Como escolher o serviço de mesa em eventos
Para além da decisão sobre o que incluir no menu, os anfitriões ou organizadores de uma determinada festa ou evento também têm de escolher o tipo de serviço de mesa que possa garantir o sucesso.
A escolha dependerá naturalmente do orçamento que têm disponível e do número de convidados, estando também directamente ligada ao o tipo de festa que têm planeado.
Com efeito, é importante que a festa siga o mesmo padrão para ser coerente. Assim, consoante o estilo seja formal ou informal, também o serviço de mesa terá de o ser, tal como tudo o resto.
Regra geral, os serviços de catering oferecem 3 opções de serviço de mesa. A Zaask explica-lhe quais são e que detalhes comportam para que possa ver qual será o mais indicado.
- Para eventos formais: serviço de mesa à inglesa e serviço de mesa à francesa
- Para eventos informais: serviço de mesa à americana (buffet)
Serviço de mesa à inglesa
Este é o tipo de serviço de mesa mais tradicional.
Elegante e formal, requere um espaço que comporte mesas onde os convidados estejam todos sentados. Geralmente, nas mesas encontra-se o menu impresso para agilizar o serviço e para que os convidados já tenham em mente o que pretendem comer.
Neste tipo de serviço de mesa, o empregado serve os convidados com uma travessa, pelo lado esquerdo de cada um, utilizando o talher de serviço (colher e garfo), que manipula em jeito de pinça e com a qual passa os alimentos da travessa para o prato.
Neste caso, é muito importante que os convidados não fiquem muito tempo à espera de serem servidos e que as mudanças de pratos sejam rápidas. Por isso, é fundamental garantir que vai poder contar com 2 empregados por mesa.
Esta poderá ser a desvantagem deste tipo de serviço de mesa: é necessário um grande número de empregados de mesa. No entanto, será a opção ideal para evitar desperdícios.
Serviço à mesa à Francesa
O serviço de mesa à francesa é o mais requintado de todos, aplicando-se a eventos com alto grau de formalidade.
Neste tipo de serviço, os convidados também têm de estar todos sentados à mesa devidamente posta, sendo que os lugares estão marcados com o nome de cada um à frente de onde se devem sentar.
No serviço de mesa à francesa são os próprios convidados que servem o seu prato. Assim, o empregado de mesa, que deverá estar rigorosamente vestido, leva a travessa pelo lado esquerdo, servindo primeiro as mulheres e depois os homens. A travessa deverá vir com o talher de serviço com os cabos voltados para o comensal e já com pequenas porções divididas e prontas a serem servidas.
Durante todo o processo, o empregado deve manter-se em posição correcta, pelo que deverá ter muita experiência para evitar dar encontrões aos convidados ou encostar-se à mesa enquanto eles se servem.
No serviço de mesa à francesa, os pratos também podem ser servidos individualmente, vindo prontos da cozinha e decorados ao estilo nouvelle cousine, sendo colocados e retirados da mesa pelo lado direito.
Esta opção é ideal para servir um menu gourmet. De qualquer forma, é importante garantir que a equipa de empregados de mesa contratada esteja atenta para que todos os pratos sejam servidos ao mesmo tempo a, assim, permitir que os convidados degustem a refeição juntos.
Serviço à americana
O serviço à americana, comummente chamado buffet, é um serviço de mesa mais prático, descontraído e eficiente para eventos informais com mais de 250 pessoas.
Este é um tipo de serviço em que os pratos estão dispostos em ilhas espalhadas pela festa e em que os convidados se vão servindo livremente, para depois se sentarem nas respectivas mesas.
O buffet deve estar organizado pela ordem em que os convidados se servem (entradas, saladas, quentes, frios e sobremesas) auxiliado por empregados de mesa, que devem garantir que as mesas sejam constantemente abastecidas.
A grande vantagem deste tipo de serviço de mesa é o facto de cada convidado poder escolher o que lhe apetece para comer. Para além disso, poderá ser uma opção mais económica, pois o número de empregados de mesa pode ser mais reduzido.
A desvantagem são as filas que se geram no meio da festa.