Como limpar um aquário eléctrico
Ter um aquário em casa é agradável, mas para o manter em boas condições há que ter alguns cuidados e um deles é o de limpar um aquário com regularidade e eficiência. O seu aquário já tem a água turva e o cheiro já não é o melhor? Está na altura de limpar um aquário eléctrico.
Embora possa fazê-lo uma vez a cada duas semanas, a manutenção semanal mantém o aquário e os peixes saudáveis, e na verdade o seu trabalho estará mais facilitado se o fizer com mais frequência.
Mas antes de limpar um aquário eléctrico, saiba alguns detalhes:
1.Porque é que um aquário precisa de manutenção regular?
Já se sabe que a água do aquário deve ser mudada. Mesmo que a água lhe pareça transparente e cristalina, isso não significa que ela não seja tóxica.
A percentagem da mudança da água não tem um número exacto. Pode alterar-se 15%, ou até 90% da água. A ideia é mudar a água apenas o suficiente para manter afastadas as substâncias nocivas sem traumatizar o peixe. O recomendado é 50%, mas pode escolher-se qualquer percentagem, conforme a necessidade.
2.O que causa a má qualidade da água?
Inevitavelmente, o principal culpado pelos níveis tóxicos de amônia, nitritos e/ou nitratos é a alimentação dos peixes. A superalimentação pode resultar em muitos nutrientes.
3.Como limpar um aquário eléctrico com o mínimo de erros?
Nunca se deve alterar a temperatura da água em mais de 2 graus. Isto também se aplica ao pH – nunca se deve aumentar ou diminuir o pH mais de 0,2. Não retire os animais do aquário. O stress causado pela tentativa de agarrar os peixes pode levá-los a entrar em choque.
Agora, vamos então limpar um aquário eléctrico:
Se tem um aquário de água doce, aquário de água salgada ou de corais, os passos são basicamente os mesmos.
- Material para limpar um aquário eléctrico
Antes de começar a limpar um aquário eléctrico, certifique-se de que tem tudo o que precisa.
Certifique-se de que tem almofadas de filtro, de carbono, pedras de ar, tubulação aérea ou quaisquer outros produtos que precise para limpar ou até substituir no sistema de filtro.
- Decoração
Se houver decorações que precisem de ser limpas, remova-as do aquário. Certifique-se de que os peixes, um caranguejo, ou outro ser vivo, não estão escondidos nos objetos de decoração.
Inicie o processo de limpeza dentro de um tanque, banheira ou outro recipiente adequado. A maioria das plantas falsas e decorações podem ser branqueadas em uma solução de 15 a 20 por cento de lixívia normal, não perfumada.
Depois dos objetos estarem limpos, lave-os cuidadosamente com água doce. A seguir, mergulhe-os na água doce e use algumas gotas de condicionador para água de torneira, o que irá eliminar resíduos de cloro. Aguarde apenas alguns minutos e enxague em água doce mais uma vez.
- Filtro
A limpeza do filtro não é necessária todas as semanas. Só é preciso limpá-lo quando estiver obstruído por detritos.
Para limpar o sistema de filtro, há que ser extremamente cuidadoso para não danificar as bactérias que são benéficas. Não se deve lavar o filtro diretamente sob a torneira, ou na água da torneira.
Nota Importante: Os sistemas de filtro não devem estar fora da água por mais de alguns minutos durante todo o processo de limpeza.
- Água Nova
Se o aquário é de água salgada ou se tem um aquário de corais, misture a quantidade de água salgada que precisa. A maioria das águas municipais podem misturar-se com sal sintético. Se, quando limpar um aquário eléctrico, tiver dúvidas sobre a água da sua torneira, use o condicionador para neutralizar qualquer cloro que possa estar presente.
Não use um sal qualquer que encontre à venda. Tente usar sempre a mesma marca de sal, pois é menos stressante para os seus peixes.
- Limpar um aquário eléctrico no interior
Utilize um raspador de algas para limpar os vidros do aquário. Lembre-se, quanto mais riscos, mais sítios há para as algas crescerem, portanto, cuidado.
- Retire a água antiga
Antes de retirar a água, verifique se há seres vivos que vão ficar expostos e coloque-os cuidadosamente na parte inferior do aquário.
Limpe as pedras usando um sifão de água para aspirar os detritos. Certifique-se de que o aspirador é adequado para o tamanho do aquário. A chave é remover os resíduos e detritos soltos sem sugar o substrato (cascalho, areia de coral, areia).
- Substitua os detalhes
Agora que já removeu parte da água do aquário que precisava de ser mudada, está na altura de substituir todas as decorações ou plantas que foram limpas.
- Coloque água nova
Existem bombas especiais que colocadas dentro dos aquários, ajudam a manter a qualidade da água. É aconselhável usá-las uma vez por semana, quando a água do aquário começar a ficar suja.
A bomba faz a drenagem da água, substitui a nova água muito mais rapidamente e evita o transporte de baldes para a frente e para trás. Depois de ter o nível de água onde ela precisa de estar, ligue os objetos eléctricos que tinha desligado no início, quando começou a limpar o aquário elétrico.
- Temperatura
A nova temperatura da água tem ser muito idêntica à da antiga, a fim de evitar um choque no peixe. Grandes diferenças de temperatura podem resultar em choques e até mesmo mortes rápidas de algumas espécies de peixes tropicais mais sensíveis.
10. Finalização
Certifique-se de que todas as partes eléctricas estão a funcionar corretamente e faça os ajustes que forem necessários no controle de temperatura. Verifique as bombas e filtros e faça os ajustes do fluxo nível da água, caso seja necessário. Limpe a parte de fora do aquário para tirar as marcas de água ou impressões digitais.
Limpar um aquário elétrico pode ser simples, mas não deixe de pedir ajuda a profissionais de limpezas domésticas que encontra através da Zaask, caso precise.