Saiba como fazer uma avaliação básica de um imóvel

Comprar casa é, para a maioria das pessoas, um investimento de uma vida. Porém, caso tenha que tomar este tipo de decisão não pense apenas nas suas necessidades a curto prazo, quem sabe se um dia não terá de a vender? Aprenda com a Zaask como fazer uma avaliação básica de um imóvel.

– A forma e o tamanho do terreno

Um dos critérios de uma avaliação básica de um imóvel é o estado do terreno. Quando avaliar não dê apenas importância ao tamanho. Terrenos desnivelados não têm tanto valor. Lotes com forma estranha costumam ser mais difíceis de vender. Opte por um imóvel com um terreno amplo.   

– O número de quartos e casas de banho ideais

O número mais indicado de quartos numa avaliação básica de um imóvel é três ou quatro. Já o número de casas de banho é de pelo menos duas (claro que tudo depende do agregado familiar e das suas necessidades).

– Espaços de armazenamento

Em uma avaliação básica de um imóvel os espaços existentes de armazenamento contam. Por exemplo, os closets são considerados uma mais-valia nos quartos, sobretudo, no quarto principal. Quanto às casas de banho é importante ter armários para guardar as toalhas, como também ter pela casa arrumos para os lençóis da cama.

– A garagem

Um imóvel sem uma garagem tem menos valor. Em qualquer avaliação básica de um imóvel uma garagem tem que ter espaço suficiente para caber pelo menos um carro, claro, mas quanto mais espaço melhor.

– A lavandaria

O valor de uma moradia ou apartamento aumenta quando esta possui uma lavandaria. Tenha também em consideração este critério quando fizer uma avaliação básica de um imóvel.

– A cozinha e a sala

Uma casa até pode conter todos os critérios atrás descritos, mas se não tem uma cozinha grande, perde logo muito valor. O mesmo se sucede com a sala. Qualquer família privilegia espaços de convívio grandes. Se a sala for próxima da cozinha ainda melhor.

Outros pontos importantes a ter em atenção em uma avaliação básica de um imóvel são o acesso da cozinha ao quintal (se existir), o que privilegia a execução de churrascos e de festas ao ar livre, cozinhas próximas das garagens, uma vez que facilita o transporte de compras para dentro da habitação e aparelhos modernos, assim não terá que investir.

A existência de uma lareira na sala também é um ponto a favor quando fizer uma avaliação básica de um imóvel.

– A piscina

Ao contrário do que muita gente pensa, uma piscina não é um chamariz em uma avaliação básica de um imóvel. Muitos compradores questionam os custos e o trabalho da manutenção, bem como a segurança, mas claro que valoriza uma habitação, na altura de comprar ou vender.

– Os custos das reparações

Caso a construção em causa tenha alguns anos, determine se as obras que tiver que executar vão compensar o investimento.

Dica: Peça ajuda a alguns profissionais como canalizadores e electricistas para ter uma ideia concreta de quanto vai precisar gastar.

A manutenção

Certas propriedades são mais fáceis de manter do que outras e isso também tem bastante peso em uma avaliação básica de um imóvel.

– Comparar

Uma das formas de se sentir mais seguro com a sua decisão consiste em comparar o valor do imóvel em causa, com outros do mesmo género.  

– A localização

Possivelmente, o critério mais importante quando se faz uma avaliação básica de um imóvel. Uma propriedade localizada em uma aldeia não tem tanto valor que uma localizada em uma cidade. O mesmo se sucede se a casa for próxima de uma estação de comboios; ou de uma fábrica. Também há uma discrepância de valores quando a paisagem envolvente é um lago, ou uma praia, entre outros aspectos.

– Os impostos

Infelizmente, cada vez mais, os impostos de imóveis têm peso sobre o valor de uma casa. Por norma, uma habitação sujeita a impostos elevados é vendida a um preço mais baixo. Esteja atento!

– Acessos e características da vizinhança

Tenha sempre em mente que a compra de uma casa é para a vida. Avalie muito bem os acessos para o seu local de emprego, assim como a proximidade de escolas e supermercados. Tão, ou até mais importante, são os futuros vizinhos.

Em uma avaliação básica de um imóvel é necessário ter em conta todos os diferentes parâmetros. Temos consciência de que se trata de um trabalho exigente, por isso mesmo faça por não correr riscos. Para ter a certeza de que a avaliação do seu imóvel fica bem feita, o melhor é contratar um especialista no tema. Pode encontrar o certo para si através da Zaask.