Como calcular a comida para um casamento

A escolha do menu do copo-d’água é uma preocupação comum em qualquer casamento e um dos preparativos em que os noivos geralmente demonstram maior indecisão. Concretamente, calcular a comida para um casamento pode ser uma dor de cabeça!

 

Mas não se preocupe porque a Zaask deixa-lhe aqui alguns conselhos que poderão ser de grande ajuda para calcular a quantidade de comida ideal para satisfazer os seus convidados.

  • Bolo de casamento: calcule 150 gramas por pessoa (100 g por criança), mas apenas para 40% da lista dos seus convidados, pois irá ter muitas opções de doces. Veja na Zaask ideias para bolos de casamento.
  • Doces: escolha entre 7 a 10 tipos de doces, de acordo com a preferência dos noivos e sempre a pensar nos convidados. Normalmente, em média cada pessoa come 10 unidades (4 por criança). Veja na Zaask como montar a mesa dos doces.
  • Canapés e salgadinhos: escolha, pelo menos, 5 opções. Cada pessoa come geralmente entre 10 a 12 unidades (6 salgados por criança).
  • Entradas e pratos quentes: Aqui a conta é 1×1, isto é, o número de pratos corresponde ao número de convidados. Conte, no entanto, com uma pequena sobra para os convidados que quiserem repetir.
  • Bebidas: calcule 1 garrafa de Uísque para 6 pessoas; 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa por cada 3 se for servido durante o copo-d’água; 1 garrafa de vinho branco/ 1 garrafa de vinho tinto para 3 pessoas; 2 cervejas por pessoa caso não houver outro tipo de bebidas e 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido vinho, champanhe ou uísque; 1l de água e refrigerantes por pessoa.
calcular a comida para um casamento
Foto Style Me Pretty de Carmen Santorelli Photography

 

Entretanto, calcular a comida para um casamento irá depender também de inúmeros factores, nomeadamente do número e tipo de convidados, da hora e duração do casamento, do tipo de cerimónia e, obviamente, do orçamento disponível.

1. Número de convidados

Claramente um dos primeiros passos a dar para calcular a comida para um casamento será a determinação do número de convidados. Peça aos seus familiares e amigos que confirmem a sua presença o mais celeremente possível, para que possa ter um número o mais próximo possível da realidade e assim elaborar um cálculo e orçamento com o serviço de catering de casamentos escolhido para o grande dia.

2. Tipos de convidados

Ainda relativamente aos convidados, lembre-se que regra geral os homens comem mais do que as mulheres e os jovens comem mais do que os adultos. Por isso, ajuste a proporção da comida necessária de acordo com o tipo de convidados predominantes no seu casamento. Para além disso, deverá também contar o número de crianças que irão ao casamento, pois elas comem menos e irão querer um menu diferente.

3. Hora e tempo de duração do copo d’água

A hora em que decorre o copo-d’água poderá ser determinante para saber como calcular a comida para um casamento, já que os pratos e até os próprios alimentos poderão ser substancialmente diferentes.

Com efeito, o normal é que os almoços sejam sempre mais abundantes e variados do que os jantares, que se querem mais leves.

Assim, num casamento de dia, para além dos aperitivos e das sobremesas, poderá escolher três pratos: uma entrada e o primeiro e segundo prato.

Já se o copo-d’água for um jantar, é preferível servir uma entrada, um prato principal com acompanhamento e uma sobremesa.

De qualquer forma, não se esqueça de que nos casamentos à noite a festa é mais longa, pelo que os convidados consomem mais bebidas e vão querer comer alguma coisa pela madrugada.

4. Tipo de cerimónia

Calcular a comida para um casamento pode variar segundo o tipo de cerimónia que os noivos tenham organizado, já que não serão necessários os mesmos alimentos para um casamento tipo buffet ou para um banquete com pratos servidos à mesa.

Assim, em um serviço buffett é possível escolher uma oferta mais variada de pratos, para que todos os convidados tenham a oportunidade de experimentar e seleccionar os sabores da sua preferência.

Caso escolha pratos servidos à mesa, é aconselhável testar antecipadamente a porção de comida de cada prato para não exceder a quantidade nem deixar que os convidados fiquem com fome.

5. Orçamento disponível

As empresas de catering serão uma grande ajuda para calcular a comida para um casamento, mas quem melhor do que os noivos para saber que orçamento têm disponível para o seu grande dia? Por isso, não hesite em considerar diferentes opções e orçamentos para escolher o que mais se ajuste às suas necessidades.