Como escolher tapetes para a sala

Os tapetes são acessórios prácticos com múltiplas funções: aquecem e dão conforto à sua sala, protegem o chão de riscos e ainda abafam o ruído. Tal como mudar a roupa de cama, por vezes basta escolher tapetes para a sala diferentes para criar a ilusão de mudar a decoração. Por isso, deixe-se mimar e aproveite as dicas da Zaask sobre como escolher tapetes para a sala.

A primeira questão que deve responder é: qual é o seu objetivo ao escolher tapetes para a sala diferentes? Se for destacar o sofá, então a cor do tapete deve contrastar com a do sofá, se este for claro, o tapete deve ser escuro e vice-versa. Se a ideia for destacar o tapete, este deve ser colorido, estampado e com uma textura marcante. Se pretender delimitar o espaço, prefira cores e texturas neutras. Se tiver necessidade de esconder algum defeito ou um chão feio, escolha um tapete grande, que ocupe quase todo o espaço da divisão, com cores e texturas marcantes de modo a ser dominante na decoração e nem se dar conta do chão.

Formatos

Naturalmente que escolher tapetes para a sala é algo que deve ter em conta o local e espaço onde vai colocar o mesmo. A regra é simples: cada chão deve ser vestido consoante o uso desse espaço. Obviamente, não pode por um tapete de pelo comprido na cozinha. Mas pode por na sala. Se tem animais ou recebe amigos com frequência prefira materiais sintéticos, como náilon, que são mais resistentes. Tapetes de fibras naturais, lã ou seda são mais delicados para tanto movimento e desgaste.

A dimensão da divisão e a sua função são critérios que deve ter em conta para escolher tapetes para a sala mas a combinação com o resto da decoração também e os tapetes ovais ou redondos podem conseguir um efeito surpreendente. São peças que combinam melhor com uma decoração de estilo moderno. Por isso, seja audaz e se colocar um tapete redondo na sala não faça uma disposição tradicional dos móveis. Por exemplo, descentralize a mesa de centro e coloque os móveis em uma posição assimétrica. Também pode usar estes formatos para traçar fronteiras entre, por exemplo, o espaço de refeições e de ver televisão.

Cores

Quando escolher tapetes para a sala, as cores devem combinar com a restante decoração. Basta que o tapete tenha uma das cores neutras das paredes ou têxteis da decoração para conseguir um equilíbrio harmonioso. É certo que os tons claros se sujam com mais facilidade mas também podem criar a ilusão de aumentar o espaço. Já os tapetes escuros podem funcionar melhor em espaços de grandes dimensões.

Padrões perfeitos

A oferta no mercado é proporcional à sua imaginação e carteira, por isso, seja audaz. Há padrões geométricos, orientais, florais… Ao escolher tapetes para a sala, deve  evitar demasiados padrões no mesmo espaço. Se o sofá tiver um pequeno padrão floral, opte por um tapete com um padrão maior. Se, pelo contrário, as cortinas ou outros têxteis tiverem padrões de grande dimensão o do tapete deve ser menor. Se escolher um tapete com um desenho central, os móveis devem estar ao seu redor. Se a sua sala for pequena, saiba que um tapete às riscas horizontais vai criar a ilusão de alargar a sua divisão.

Dimensões e quantidade

Deve deixar espaço à volta do seu tapete, como uma moldura. Na sala de jantar, certifique-se de que o tapete é maior que a mesa de modo a que as cadeiras fiquem em cima dele mesmo quando estão para trás. Por exemplo, para uma mesa de 12 pessoas, recomendamos um tapete de pelo menos 4×3 metros, enquanto se for uma mesa para 8 pessoas já pode escolher um modelo de 3×2,5 metros.

Em termos de quantidade, se a sua sala for um espaço comum para refeições e de estar pode colocar dois tapetes para delimitar esses espaços distintos. Neste caso, os seus tapetes devem ter um denominador comum – pode ser a cor, a textura ou jogar com os padrões. Quanto à distância entre eles, cada sala será um caso. Terá de ter em conta, por exemplo, os móveis e a sua disposição. Faça misturas, até de estilos. Por exemplo, um tradicional e um moderno.

Saber escolher tapetes para a sala pode parecer uma ciência, mas é importante que o sítio onde passa tanto tempo esteja equilibrado. Se sozinho/a acha que não consegue então visite a Zaask e encontre o profissional de decoração certo para o seu projecto.