Como ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos
O seu filho esquece-se dos trabalhos de casa? Parece que está sempre no mundo da lua? Os professores queixam-se com frequência de que ele está desatento? Ele diz-lhe que não gosta de ler e sente que a falta de concentração o impede de ter melhores resultados na escola? Esteja atento e persistente, mas não desespere. A Zaask vai dar-lhe dicas sobre como ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos.
Défice de atenção
Não é por maldade, nem falta de empenho: as crianças com diagnóstico de défice de atenção perdem, com extrema facilidade, a sua concentração. Basta um barulho ou um movimento para os perturbar. E o pior é que também se perdem com frequência nos seus pensamentos e, por isso, têm uma maior dificuldade em se organizar e concluir tarefas. As crianças com défice de atenção precisam de organização, estrutura, directrizes e repetições. É comum pais e professores queixarem-se de que têm de lhes dizer vezes sem conta os mesmos pedidos. Eles esquecem-se, frequentemente, de atividades quotidianas e perdem objectos, como camisolas e material escolar.
Nestes casos, deve ajudar o seu filho a organizar os trabalhos e o estudo, privilegiando as tarefas de rápida conclusão, ou dividindo actividades mais complexas e que exijam mais tempo. Seja construtivo nas críticas e tenha um discurso positivo. Evite o uso de folhas impressas dos dois lados. Puzzles, mikado, descobrir diferenças, sopas de letras e descobrir o Wally são jogos que pode fazer para melhorar a capacidade de concentração.
Não há receitas mágicas. Cada aluno é único e nem todas as crianças desatentas têm défice de atenção. De seguida, vamos dar-lhe dicas mais gerais sobre como ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos.
Evite gritar e seja positivo
Crianças mais desatentas exigem atenção redobrada aos pais. Por vezes, é desgastante, mas saiba que, ao gritar, só o vai confundir ainda mais. Para ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos, mantenha-se calmo, firme e não seja controlador. Tente não dar demasiadas ordens de uma vez ou criar expectativas inalcançáveis. Incentive-o a fazer uma lista de tarefas e a dividir as mais complexas. Eles sentem-se mais motivados se conseguirem pequenas vitórias.
Trabalhos para casa
A memória treina-se como um músculo. Os trabalhos de casa são uma boa estratégia de memorização. Certifique-se de que o seu filho os faz, ajude-o mas não os faça por ele. Na preparação para os testes, reveja as provas anteriores com o seu filho. Isso pode ajudar a identificar e corrigir problemas.
Apontamentos
Os apontamentos são uma ótima estratégia de estudo, desde que o seu filho não copie excertos inteiros do livro ou caderno. O objectivo é resumir a matéria por palavras dele. Para ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos, recorre aos esquemas, pois são uma óptima forma de sistematizar as ideias. Durante a leitura, incentive-o a sublinhar o mais relevante. Isso vai ajudá-lo depois a construir os resumos.
Gestão do tempo
Criar hábitos e rotinas é fundamental na tarefa de ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos. Mais vale trabalhar 30 minutos por dia do que estudar duas horas na véspera do teste. Ajude o seu filho a fazer um horário semanal: além das aulas, deve contabilizar o tempo de refeições, dos transportes, das actividades extra-curriculares e do tempo de estudo. Deve distribuir o tempo de forma equilibrada, juntando disciplinas mais e menos interessantes, consoante a motivação do seu filho. Os períodos de estudo não devem ser superiores a 50 minutos, e devem ser intercalados com pausas curtas.
Organização do espaço
O local de estudo deve ser confortável mas não em excesso, para não correr o risco de o seu filho ficar relaxado demais. Um espaço adequado deve estar bem iluminado, arrumado e organizado, assim como deve ser bem ventilado e ter uma temperatura agradável. O seu filho deve estudar em silêncio e tranquilamente.
Ler, ler, ler
É um facto: quem domina as competência de leitura, tem mais sucesso escolar. Por isso, se quer ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos leia, desde cedo, para os seus filhos. Se você gostar de ler, mais facilmente ele aprenderá a gostar também.