Como organizar um Chá das Cinco
Apesar de ser conhecido como um hábito tipicamente britânico, a verdade é que o ritual do Chá das Cinco foi introduzido na corte inglesa no século XVI por Catarina de Bragança, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos II de Inglaterra. A rainha portuguesa foi também a responsável pela apresentação da compota de laranja amarga, que se tornou na célebre marmalade tradicionalmente servida no Chá das Cinco e que se acredita que foi criada a partir da receita da própria monarca, natural de Vila Viçosa, onde abundam as laranjas.
De qualquer forma, só durante o século XIX é que o Chá das Cinco foi completamente implementado, sob influência de Anna Maria Russell, Duquesa de Bedford, que adorava fazer um lanche para saciar a sua fome entre refeições e exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. A Duquesa acabou por contribuir para disseminação deste hábito e, consequentemente, para a criação das regras de etiqueta associadas ao ritual, bem como de receitas que passariam a fazer parte do cardápio do Chá das Cinco até aos dias de hoje, tais como torradas com manteiga, geleia ou mel, scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.
Apesar de actualmente já não se aplicar o tradicionalismo de outras épocas, um Chá das Cinco não deixa de ser um convite irrecusável para uma tarde de convívio com variados e deliciosos sabores à mistura. A Zaask diz-lhe como organizar um Chá das Cinco, quer seja para um simples encontro entre amigos ou para uma celebração mais especial, como uma despedida de solteira, um aniversário, um chá de bebé, etc., para a qual deverá contratar empresas de catering para festas.
Organize o Chá das Cinco em um espaço alugado especialmente para o efeito ou, caso tenha condições, na sua sala de jantar ou numa mesa junto à lareira ou, em épocas quentes, no exterior, caso possua um jardim, pátio ou varanda.
Convite para um Chá das Cinco
Da próxima vez que pensar em convidar os seus amigos para um lanche… reformule o convite! Diga antes que estão convidados para um Chá das Cinco. Envie um email ou ligue para convocar a família e/ou amigos para uma tarde de chá, deliciosas iguarias, boa disposição e uma boa conversa.
Para eventos mais formais, e dependendo do número de convidados e do nível de proximidade do relacionamento, contrate um designer profissional para elaborar os convites e envie-os pelo correio, não esquecendo de colocar um RSVP, para saber exatamente com quantos convidados poderá contar.
Em relação ao horário, o ideal é marcar para as 17h00, como o nome indica. De qualquer forma, pode marcar outra hora, desde que seja entre o almoço e o jantar.
A mesa para um Chá das Cinco
Um Chá das Cinco requer algum requinte, pelo que deverá escolher o seu melhor serviço de chá, uma bonita toalha, sem esquecer os guardanapos de pano elegantemente dispostos com anéis apropriados.
O ideal é optar por um serviço de chá de porcelana antigo, mas caso não possua nenhum pode utilizar igualmente um serviço contemporâneo. O importante é que não falte(m) o(s) bule(s), a leiteira e o açucareiro, bem como uma chávena, pires e colher de chá para cada convidado e pratos e talheres de sobremesa.
Utilize travessas bonitas para dispor toda as deliciosas iguarias que preparou para o Chá das Cinco e não se esqueça também de colocar jarras de água e copos para limpar o paladar.
Um centro de mesa, composto por flores ou outros frutos da época, é sempre bem-vindo, mas convém que seja baixo. Marcadores de mesa e velas e também ficam sempre bem. A decoração deve ser simples, a fim de criar um ambiente acolhedor e alegre.
Os chás
Sendo o chá o rei da festa, deverá incluir no menu pelo menos dois tipos de chá, um tradicional que à partida todos apreciam – como chá de camomila, chá preto ou chá verde – e um chá para quem aprecia algo diferente, nomeadamente um chá de fruta, baunilha ou caramelo, por exemplo. Se quiser inovar, pode mesmo servir um chá japonês ou marroquino, etc.
Pode preparar o chá previamente e servir cada um no seu respectivo bule ou então ferver a água, colocá-la em bules e deixar que os convidados preparem o seu próprio chá, disponibilizando uma variedade de chá em saquetas ou folhas soltas.
Para além do açúcar para adoçar o chá – granulado ou em cubos – coloque também na mesa mel e açúcar dietético. Não esqueça também o leite.
O menu
Um Chá das Cinco é geralmente acompanhado por várias e deliciosas iguarias, salgadas e doces, que possam ser saboreadas à mão (fingerfood): canapés variados, petit-fours, macarons, biscoitos e bolachas variados, queques, madalenas, scones, mini-sanduíches, incluindo ainda bolos fatiados (de café, limão ou cenoura, por exemplo), sem esquecer as torradas, manteiga e uma pequena selecção de compotas.
Pode ainda servir diferentes tipos de queijos, brioches, tartes ou mini-tartes, pães de chocolate e quiches.
Apesar de ser um Chá das Cinco, inclua no menu a opção de café e chocolate quente.