10 regras para seguir num jantar de empresa

Ao longo do ano podem existir diversas ocasiões, metas e conquistas que são assinaladas por uma empresa com um jantar que decerto será muito apreciado por todos os funcionários e colaboradores.

No entanto, e apesar de geralmente ocorrer fora das suas instalações em locais especialmente alugados para o efeito, um jantar de empresa não significa que um funcionário possa comportar-se da mesma forma que se comportaria num convívio com amigo. Pelo contrário, um jantar de empresa implica que o comportamento não exceda os limites da boa convivência, da educação e da etiqueta profissional, pois para além de chefes e colegas podem estar também presentes clientes e/ou fornecedores.


Assim, se a ocasião é festiva, não deixa de ser uma extensão do ambiente de trabalho. Por isso existem protocolos a tomar em consideração. A Zaask enumera-lhe 10 regras para seguir num jantar de empresa.

  1. Tenha atenção ao convite. A primeira regra começa logo na altura quando é convidado. Verifique se o convite para o jantar de empresa é pessoal ou é extensível a acompanhante ou familiar, para evitar levar para o jantar pessoas que não foram convidadas e criar situações pouco confortáveis.
  2. Não falte ao jantar de empresa. Geralmente um jantar de empresa tem um objectivo concreto, que terá valor para a organização. Daí ser de extrema importância a sua comparência e de todos os outros funcionários e colaboradores. Para si, pode ser uma excelente oportunidade de melhorar o ciclo de amizades, de fazer networking, conversando com colegas de outros departamentos que podem ser úteis para o desenvolvimento de novos projectos ou até mesmo de ganhar visibilidade com os superiores. Por seu turno, a sua ausência poderá ser interpretada como um sinal de que não gosta dos colegas ou da empresa onde trabalha.
  3. Chegue a horas ao jantar de empresa. Quinze minutos é o máximo de tolerância para um eventual atraso. Mais do que isso irá demonstrar falta de consideração.
  4. Cuidado com as conversas. Num jantar de empresa há assuntos que é melhor evitar. A política, religião e futebol são alguns deles, por exemplo. Por outro lado, o tipo de convidados irá determinar o teor das conversas. Imagine que está sentado ao lado de familiares e amigos, que nada têm a ver com a empresa. Neste caso, evite falar de assuntos de trabalho ou aborde-os de uma forma ligeira, para que ninguém se sinta deslocado ou aborrecido.
  5. Tenha atenção ao que veste. Obviamente que a escolha do visual estará directamente relacionada com o tipo de jantar e até mesmo com o ambiente normal de trabalho e estilo da empresa. No entanto, é de bom senso evitar tudo o que é demasiado ousado. No caso das mulheres, é importante evitar decotes, saias demasiado curtas, roupa demasiado justa e/ou transparências excessivas. Também se deve evitar exagero nos acessórios e padrões demasiado extravagantes. No caso dos homens, geralmente é proibido levar jeans desgastados e t-shirts com frases ou desenhos estampados de gosto duvidoso. Se não lhe for dada nenhuma indicação relativamente ao dress code, prefira optar por vestuário mais tradicional.
  6. Aposte sempre na discrição. Evite gesticular demasiado e fazer queixas da empresa e dos colegas.
  7. Não exagere na bebida. Para quem pensa que o jantar de empresa é uma oportunidade para beber e aproveitar… Cuidado, pois há limites! Beba com moderação para que não se arrependa de algo que possa vir a afirmar. Não se esqueça que é importante manter-se sóbrio num jantar de empresa que reúne na mesma mesa colegas e directores. O ideal é parar antes do que pensa ser o seu limite, pois se ficar embriagado irá comprometer a sua imagem perante pessoas do seu meio profissional.
  8. Tenha atenção a como se comporta à mesa. O comportamento à mesa depende do grau de formalidade do jantar, mas de qualquer forma será sempre essencial seguir algumas regras básicas de etiqueta, como saber como segurar os talheres da forma correcta e educada, não encher demasiado o prato, etc. No caso dos buffets, não fique sempre à volta da mesa de refeição e sirva-se apenas do que vai comer, para evitar desperdícios.
  9. Cuidado com as demonstrações de afecto. Por mais informal que seja o jantar de empresa, flirts ou demonstrações de afecto em público devem ser evitadas. Em alguns casos podem até ser interpretadas como falta de respeito e assédio.
  10. Não abuse nas fotografias. Hoje em dia tiram-se fotografias com facilidade, pois não há quem não tenha um smarthphone. Mas apesar da tentação ser grande, só tire fotografias se for um jantar muito informal, caso contrário esqueça.

Se está a pensar em organizar um jantar de empresa, não se esqueça de contratar uma empresa entre as várias empresas de catering de confiança da Zaask, com boas referências de clientes que os contrataram para anteriores serviços.