Como escolher um domínio para o site

Escolher um domínio é um factor crítico no sucesso de um site, pois este representará o nome que será sempre associado ao site em questão e poderá até em alguns casos fazer a diferença entre o sucesso ou insucesso do mesmo.

Hoje deixamos-lhe os aspectos essenciais a ter em conta na delicada decisão que é escolher um domínio para o seu site:

  1. O seu nome ou marca

A escolha óbvia será escolher um domínio com o nome da sua empresa, ou, o seu próprio nome, se aplicável. Caso não, opte por um nome relacionado com o serviço ou tema do site em questão. Escolher um domínio correspondente ao seu nome ou ao nome da sua empresa, garantirá também, que outros não o façam posteriormente, protegendo assim a sua imagem.

  1. Simplicidade: curto, de fácil compreensão e leitura

A simplicidade é um factor chave quando escolher um domínio. Dê preferência a uma palavra apenas, no máximo duas. Evite utilizar sinais para separar as palavras, caso use duas, é preferível simplesmente juntá-las. Verifique se a leitura é fácil e fluida e se o domínio que escolheu fica na cabeça. Não dê margem nenhuma para que o seu utilizador alvo tenha dúvidas na hora de escrever o domínio no browser. Teste-o para que seja completamente à prova de confusões e mal entendidos.

  1. A extensão do domínio

Além das palavras usadas no nome do domínio, é fundamental considerar que tipo de extensão vai usar. Se o público alvo for exclusivamente nacional, é preferível usar a extensão .pt. Caso o seu público alvo seja mais alargado, opte por um domínio de cariz internacional, as extensões .net ou .org possuem um bom reconhecimento junto dos utilizadores e são boas opções, sendo apenas superadas pela extensão .com, que é de longe a mais identificável e lembrada pelo utilizador comum a nível globalEvite extensões demasiado alternativas ou pouco conhecidas. Estas serão geralmente mais difíceis de memorizar pelos utilizadores. Leve em linha de conta que diferentes extensões podem ter diferentes requisitos, bem como diferentes preços, aquando do seu registo.

  1. Original e diferenciador

Uma vez mais o seu domínio não se pode prestar a confusões, verifique se este não poderá ser confundido com outro, quer pelas palavras que contem, quer pela extensão propriamente dita. De nada serve ter um óptimo nome no domínio com uma extensão pouco comum, se depois as pessoas pesquisarão o seu domínio com a extensão errada sendo direcionadas para um outro site que não o seu. Como anteriormente referimos, não dê a mínima margem para mal entendidos e enganos ao escolher um domínio.

Por fim, não se esqueça que depois de escolher um domínio e de o registar, não poderá alterará-lo, é portando uma decisão que deverá ser ponderada com cuidado. Faça também sempre o seu registo junto duma empresa de confiança, sólida e estabelecida no mercado, para que não tenha problemas no futuro.

Se precisa de ajuda com o mundo digital, encontre através da Zaask o profissional de marketing digital certo para si e para a sua empresa.