Como criar um logótipo: 9 passos essenciais
Criar um logótipo é algo mais do que apenas imagens e palavras. Um bom logótipo conta a história da sua empresa – quem você é, o que você faz e o que você representa. Portanto, criar um logótipo é tão importante, que ele tem de ser feito com tempo e algumas regras.
A Zaask dá-lhe algumas dicas para que você saiba como criar um logótipo:
1. Determine a função principal do seu logótipo
Um logótipo representa a sua marca através do uso das formas, fontes, cores e imagens. Saber porque precisa de um pode guiá-lo na sua criação. Em primeiro lugar deve saber o que é que pretende com o seu logótipo. Pode ser:
a) Aumentar o reconhecimento
A sua empresa é nova ou tem muita concorrência? Criar um logótipo forte pode ajudar os clientes a reconhecer a sua marca mais facilmente.
b) Criar memorização.
Os consumidores fazem compras com os olhos e os logótipos podem ser mais fáceis de lembrar do que nomes, produtos ou serviços. Com o tempo, o cliente começa a associar o seu logótipo à sua empresa.
c) Criar confiança
Criar um logótipo sólido que transmita a sua honestidade e integridade pode ajudar a colocar os clientes mais à vontade.
d) Melhorar a empatia
Se os clientes já têm uma boa impressão da sua empresa, você pode apenas criar um logótipo com uma melhor aparência ou simplicidade de forma eficaz.
2. Pense no seu mercado-alvo
É importante saber quem é o seu cliente e criar um logótipo personalizado de modo a que fique apelativo para aqueles que vão utilizar os seus serviços.
Tenha atenção porque um logótipo para uma florista não pode ser igual ao de uma sociedade de advogados. No primeiro caso você pode criar um logótipo com cores brilhantes, fortes e vivas, mas no segundo caso esse tipo não vai funcionar. Um logótipo para um escritório de advocacia deve comunicar integridade e força, e isso pode não funcionar bem numa empresa de produtos alimentares.
3. Pense se vai incorporar o nome da sua empresa no logótipo
Naturalmente, você quer construir o reconhecimento do nome do seu negócio, mas fazer isso no seu logótipo pode não ser sempre uma boa ideia. Inclua o nome da empresa se o seu fundo de maneio for limitado ou o seu objetivo é construir o reconhecimento do nome.
Não inclua o nome se ele for muito comum ou se não for bom para traduzir a nível mundial (se isso for importante). Deixe o nome de fora, também, se tiver que colocar o seu logótipo num produto como um copo ou uma bolsa.
Pense em todos os cenários diferentes onde vai querer usar o seu logótipo. Se o nome da empresa não puder ser lido quando o logótipo estiver em miniatura, pode ser melhor deixá-lo de fora.
4. Siga o esquema de cores da empresa
Se a sua empresa já estabeleceu o uso de determinadas cores na sua publicidade ou outros materiais, é importante que essas cores sejam reflectidas quando criar um logótipo.
- O uso consistente de cores constrói familiaridade. Os seus clientes devem associar mentalmente o seu logótipo à empresa. Se a sua empresa tem cores específicas, o público já terá desenvolvido uma associação subconsciente com essas cores.
- Se você ainda não tem um esquema de cores estabelecido para o seu negócio, faça uma pesquisa sobre a psicologia das cores de modo a que a sua escolha seja a adequada. Por exemplo, o vermelho significa força, paixão, energia e confiança, mas também pode sinalizar perigo.
5. Inspire-se mas não copie logos de sucesso
Embora possa ser estimulante criar algo que se parece com o seu logótipo corporativo favorito, se o fizer ele vai comunicar uma mensagem indesejada ao seu público – a de que você é preguiçoso e sem inspiração.
No entanto, olhe para logos de outros negócios semelhantes ao seu. Pergunte-se a si mesmo o que gosta e não gosta neles, o que funciona e o que não funciona. Não veja muitos exemplos – dez ou doze deve ser mais do que suficiente para lhe dar ideias sobre o que fazer e o queevitar. Mesmo um projeto que é um fracasso pode desencadear uma ideia ou dar um elemento importante.
- Um logótipo bem-sucedido deve ser simples, memorável, intemporal e apropriado ao seu negócio, por isso mantenha esses objectivos.
- Se não tem ideias e está sem inspiração, tente usar uma palavra-chave diferente ou use um dicionário de sinónimos para levar o seu pensamento a novas direcções. Esboce logótipos – escreva as palavras-chave em diferentes tipos de letra e veja se isso também lhe desperta alguma ideia.
6. Crie um logótipo simples
Criar um logótipo é um exercício de contenção. Embora possa ser tentador transmitir uma infinidade de mensagens, se quiser fazer muitas coisas com ele vai sabotar o seu sucesso.
- Evite muitas cores, vários tipos de letra e muitas imagens. Um logótipo confuso ou desordenado não irá transmitir uma mensagem clara. Se houver muitos elementos visuais será difícil para o cliente entendê-lo. Ele não vai saber para onde olhar ou o que é que significa.
- Além disso, um logótipo simples é mais fácil e menos caro para se reproduzir. A simplicidade pode poupar dinheiro a longo prazo, caso queira depois inseri-lo em qualquer tipo de produto.
7. Desenhe um esboço do projecto
Desenhar é uma maneira rápida e fácil de avaliar as ideias mais facilmente. Faça os desenhos que forem necessários e não os apague. Mantenha os desenhos que não gostou. Eles podem desencadear uma ideia ou trazer algo de valor para criar um logótipo. As grandes empresas de design, muitas vezes, esboçam dezenas de páginas de conceitos de logótipos.
8. Faça um teste de mercado
Pode ser aliciante avançar quando chegar ao logótipo que deseja, mas é importante fazer um teste para obter reacções.
- Mostre o seu projecto a uma amostra de pessoas que se encaixem no perfil do seu cliente ideal. Pode mostrar-lhes vários desenhos ou simplesmente apenas aquele que você acha que é o mais forte.
Faça perguntas-chave que irão revelar respostas ao logótipo. Será que eles acham que é chato ou excitante? Feio ou atraente? Vulgar ou original?
Peça para que lhe digam o que a imagem ou a mensagem lhes transmite, se eles acham que é fácil de ler ou reconhecer e se é coerente com o que eles conhecem sobre a sua empresa.
Porém, não confie demasiado em familiares e amigos. Os seus comentários podem não ser totalmente verdadeiros por estas serem pessoas demasiado próximas. Mas pode ser útil usar a família e os amigos para testar a memorização do seu logótipo. Deixe-os olhar para o design por alguns segundos e, em seguida, peça-lhes para desenhá-lo. Se eles conseguirem, então esse é um bom caminho para o seu logótipo.
9. Finalizar
Depois de criar um logótipo, vai ser necessário editá-lo num programa informático. Há uma série de livros didáticos que podem ajudá-lo. Pode também optar por ler o artigo que reflecte sobre as alternativas gratuitas ao Photoshop, para a edição do seu logótipo.
Como vê, é possível conseguir criar um logótipo sozinho, mas se considerar preferível usar um profissional para o serviço, pode fazê-lo com a ajuda da Zaask.