Como passar uma camisa
Poucas são as pessoas que gostam de passar uma camisa a ferro. Na verdade é uma arte. Muitas até optam por levá-las à lavandaria, mas nem sempre é possível. Toda a gente tem imprevistos. Para que esteja sempre preparado a Zaask explica-lhe, passo a passo, como passar uma camisa.
- Prepare a sua área de trabalho, quando se preparar para passar uma camisa. Escolha uma divisão da casa bem iluminada, com um piso limpo, livre de percalços, para que não corra o risco de ter um acidente. Ajuste a tábua de passar à sua altura.
- Caso a camisa que for engomar seja de linho, ou muito enrugada, convém pulverizá-la levemente com água usando um borrifador, isso vai facilitar-lhe a vida no momento de passar uma camisa.
- Encha o reservatório de água do ferro. Dê preferência à água destilada, ao invés da água da torneira, pois esta possui minerais prejudiciais a este equipamento electrónico. Com o passar do tempo a acumulação dos minerais faz com que a função de vapor não funcione correctamente. Na maior parte dos casos, o ferro começa mesmo a cuspir água e até a deixar manchas de ferrugem no vestuário.
- De seguida ligue o ferro. Defina o medidor de temperatura para a definição específica do tecido da camisa em causa. Caso tenha dúvidas, não arrisque, verifique a etiqueta. Não se esqueça de deixar o ferro a aquecer, sobre o suporte construído para o efeito.
- Assim que o ferro esteja suficientemente quente, active o recurso de vapor. Desenrole a camisa na tábua de engomar. Posicione a gola da camisa, na lateral, de frente para si. Comece pelas pontas e somente depois vá para o meio. Faça o mesmo do outro lado. No fim dobre a gola.
- Depois de terminar o colarinho puxe a camisa para a tábua, de modo a que fique plana. Passe o ferro na zona traseira da camisa – ombros e costas. Faça isto sempre na posição horizontal.
- Chegou o momento das mangas. O segredo é não ter pressa (leve o seu tempo) e certifique-se que o tecido está sempre esticado sem grandes rugas, antes de passar uma camisa. Coloque a manga em todo o seu comprimento sobre a tábua. Comece no topo, onde a manga é costurada, até a extremidade do pulso, sempre com bastante firmeza. Vire a manga e repita o processo.
- Após as mangas, segue-se por fim o corpo da camisa. Coloque em primeiro o lado esquerdo da camisa sobre a tábua de engomar. Mantenha a camisa estendida e lisa. Comece pela secção inferior e só depois faça o resto. Trabalhe ao redor dos botões, tomando cuidado para passar as carcelas (as tiras onde estão colocados os botões e as suas casas). Trabalhe a partir das carcelas, em direcção às costuras laterais. Faça o mesmo com o lado direito.
- Agora que acabou de passar uma camisa a ferro coloque-a cuidadosamente num cabide. Certifique-se de que fica pendurada em linha recta, com as mangas planas e suavemente dobradas para a frente. Aperte o botão do colarinho, bem como os dois seguintes, pois isso fará com que a camisa mantenha a sua forma. Pendure-a no armário. Em um local com espaço de modo a que as outras roupas não esmaguem a sua camisa recém-passada.
Dicas finais para passar uma camisa:
- Tenha muito cuidado com a temperatura do ferro. Temperaturas elevadas podem danificar os tecidos das camisas. Certos tecidos delicados exigem, inclusive, que se coloque um pano por cima para passar uma camisa;
- Mantenha sempre uma garrafa de spray de água junto a si;
- Esteja sempre a movimentar o ferro. Não pare o ferro durante muito tempo sobre o tecido, ou corre o sério risco de o queimar;
- Use a ponta do ferro para trabalhar em torno dos botões, dos bolsos e das mangas;
- Assim que tenha as camisas secas não as acumule em uma pilha de roupa. Não as amasse. Isso não vai facilitar, em nada, o seu trabalho. Prefira colocá-las num cavide, ou numa cadeira;
- Mantenha a sua tábua de passar com o pano limpo e em boas condições.
Aventure-se a passar uma camisa seguindo estes passo. Certamente que desta vez vai ter um resultado diferente. Se mesmo assim não vir os resultados pretendidos, encontre um profissional que passe a sua roupa a ferro, através da Zaask. Uma coisa é certa: as desculpas acabaram-se para não ter as camisas impecáveis.