Como lidar com os imprevistos no casamento
O dia do casamento é um dos dias mais marcantes e felizes da vida de um casal, cuja organização envolve muitas pessoas e emoções, bem como um grande investimento de tempo e dinheiro nos detalhes, de forma a que, nesse dia, os sonhos se transformem em realidade.
Mas nem tudo pode correr na perfeição, por isso, é preciso que se tenha a plena noção de que os imprevistos no casamento podem, de facto, acontecer.
Mas, com uma boa organização e um planeamento cuidado, é possível afastar problemas ou antever soluções.
O que fazer para evitar imprevistos no casamento
Antes do grande dia, para evitar quaisquer tipos de imprevistos no casamento:
- Faça um bom planeamento: Faça uma lista de tarefas integradas num cronograma de datas, priorizando os compromissos mais importantes. Siga tudo à risca, deixando o mínimo de tarefas possíveis para a semana que antecede o casamento. Desta forma, estará mais preparada(o) para imprevistos no casamento. Veja na Zaask como fazer uma check list para o seu casamento.
- Escolha os fornecedores certos: Contrate fornecedores conhecidos no mercado. Consulte amigos que casaram há pouco tempo para obter referências de empresas que ofereçam serviços e produtos de qualidades. Através da Zaask também encontra todos os fornecedores que necessita para organizar o seu casamento, acompanhados por referências de outros noivos que os contrataram anteriormente.
- Previna-se contra o tempo: Se estiver a pensar em fazer um casamento ao ar livre, para além de ter a preocupação de escolher uma estação do ano com temperaturas amenas, deve também garantir que, no local escolhido, existem toldos ou uma parte coberta para proteger os convidados de imprevistos no casamento relacionados com o tempo. Se o casamento for numa sala fechada, verifique também se os acessos costumam ser problemáticos em períodos chuvosos.
- Previna-se contra a falta de energia: Um apagão em plena cerimónia ou durante a festa pode causar muitos problemas ou até dar por encerrado o dia mais cedo, por falta de iluminação, ar-condicionado e sistemas de conservação dos alimentos, etc. Por isso, veja se o local contratado possui geradores próprios ou se terá necessidade de os alugar.
- Previna-se contra a escassez de convidados: Evite casar num dia que corresponda a uma data comemorativa importante, dias de grandes eventos ou a algum aniversário de família, etc. Os convidados podem ficar divididos entre o seu casamento e outros eventos marcados para o mesmo dia. Veja na Zaask como escolher a data do casamento.
Soluções para imprevistos no casamento
Durante o dia do casamento, há inúmeras coisas que podem não decorrer como o planeado. Aqui ficam algumas delas:
- Falta de comparência de pessoas chave: Tenha sempre alguém em vista para substituir padrinhos ou madrinhas. Deste modo, se algum deles se atrasar, adoecer ou tiver um compromisso de última hora, poderá rapidamente resolver este tipo de imprevistos no casamento.
- Falta de comida e de bebida: Chega o dia do casamento e verifica que há pouca comida, quer pelo inesperado excesso de convidados ou por erro no cálculo das quantidades? Nesta altura, é extremamente importante ter contratado um bom serviço de catering que possa rapidamente trazer ou fazer comida extra, mediante disponibilidade de cozinheiros, fornos, fogões, etc. Através da Zaask encontra profissionais de confiança e avaliados por trabalhos realizados anteriormente.
- Comida fria e bebidas quentes: Garanta a qualidade e formas de contornar imprevistos no casamento desta natureza, nomeadamente fornos, frigoríficos, gelo extra, etc. Confirme todos os detalhes antecipadamente com o seu fornecedor de catering para casamentos.
- Convidados pouco ou demasiado animados: Os convidados não saem das mesas e a pista de dança está vazia? Um serviço de animação de casamentos resolverá facilmente a questão. Pelo contrário, os convidados estão demasiado exaltados e estão já a causar problemas? Controle a quantidade de bebidas alcoólicas servidas, coloque músicas mais calmas, tente manter os convidados focados na programação da festa e, em último caso, dê por terminado o dia mais cedo, discretamente.
- Falta de música: Não consegue imaginar um casamento sem música, pois não? Para evitar este tipo de imprevistos no casamento, contrate músicos de referência com garantias de eficiência e previna-se com um “Plano B”: substitua profissionais rapidamente ou use música gravada, quer na Igreja, quer na pista de dança.
Não se deixe abater pelos imprevistos no casamento. Esteja preparada(o), pense sempre de forma positiva e objectiva, mantenha a confiança e o sorriso, e desfrute do grande dia vivendo, em pleno, todas as emoções!