5. Se quer fazer um trabalho realmente bom ao restaurar uma mesa, ainda será necessário lixar a mesa após a remoção do decapante. Deve lixar a mesa com uma lixa fina, levemente, na direção dos veios da madeira. Descolorações ou irregularidades desaparecerão.
  6. Limpe a superfície. Limpe toda a mesa com um pano para remover a poeira ou resíduos que ficaram do seu trabalho de restaurar uma mesa.
  7. Deve ainda preencher a madeira. Ou seja, se a sua madeira tem um grão aberto, como o carvalho ou o mogno, compre uma massa reparadora para o efeito. Existem massas de muitas cores diferentes. Para aplicar a massa de reparação, use um pano ou um pincel. Para esta etapa, é melhor seguir as instruções da embalagem. Deixe secar. Se houver excesso de produto em alguns sítios, remova-o com a sua espátula. Se a sua madeira tem um grão apertado, então pode passar à frente.
  8. Algumas madeiras têm uma tendência para absorver manchas de forma irregular e a aplicação de um selante impedirá que isso aconteça. Aplique uma camada generosa sobre a totalidade da mesa. Deixe-o absorver durante alguns minutos. Depois, com um pano limpo, limpe o excesso.
  1. Adicione o acabamento final. O tipo de acabamento é apenas uma questão gosto. Os óleos são suaves, naturais e fáceis de aplicar, mas oferecem menos protecção do que o verniz ou a laca. O poliuretano, por outro lado, é resistente, durável, e existe com uma variedade de brilhos. Infelizmente, é necessária alguma habilidade para aplicar este produto.
  2. Pinte a sua mesa. Ao terminar de restaurar uma mesa, aplique a tinta ou o colorante com um pincel. Siga o sentido do grão da madeira. Se utilizou um colorante, deixe-o secar alguns minutos e, em seguida, limpe o excesso com um pano. Quanto mais tempo o colorante ficar na superfície, mais escura a sua tonalidade se tornará.

A mesa está pronta, porém, foi preciso algum trabalho e paciência. Se, no entanto, quer restaurar uma mesa, mas não quer passar por este processo, pode sempre contratar um profissional de restauro para o efeito através da Zaask.