fotografar o pôr-do-sol

Saiba aqui como fotografar o pôr-do-sol

Todos sabemos que fotografar o pôr-do-sol permite criar imagens belíssimas. Já todos as vimos e ficámos impressionados por elas, pois são exemplos de fotografia de paisagem que todos gostamos. Mas, quanto tentamos fazer esse tipo de imagens e não temos os conhecimentos técnicos suficientes, é normal que o resultado não seja substancialmente diferente da paisagem que temos à nossa frente. Para o ajudar na sua aprendizagem, deixamos-lhe 4 dicas essenciais para fotografar o pôr-do-sol, de forma a guardar para sempre essas imagens especiais.

  1. Esteja no local antes do pôr-do-sol acontecer

A primeira questão essencial para se fotografar o pôr-do-sol é estar no local algum tempo antes do propriamente dito acontecer. A janela de oportunidade é curta, por isso, chegar 30 minutos ou 1 hora antes ao local que vai fotografar garantirá que poderá prever e definir a melhor composição, bem como os parâmetros técnicos do seu equipamento, de forma fria e pensada, e garantirá também que poderá fotografar o pôr-do-sol à medida que este se vai pondo. Este ponto será fundamental para a selecção posterior que fará das suas imagens. Nunca chegue em cima da hora do acontecimento que vai fotografar, dado que é meio caminho andado para perder a foto ideal.

  1. Dê especial atenção ao balanço de brancos (white balance)

O parâmetro chave que deverá ter em conta ao fotografar o pôr-do-sol, depois de ter a exposição que pretende, é o balanço de brancos. Apesar de as modernas câmaras digitais serem bastante precisas a ajustarem o balanço de brancos em modo automático, a verdade é que, no caso do pôr-do-sol, devido aos tons anormalmente “quentes” que geralmente a luz possui, é relativamente fácil a sua câmara não acertar no balanço de brancos correcto. Como tal, o ideal será dar especial atenção a este parâmetro e ajustá-lo manualmente de acordo com a cena.

Dica: Se a sua câmara o permitir, tente fotografar o pôr-do-sol em RAW, pois desta forma poderá ajustar o balanço de brancos livremente em pós-produção.

Se continuar com dúvidas, consulte um anterior artigo do blogue sobre o balanço de brancos e a temperatura de cor.

Como fotografar o pôr-do-sol

  1. Teste técnicas diferentes

Teste e use técnicas alternativas para fotografar o pôr-do-sol: formatos panorâmicos, reflexos no mar ou o uso de silhuetas, pois criam geralmente grande impacto visual neste tipo de imagens. Tal como referimos no ponto 1, chegue antes ao local e defina que tipo de imagem e que tipo de técnicas pretende usar antes das condições ideais aparecerem. Assim, estará preparado para captar a fotografia perfeita. Para perceber melhor do que falamos, não deixe de ler o nosso artigo sobre como fotografar silhuetas.

  1. A exposição correcta

Por fim, a exposição correcta é fundamental para fotografar o pôr-do-sol, mas, por vezes, complicada neste tipo de imagens. Opte por expor manualmente a foto, já que muitas vezes as condições de luz existentes “enganam” facilmente o fotómetro da câmara, geralmente sobre-expondo a imagem devido às zonas mais escuras presentes no enquadramento (em comparação com o brilho do sol). Sob-expor ligeiramente a imagem é geralmente aconselhável para ter os melhores resultados. Tem dúvidas sobre o conceito de exposição em fotografia? Veja o nosso anterior artigo sobre esse tema.

Com estas 4 dicas já se pode aventurar a fotografar o pôr-do-sol, com a certeza de que terá bons resultados. Mas, se precisar de fotógrafos profissionais para o seu projecto, pode encontrar o certo para si através da Zaask.