Como fazer arroz para sushi?

O arroz é a base da alimentação diária dos japoneses, que clamam que “sem arroz não é possível viver”. Hoje vamos ensinar-lhe a fazer arroz para sushi, uma iguaria que, nos últimos anos, tem conquistado cada vez mais o paladar dos portugueses.

Atenção que o arroz para sushi é diferente do arroz que tradicionalmente cozinhamos. Trata-se de um arroz japonês, que tem um grão mais curto e grosso do que o arroz convencional e que possui a quantidade de amido necessário para que o arroz tenha um comportamento diferente na cozedura e, no final, fique brilhante e pegajoso e não demasiado mole ou seco. Aliás, o grande segredo para fazer arroz para sushi perfeito é conseguir a textura característica que irá permitir que o arroz não se separe nos rolinhos e oniguiri. 

Procure este arroz nos supermercados ou em lojas asiáticas, ou experimente comprar online.

Ingredientes para fazer o arroz para sushi:

  • 2 chávenas de arroz japonês
  • 3 a 4 colheres de sopa de vinagre de arroz japonês
  • 2 a 3 colheres de açúcar branco
  • 2 colheres de chá de sal (fino ou grosso, conforme preferir)
  • 1 colher de pau
  • 1 recipiente em plástico ou madeira

Com estas quantidades de ingredientes, fará cerca de quatro chávenas de arroz para sushi, que será o suficiente para fazer vários rolos ou peças de oniguiri sushi.

Cozinhar o arroz para sushi:

  1. Lave o arroz japonês em água fria até que a água saia límpida. Depois, deixe-o de molho durante cerca de 15 minutos.
  2. Leve o arroz a cozer numa panela a vapor, tacho ou numa arrozeira. Geralmente, pode utilizar 2 chávenas de arroz com 2 chávenas de água, mas é muito importante seguir as instruções do pacote de arroz japonês, pois o tempo de cozedura e a quantidade variam.
  3. Quando o arroz ferver, deixe em lume alto durante 1 minuto e, em seguida, cozinhe em lume muito brando, com a tampa fechada, até que a água evapore e o arroz fique com uma textura peganhosa (cerca de 15 minutos).
  4. Se estiver a cozinhar num tacho, retire-o do fogão assim que o arroz para sushi cozinhar e deixe-o com a tampa fechada durante cerca de 10/15 minutos.

Preparação do vinagre:

Na preparação do vinagre, que pode fazer antes ou enquanto o arroz para sushi estiver a cozer, utilize sempre uma colher de pau.

Aqueça o vinagre com o açúcar e o sal numa panela ou frigideira em lume médio, até que o açúcar e o sal fiquem dissolvidos. Não deixe ferver esta mistura e, quando retirar do fogão, deixe apurar e arrefecer para ficar à temperatura ambiente.

Temperar o arroz para sushi:

  1. Quando o arroz para sushi terminar de cozinhar, deixe arrefecer e verta-o para um recipiente raso, de preferência de plástico ou, como manda a tradição, de madeira, pois alguns metais reagem mal com o vinagre e mudam o sabor do arroz.
  2. Junte o tempero de vinagre com uma colher de pau de forma muito suave.
  3. Tenha cuidado para não esmagar os grãos de arroz para sushi ao adicionar a mistura do vinagre. O importante é manter a integridade dos grãos.

Algumas dicas:

  • Para fazer sushi o arroz deve estar à temperatura ambiente.
  • Se não for fazer o sushi de imediato, cubra o arroz temperado com um pano húmido para não secar.
  • Nunca coloque o arroz para sushi no frigorífico, pois torna-se difícil de trabalhar e de comer.
  • Não utilize o arroz tradicional, porque não vai resultar.
  • Também não utilize outro vinagre que não o vinagre de arroz para fazer o arroz para sushi. Trata-se de um vinagre diferente, suave e feito de arroz fermentado.

Experimente fazer este arroz para sushi e impressione os seus amigos numa festa ou jantar que esteja a pensar organizar lá em casa.

Se a ocasião for demasiado importante e não quer arriscar, pode sempre contratar um serviço de catering para sushi. Através da Zaask vai, decerto, encontrar profissionais de confiança, que poderá seleccionar com base em avaliações realizadas por clientes que os contrataram para outros trabalhos.