Como criar um site que apele ao Google

Criar um site que apele ao Google é hoje considerado o factor chave para o sucesso do mesmo. É sabido que os 3 primeiros lugares das pesquisas do google para cada palavra possuem a grande maioria das visitas dos utilizadores, principalmente a primeira posição.

Se não criar um site que apele ao Google e o mesmo não aparecer sequer na primeira pagina dos resultados, as suas visitas orgânicas poderão ser praticamente inexistentes. Estudos revelam que a larga maioria dos utlizadores vê e clica apenas nos primeiros resultados do Google, caso estes não sejam satisfatórios, frequentemente os utilizadores preferem redefinir os parâmetros de pesquisa usados ao invés de abrir as páginas seguintes no resultado que obtiveram, o que revela muito sobre a importância de criar um site que apele ao Google.

Hoje deixamos-lhe algumas dicas essenciais para criar um site que apele ao Google ou melhorar o seu posicionamento no mesmo:

  1.  Use Sitemaps

Possuir um sitemap que o Google reconheça é fundamental para criar um site que apele ao Google e para que o seu site seja indexado correctamente. O sitemap nada mais é que um ficheiro, geralmente designado de SITEMAP.XML, presente no directório raiz do seu site e tem como principal função a listagem das páginas bem como a hierarquia com que gostaria que fossem exibidas nos motores de busca, funciona portanto como uma espécie de “índice” do seu site para o Google.

  1. Tenha bastante conteúdo em texto que seja relevante e único 

É sabido que o Google gosta de texto, sobretudo se o conseguir identificar como útil e único, para tal, certifique-se que o seu site tem a densidade suficiente de texto face ao restante conteúdo, e sobretudo, se as palavras-chave relacionadas com a temática do seu site se encontram em evidência e quantidade suficiente.

Quanto mais vezes o Google encontrar as palavras-chave que dizem respeito à sua temática mais este o considerará relevante, tenha porem atenção aos exageros, caso o Google suspeite que está a repetir demasiado as suas palavras-chave só com o propósito de subir artificialmente no ranking das pesquisas, poderá penalizá-lo fortemente, fazendo com que desça drasticamente.

  1. Procure perceber de que forma o seu público-alvo pesquisa

Em linha com o ponto anterior, procure saber precisamente com que que tipo de expressões e palavras o seu público-alvo pesquisa sobre o seu assunto. Para criar um site que apele ao Google deve acertar e usar de forma cirúrgica essas palavras-chave para ganhar uma importância decisiva no crescimento do tráfego do seu site, produzindo autoridade no tema. Não se esqueça, tão importante quanto perceber o que o seu público-alvo pretende e procura online, é perceber que tipo de “linguagem” este usa para o pesquisar.

  1. Crie Link Buildingde qualidade

Por fim, o que consideramos ser o aspecto mais importante e também mais difícil de controlar para o posicionamento do seu site no Google, o chamado Link Building, ou seja, possuir links de qualidade a apontar directamente para o seu site e os seus conteúdos.

Por links de qualidade entendam-se links provenientes de sites com elevada reputação junto do Google, quanto melhor for o posicionamento e autoridade dos sites que possuírem links para o seu, mais a reputação do seu site junto do Google beneficiará com isso.

É fundamentalmente este aspecto, pois é por este meio que o Google hierarquiza os sites criando uma espécie de teia de ligações de acordo com a sua relevância. Quanto falamos de Link Building, e apesar da quantidade ser muito importante, a qualidade é sem sombra de dúvida mais relevante ainda, é portanto mais benéfico, para criar um site que apele ao Google, que o mesmo tenha um link proveniente de um outro que seja referência na sua temática, do que um conjunto de vários links provenientes de sites que o Google não considera relevantes.

Com estas dicas já consegue criar um site que apele ao Google, mas todos os dias o algoritmo do motor de busca se altera, pelo que, o melhor é contratar um especialista em SEO para que o seu site esteja sempre optimizado para as pesquisas e bem posicionado no Google e outros motores de busca.