Como fazer publicidade outdoor de eventos
Apesar da revolução tecnológica dos últimos anos, a publicidade outdoor continua a demonstrar excelentes resultados.
Assim, seja qual for o objectivo do seu evento, a publicidade outdoor é uma excelente aposta para o dar a conhecer a possíveis participantes ou consumidores de marca, produtos ou serviço, tratando-se, por exemplo, de um evento de lançamento de um produto.
Como o próprio nome indica em inglês, a publicidade outdoor é realizada “fora de portas”, isto é, nas ruas. Dado o seu grau e tipo de exposição, este meio de publicidade permite massificar o tema ou mensagem de uma determinada campanha de uma forma rápida e eficiente.
Assim, a publicidade outdoor de eventos reúne as seguintes vantagens:
- É um dos meios que gera maior impacto visual, garantindo enorme visibilidade para o que se pretende anunciar ou promover;
- Valoriza a criatividade;
- Permite a obtenção de elevados níveis de repetição (o anúncio é visto várias vezes, inclusivamente pelo mesmo cliente);
- Não necessita de uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
- Constitui um excelente meio reminder da comunicação que esteja a ser utilizada noutros meios em paralelo, o que reforça os níveis de notoriedade;
- Apresenta grande flexibilidade em termos de dimensão e forma.
Ao contrário, uma das grandes desvantagens da publicidade outdoor prende-se com os elevados custos de produção e também com o facto de exigir um planeamento a longo prazo, devido às necessidades técnicas exigidas.
Também constitui um meio de pouco impacto para a veiculação de mensagens publicitárias mais sofisticadas.
Fazer publicidade outodoor: passo a passo
O primeiro passo numa campanha de cariz promocional é definir o público-alvo, o nicho de mercado que se pretende atingir e as metas que se pretendem alcançar com a publicidade outdoor.
Depois, terá de se escolher o meio a utilizar, sabendo que para anunciar na publicidade outdoor se pode optar entre diferentes plataformas, nomeadamente painel, cartaz, anúncio luminoso, letreiro, etc.
Existem actualmente uma grande diversidade ~de suportes onde os produtos, marca ou serviços poderão ser promovidos. Destacam-se os seguintes:
- Viaturas móveis, tais como táxis, autocarros, ligeiros, privados, etc.
- Cartazes outodoor, nomeadamente painéis, totens, faixas, ponte, rooftops, empenas de prédios, etc.
- Publicidade em paragens de autocarro
- Decoração de montras
- Stands e exposições
- Publicidade porta a porta, por meio de distribuição de flyers, cartões, calendários, etc.
Tenha também atenção ao nível de conteúdo, pois é preciso ter em conta que geralmente quem vê a publicidade outdoor está em movimento, quer seja de carro, a pé, de autocarro ou de mota, etc.
Por isso, é importante que a mensagem a transmitir seja rápida de assimilar, objectiva e fácil de memorizar.
Também de extrema importância é o local onde é colocada a publicidade outdoor para que possa atingir o público determinado. Por exemplo, um cartaz bem colocado, em frente a um supermercado, pode servir como incentivo ao ponto de venda, contribuindo para a decisão final por parte do consumidor.
Caso tenha dúvidas ou não possua uma equipa preparada para este desafio, poderá entrar em contacto com criativos gráficos e com profissionais de impressão offset para o desenvolvimento de todos os materiais.